Sophie Charlotte é Aracy de Carvalho em série da Globo

Por - 11/12/21 - Última Atualização: 10 dezembro 2021

sophie charlotte em passaporte para liberdadeReprodução/Globo

Sophie Charlotte vai interpretar Aracy de Carvalho, uma mulher considerada uma heroína brasileira durante a Segunda Guerra Mundial, na minissérie “Passaporte para Liberdade”. Durante uma coletiva de imprensa, quando questionada como foi a preparação para viver Aracy, Sophie refletiu sobre a importância dessa persona na história da humanidade e como foi transparecer a bondade dela, que salvou milhares de vida.

“Foi realmente arrebatador descobrir uma história dessa magnitude, dessa importância, meio que por acaso no meio de um encontro no Projac no almoço. Acho que muitos acasos me encaminharam para essa história. Aprendi muito, é imensurável, meu coração acelera assistindo essas chamadas, porque eu começo a decantar o tanto que eu aprendi nesses anos. Fiquei 3 anos intensamente envolvida com a história da Aracy”, começou ela.

PODER DE ARACY

Sophie contou com a ajuda de duas preparadoras para fazer o papel. “Essa jornada da Aracy é muito poderosa, e vivê-la em cena me despertou realmente a importância de ter coragem na vida, de ter coragem de ouvir seu coração, seguir em diante sem deixar o medo tomar conta. Essa coragem virou o grande lema da minha vida, da minha jornada”, disse.

sophie charlotte em passaporte para liberdade
Reprodução/Globo

“Pensando em tudo que a gente viveu, é um convite a ação. Você pode ter um discurso lindo e nação fazer nada, mas você pode ser reservado e transformar e ajudar a vida das pessoas. Nesse sentido foi transformador e eu espero que desperte muitas pessoas para o olhar de empatia pelo outro, para o olhar de humanidade e bondade, de estender a mão quando o outro precisa, a gente está em um momento tão difícil”, disse emocionada.

DA VIDA REAL PARA A TELINHA

Quando perguntada sobre interpretar uma personagem tão importante que realmente existiu na vida real, Sophie respondeu: “Foi totalmente diferente, foi muito forte, era muita responsabilidade, acho que nunca senti tanto. Por admirar tanto esses feitos, por admirar o Jayme e o Mario. Essa parada que a gente teve de 11 meses me fez amadurecer muito. A volta foi uma benção, estar no set. Cada vez mais me sinto realmente muito sortuda e privilegiada, abençoada, querendo apenas aproveitar cada oportunidade e aprender a seguir o coração e ter coragem. Pois para viver a Aracy eu precisei inventar uma coragem que foi se apresentando, uma grande mulher!”, finalizou.

HISTÓRIA REAL

A trama contará a história de Aracy Carvalho. “Pouco conhecida no Brasil, ela foi uma heroína que não se conformou com regime nazista e se arriscou contornando regras de imigração, permitindo que famílias judias fugissem das atrocidades da guerra”, diz a descrição oficial da personagem.

rodrigo lombardi e sophie charlotte em passaporte para liberdade
Reprodução/Globo

Além disso, teremos a presença de Rodrigo Lombardi interpretando o mundialmente conhecido escritor João Guimarães Rosa, que fez obras como “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”.

A COLETIVA

Jayme Monjardim falou de como essa história chegou em suas mãos. “Eu sempre digo que as histórias procuram seus contadores, como procuram seus protagonistas. Durante um ano um escritório de advocacia me telefonava me dizendo que tinha uma história para me contar, seu eu podia dar um pulinho lá. Alguma coisa, acho que sempre é o destino, me fez ligar para o escritório e dizer ‘estou em São Paulo vou passar ai’. E foi neste dia que eu encontrei o filho da Aracy, o neto e a bisneta, e quando terminaram de me contar essa história eu estava profundamente emocionado. Liguei para o Silvio de Abreu e falei ‘Silvio pelo amor de deus caiu uma história na minha mão, o que você acha?’ e ele “Incrível!”, revelou.

Veja+: Verdades Secretas 2: Giovanna e Cristiano encontram corpo de Alex

“O Mário estava começando a desenvolver uma novela e lembro que o Silvio ligou para ele e perguntou ‘Mario você poderia escrever?’ e Lá fomos nós para São Paulo e o Mário começou a fazer todas as perguntas e marcou as visitas. A Sophie me entregou mais de 5 mil documentos da Aracy e a gente foi se apaixonando”

“Eu acho assim a gente é escolhido, tem algo além lá em cima que nos escolhe, acho que fui escolhido para essa história. Acredito isso, acredito muito no empenho, fiquei muito preparado para receber essa história, é o dom da sorte. Fico feliz por ser escolhido pelo mundo feminino por contar essas histórias tão importantes. É um momento muito importante na minha carreira”, relatou.

SOPHIE CHARLOTTE SOBRE A MINISSÉRIE

Sophie se mostrou completamente apaixonada e entregue à história de Aracy, contando como foi mergulhar nessa personalidade. “A minha personagem olha para o outro com essa humanidade de passar por cima do que é dito, tanto no trabalho dela quanto do governo vigente na Alemanha naquele momento. Ela arrisca tudo isso que se espera quando se sente medo, então passa por cima do medo e do risco para ajudar o outro. Foi muito marcante isso para mim, ver o quanto você se arrisca para ajudar outra pessoa, né”, disse Sophie.

“Essa mistura de biografia e ficção me interessou muito, o limite de um e do outro eu aprendi no processo. Acho importante ressaltar também como é essa contação de história, como é que é fazer uma série em inglês, mirando outros espectadores também, mas não deixar de contar do nosso ponto de vista, não deixar de emocionar e fazer o que a gente acredito, isso tudo foi um grande aprendizado. Foi um processo muito duro e muito difícil pois tínhamos muita responsabilidade nas nossas mãos”, continuou.

RODRIGO LOMBARDI SE EMOCIONA AO FALAR DO ELENCO

Quando questionado sobre como foi o estudo de personagem, Rodrigo exaltou o escritor que fez história no mundo todo. “Esse João Guimarães Rosa, que conheceu essa guerreira, essa Avenger”, brinca. “Ele era só um cara, que chegou e é apaixonado por tudo que ele era apaixonado, pela palavra, pelo idioma e a cultura alemã. Ele chega lá e depois de tudo isso ele se torna um dos maiores autores brasileiros de todos os tempos, só não é melhor que o Mário Teixeira. É impossível não acreditar, que ele tenha escrito tudo que ele escreveu depois, e se isentar do que ele viveu na Segunda Guerra”, disse.

“É de uma riqueza tamanha, essa história é uma série consular, é uma série de ideias, é uma ´serie que você senta e você ouve as pessoas. As coisa vão acontecendo e você vai ficando angustiado e fica ‘meu deus como isso pode acontecer, como essa mulher vai fazer isso??””, continuou

Se dirigindo para Mário e Jayme, o ator ficou muito emocionado ao falar dos parceiros de trabalho. “Eu tenho muito orgulho por ter passado por vocês na minha vida, eu espero passar outras vezes e que a gente possa contar outras histórias juntos. A gente fechou um time muito incrível, o elenco inteiro. Queira deixar aqui meu amor incondicional por todos vocês”, disse com lagrimas nos olhos. “Esse é um trabalho que eu coloco numa caixinha muito especial, numa prateleira dos meus trabalhos. E quero agradecer mesmo, obrigado, porque, como 90% dos meus trabalhos, não era eu o João, eu não era a primeira opção, mas como Jayme disse, as histórias escolhem seus contadores, obrigado!”, finaliza.

A história de “Passaporte para Liberdade” vai ser dividida em 8 partes, com um capítulo saindo por dia, de segunda-feira a quinta-feira, a partir do dia 20 de dezembro!

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Fortuna de Dua Lipa dobra em um ano, saiba quanto ela ganhou!
Anitta e Pedro Sampaio agitam as ruas com divulgação de single
‘Sex and the City’ vota à TV com episódios polêmicos

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---