‘Star Trek’ real! William Shatner, o capitão Kirk, vai ao espaço

Por - 13/10/21

Atr de 'Star Trek' vai ao espaçoFoto: Reprodução 'Star Trek" e Blue Origin

O espaço, a fronteira final? A célebre frase que marcou os filmes de “Star Trek – Jornada nas Estrelas” terá um gostinho de vitória para William Shatner. O ator de 90 anos se tornou nesta terça-feira, 13 de outubro, o homem mais velho a viajar para o espaço, a bordo de uma aeronave da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos. Willian, que interpretou o famoso Capitão James Kirk, viajou acompanhado de outras três pessoas.

O lançamento da viagem – que durou cerca de 10 minutos e contou com quatro minutos de gravidade zero – aconteceu às 11h50 da manhã no horário de Brasília. A decolagem do foguete New Shepard foi feita no Oeste do Texas, e o eterno Capitão Kirk subiu mais de 100 km antes que a cápsula de passageiros se separasse de seu propulsor.

Shatner é um dos quatro tripulantes da missão chamada NS-18, que foi transmitida ao vivo através das plataformas digitais da Blue Origin. Os fãs do seriado intergaláctico puderam acompanhar a aventura de James Kirk do começo ao fim.

“Já faz muito tempo que ouço falar do espaço. Agora estou aproveitando a oportunidade para ver com meus próprios olhos. Um milagre”, disse o eterno Capitão Kirk.

William Shatner superou o recorde da norte-americana Wally Funk, que aos 82 anos voou com Jeff Bezos na primeira missão tripulada da Blue Origin (NS-16) em julho deste ano.

Acompanhando Shatner na missão NS-18 estavam Audrey Powers, funcionária da Blue Origin que é supervisora de operações de voo, manutenção de veículos, lançamento, pouso e infraestrutura de suporte em solo da New Shepard. Chris Boshuizen, cofundador e CTO da Planet Labs, empresa que mantém uma frota de satélites de observação terrestre, e Glen de Vries, executivo da Medidata, empresa responsável pela plataforma de testes clínicos mais usada no mundo.

William Shatner tocou ao sino indicando a entrada no foguete (Foto: Grosby Group)

O VÔO

O New Shepard é um foguete suborbital, o que significa que a cápsula não dá “voltas” ao redor do planeta como na Missão Inspiration4, da SpaceX. Ela seguiu uma “trajetória balística”, subindo a uma altitude de pouco mais de 100 km antes de iniciar sua descida.

A NS-18 será a segunda missão tripulada da Blue Origin, após a NS-16. A empresa espera comercializar pacotes de turismo espacial, levando até seis pessoas ao espaço em cada voo. Entretanto, o preço da passagem para sua própria “Jornada nas Estrelas” ainda não foi anunciado.

Tripulação do foguete New Shepard (Foto: Grosby Group)

Leia + Inacreditável: Ator de “Star Trek” vendeu seu cálculo renal por US$ 25 mil

RELEMBRE O CAPITÃO KIRK

James Tiberius Kirk é um personagem da franquia de entretenimento “Star Trek”. Ele foi primeiramente interpretado por William Shatner como o personagem principal da série original em 1966. Shatner fez a voz de Kirk na série de animação “Star Trek”.

Seu personagem se transformou em fonte de inspiração para muitos astronautas da Nasa. Ele também deu vida ao Capitão Kirk em sete longas-metragens.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Luisa Sonza é assaltada em uma farmácia em São Paulo
Ex-BBB Gyselle Soares é alvo de protestos de movimento negro. Entenda!
Sarah Andrade afirma que Gil do Vigor já faturou mais do que Juliette Freire
Sem Marcella Rica, Vitória Strada comemora aniversário
Kylie Jenner e Travis Scott assinam documento para proteger fortuna

---

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino