Susto! Luiza Possi alerta os fãs que está com diabetes gestacional

Por - 20/07/21

Luiza Possi usa casaco laranja de gola altaReprodução/Instagram

A cantora Luiza Possi que está grávida do segundo filho, fruto de seu casamento com Cris Gomes, diretor de TV, compartilhou com os seguidores do Instagram sobre seu atual estado de saúde.

Vou dar a notícia que não queria dar, mas vou ter que dar: estou com diabetes gestacional. Não achei que ia acontecer, mas aconteceu.

Veja+: Luiza Possi comentou sobre gerar filho na pandemia da Covid-19

A cantora que também é mãe do pequeno Lucca, de quase dois anos, contou mais detalhes do diagnóstico.

“É bem comum, mas não quer dizer que seja uma coisa normal, que a gente tem que levar na normalidade. Tem que cuidar muito, tomar muito cuidado, cuidado com tudo que vai comer, medir a glicemia o tempo inteiro. Isso que eu tenho feito desde sexta-feira (16)”, pontuou.

Veja+: Já viu? Vem rever o vídeo emocionante de Luiza Possi sobre o sexo do bebê!

Por fim, a artista deixou uma mensagem importante às gestantes.

“Quero deixar um recado para as mamães: fiquem atentas, façam seus exames, façam o que os médicos mandarem. Não deem bobeira porque é superperigoso se ficar descontrolado. Mas controlado vai dar tudo certo, se Deus quiser”, concluiu.

O QUE É DIABETES GESTACIONAL

De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, diabetes mellitus é uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

Diabetes gestacional – Ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe.

TRATAMENTO

O tratamento do diabetes exige, além do acompanhamento médico especializado, os cuidados de uma equipe multidisciplinar. Procure seguir as orientações desses profissionais;

A dieta alimentar deve ser observada criteriosamente. Procure ajuda para elaborar o cardápio adequado para seu caso. Não é necessário que você se prive por toda a vida dos alimentos de que mais gosta. Uma vez ou outra, você poderá saboreá-los desde que o faça com parcimônia;

Um programa regular de exercícios físicos irá ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no sangue. Coloque-os como prioridade em sua rotina de vida;

O fumo provoca estreitamento das artérias e veias. Como o diabetes compromete a circulação nos pequenos vasos sanguíneos (retina e rins) e nos grandes vasos (coração e cérebro), fumar pode acelerar o processo e o aparecimento de complicações;

O controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicérides deve ser feito com regularidade;

Medicamentos à base de cortisona aumentam os níveis de glicose no sangue. Não se automedique;

O diagnóstico precoce é o primeiro passo para o sucesso do tratamento. Não minimize seus sintomas. Procure logo um serviço de saúde se está urinando demais e sentindo muita sede e muita fome.

Fonte: www.drauziovarella.uol.com.br

---

Tags: ,