Notícias às 05:00

Ti Ti Ti: Relembre a trama que volta no Vale a Pena Ver de Novo

TV Globo/Renato Rocha Miranda

Uma trama ágil e irreverente, temperada por elementos do folhetim que nunca saem de moda, como romance, intrigas, suspense e muito humor. Por essas e outras qualidades, Ti Ti Ti, novela de Maria Adelaide Amaral e direção de núcleo do saudoso Jorge Fernando, há tempos é pedida pelo público para ser reexibida na TV Globo.

A partir do dia 29, no Vale a Pena Ver de Novo, vai ser possível rever a história da grande rivalidade entre André Spina/Jacques Leclair (Alexandre Borges) e Ariclenes Martins/Victor Valentim (Murilo Benício), que extrapola as fronteiras da vila do Belenzinho, em São Paulo, e invade as passarelas do glamoroso mundo fashion.

Na primeira semana, a novela divide a faixa com as emoções finais de Laços de Família, nesta ordem de exibição. A partir do dia 05 de abril passa a ocupar toda a faixa.

Reveja os papéis de Alexandre Borges que está em dose tripla na TV

Curiosidades da trama

Exibida originalmente entre julho de 2010 e março de 2011, o folhetim mistura núcleos da primeira versão da novela de mesmo nome, exibida em 1985, com tramas de Plumas & Paetês, de 1980, além de incluir personagens clássicos de outras novelas de Cassiano Gabus Mendes, e traz a participação de atores que foram marcantes e recorrentes na trajetória do autor, como Luis Gustavo no papel do inesquecível detetive Mário Fofoca, da novela Elas por Elas.

"Sem dúvida o maior desafio nesse trabalho foi repetir o sucesso da versão original, atualizar e renovar a trama de Ti Ti Ti, mantendo o espírito da novela de Cassiano Gabus Mendes. O autor sempre trabalha esperando um retorno positivo de sua obra, mas eu não imaginava que o êxito seria tão grande", contou a autora, que teve Vincent Villari, seu parceiro na autoria de suas últimas novelas, como principal colaborador.

A novela aborda o universo da moda

Os protagonistas afiados

Alexandre Borges e Murilo Benício interpretam, respectivamente, Jacques Leclair e Victor Valentim, célebre dupla de estilistas rivais que continua viva no imaginário afetivo das pessoas após mais de 30 anos da versão original. André e Ariclenes – seus nomes verdadeiros – nasceram na mesma vila do bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo, e são inimigos de infância: sempre disputaram brinquedos, amigos e garotas. E a rivalidade só se acentua quando os dois conquistam seus espaços no mundo da moda. Os atores estão animados com a volta da novela, que consideram um dos trabalhos mais marcantes da carreira.

"Acompanhei a primeira versão da novela, com atores ícones no elenco, e poder ter a oportunidade de participar da segunda versão dessa trama tão divertida foi incrível. A gente tinha uma troca muito legal com o Jorge Fernando, que foi essencial para a construção do Jacques Leclair, um sucesso entre o público e com certeza um dos principais papéis na minha carreira. Ver o carinho e atenção das pessoas ainda lembrando dele até hoje é demais!”, celebrou ele.

Murilo Benício também enaltece as parcerias que firmou ao longo da novela, especialmente com Borges.

"Esse trabalho foi a minha terceira parceria com o Jorge Fernando, e tive a oportunidade de atuar com o Alexandre Borges, que é dessas pessoas que a gente tem vontade de ter em todo projeto, muito companheiro e um profissional que torce por você, a essência que todo ator deveria ter. O clima nos bastidores era de muita festa. O elenco inteiro entrosado e se divertindo do começo ao fim", relembrou.

Encontro de geração na trama Ti Ti Ti

A história

Nesta novela ambientada em torno do universo da moda o figurino está sempre no centro das atenções. As roupas são comentadas, criticadas e elogiadas pelos personagens.

A vida de Victor Valentim é marcada por Cecília (Regina Braga), uma senhora maltrapilha que faz com que ele se transforme no estilista espanhol graças às roupinhas de boneca feitas por ela. Victor é separado de Suzana (Malu Mader), por quem continua apaixonado e com quem teve seu único filho, Luti (Humberto Carrão). Já Jacques Leclair vive com a tia Júlia (Nicette Bruno) e os quatro filhos: Pedro (Marco Pigossi), Valquíria (Juliana Paiva), Mabi (Clara Tiezzi) e Lipe (Davi Lucas).

Personagens femininas importantes fazem parte da trajetória dos estilistas ao longo da trama. Claudia Raia viveu um dos papéis de maior destaque. Jaqueline é uma perua intensa, trágica e cômica, dona de um estilo extravagante, embora jamais inadequado. Ao conhecer Jacques Leclair, ela se apaixona por ele e se separa do marido Breno (Tato Gabus Mendes), com quem tem uma filha, Thaísa (Fernanda Souza). Jaqueline o ajuda a transformar sua marca em grife e faz tudo por Jacques, mas ele não a corresponde da mesma forma e inventa diversas desculpas para não se casar com ela.

Alexandre Borges e Claudia Raia em cena da trama

Vilã exuberante

Como em toda boa novela não pode faltar uma vilã, Clotilde, vivida por Juliana Alves, cumpre muito bem a função e é uma das personagens de maior importância na carreira da atriz até hoje. Secretária no ateliê de Jacques Leclair, ela se faz de moça de firme caráter e com um jogo eficiente consegue fazer o sedutor se apaixonar como nunca antes.

"A Clotilde chega no ateliê como uma figura pacata, inofensiva e aos poucos vai revelando a eficiência, ganhando a confiança do Jacques Leclair e mostrando como ela é importante naquele lugar. Ele vai se envolvendo e ela cada vez mais armando para tirá-lo da Jaqueline. O desenho da personagem até chegar na vilania, com um humor sempre presente, é muito interessante. Foi minha primeira antagonista, ela circulava por vários núcleos para armar as situações, um papel muito rico", enalteceu ela.  

A exuberante vilã Clotilde

A novela é escrita por Maria Adelaide Amaral, com direção de núcleo de Jorge Fernando e direção de Marcelo Zambelli, Maria de Médicis e Ary Coslov. A novela traz ainda no elenco Christiane Torloni, Marco Ricca, Rafael Cardoso, Elizângela, Mayana Neiva, Sophie Charlotte, Mônica Martelli, Betty Gofman, Rafael Zulu, Mauro Mendonça, Mila Moreira, André Arteche, Gustavo Leão, Leopoldo Pacheco, Giulia Gam, Guilhermina Guinle, Marcos Frota, Maria Helena Chira, Alexandre Slaviero, Armando Babaioff e Carolinie Figueiredo, entre outros.    

Rafael Cardoso prova que é o ‘rei das novelas’ da Globo. Entenda!