Notícias às 20:30

Ticiane Pinheiro é a nova embaixadora de campanha sobre a Urticária Crônica Espontânea

Divulgação

Ticiane Pinheiro é quem veste a camisa como embaixadora da causa sobre a Urticária Crônica Espontânea (UCE) neste ano.

"Por falta de conhecimento, algumas pessoas passam anos convivendo com esses sintomas, sem descobrir a doença e às vezes desistem do diagnóstico. Por isso é muito importante divulgar", contou Ticiane. 

Ticiane Pinheiro vibra ao superar 8 milhões de seguidores

Ticiane Pinheiro torna-se embaixadora da campanha sobre a Urticária Crônica Espontânea

Para expandir acesso à informação sobre a UCE e conscientizar as pessoas sobre as possibilidades de tratamento, a Novartis lançou, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha Tudo Sobre UCE, um movimento nacional de conscientização a respeito de doença que se manifesta a partir de manchas indolores e avermelhadas na pele (urticas), que causam uma coceira incessante, inchaço (angioedema), sendo que esse último causador de dores e ardor.

Muitos podem associar essas reações cutâneas com uma alergia, mas esses sinais podem ser indícios de uma urticária

"Geralmente, as pessoas não sabem que estamos falando de uma doença não contagiosa. As lesões na pele fazem com que o paciente se sinta envergonhado e com medo de sofrer discriminação, enquanto as pessoas ao seu redor também podem demonstrar receio em se aproximar de alguém com urticas e/ou angioedemas", explicou o médico alergista Luis Felipe Ensina.

Helô Pinheiro surpreende com corpaço aos 75 anos

Diferenças

 

O médico ainda alertou que a principal divergência entre a UCE e os outros tipos de urticária crônica é em relação aos desencadeantes dos sintomas. 

"A UCE não é causada por nenhum fator externo como perfumes, produtos de limpeza, frio, calor, água, estímulos físicos, luz solar, estresse ou sobrecarga emocional. Os pacientes não sabem quando os sintomas irão surgir, justamente por não existir um gatilho. As causas conhecidas estão associadas à autoimunidade, que faz com que o sistema imunológico do paciente ataque sua própria pele."

Ticiane Pinheiro encontra a família para um final de semana divertido

O diagnóstico é simples e baseado na história clínica e lesões características. No entanto, algumas vezes são necessários exames para afastar outras doenças que poderiam se manifestar como urticária. 

Você pode conferir maiores informações sobre a UCE neste artigo.