Tina Turner completa 80 anos. Relembre sua carreira musical

Por - 28/11/19

Divulgação

Na terça-feira (26), Tina Turner completou 80 anos de vida, e ao longo de 60 anos de carreira, se tornou uma das artistas mais importantes e inspiradoras do mundo com sua história de vida pessoal, canto, dança e tudo em torno da sua trajetória, além de diversas músicas extremamente conhecidas, como you're simply the best.

Tina também acumula mais de 200 milhões de discos, além de diversos prêmios, como 12 Grammy Awards e a primeira artista mulher a ter um hit no Top 40 por seis décadas consecutivas no Reino Unido.

A fama da artista começou aos seus 19 anos de idade, em 1958, fazendo dupla com o marido, Ike Turner, no Kings of Rhythm. Nesta época, ela gravou a música Boxtop com o codinome Little Ann, vindo a adquirir seu atual nome em 1960, com o single A Fool In Love pelo Ike & Tina Turner Revue.

Desde então, as artista só emplacou hits de sucesso, como It's Gonna Work Out Fine (1961), River Deep – Mountain High (1966), Proud Mary (1971) e Nutbush City Limits (1973), e em 1976, ela pediu divórcio de Ike e seguiu carreira solo.

Em 1977, entrou em turnê e lançou alguns projetos, chegando a liberar um cover de Let’s Stay Together, de Al Green, em novembro de 1983. Em 1984, deslanchou em um sucesso global com o álbum Private Dancer e seu segundo single, What's Love Got to Do with It, levando-a a se tornar uma das maiores artistas do mundo, conquistando fãs até hoje.

Com a peça musical Tina – The Tina Turner Musical estreando no Aldwych Theatre (março de 2018) e no Lunt-Fontanne Theatre da Broadway no início deste mês, o projeto recebeu diversos elogios, sendo chemado pela Radio 4 de "um dos musicais mais impressionantes que eu já vi", pelo Times de "…triunfante musical puro", "estonteante e transformadora. Uma história que precisa ser compartilhada, especialmente nos dias de hoje" para a ABC News e a Billboard afirmando que "a voz poderosa, as pernas elétricas, e, acima de tudo, o coração. Imperdível".

O sucesso é tamanho que uma nova leva de ingressos acaba de ser confirmada para a produção da Broadway até 20 de setembro de 2020, e elogios semelhantes foram ditos de sua biografia Tina Turner: My Love Story, lançada em outubro de 2018, entrando na lista de livros do ano do Mail On Sunday de 2018.

Para celebrar seu aniversário, a cantora liberou em suas redes sociais uma mensagem especial para seus fãs.

 

‘É uma segunda chance na vida’, diz Tina Turner aos 80 anos

Confira a mensagem de Tina!

---