Tina Turner diz que o budismo a salvou

Por - 08/12/20

Tina TurnerReprodução/Instagram

Em uma nova entrevista à revista The Times, Tina Turner afirmou que o budismo 'salvou' sua vida. A cantora de 81 anos – que falou sobre a violência doméstica que sofreu nas mãos de seu ex-marido Ike Turner – comentou que hoje se sente muito agradecida por ter sido apresentada à religião quando ela estava passando por momentos particularmente difíceis. 

"O budismo salvou minha vida. Em meio aos meus momentos mais difíceis, incluindo violência doméstica, comecei a entoar cânticos e a aprender sobre os princípios budistas. Quem sabe se foi predestinado, mas posso dizer com certeza que o canto veio a mim exatamente na hora certa", explicou. 

A cantora afirmou ainda que sabe que teria sido fácil procurar uma 'solução rápida', como drogas ou álcool, em vez de usar sua fé para superar suas dificuldades, porém optou por buscar força dentro de si mesma: "Quando eu estava passando por alguns dos meus momentos mais difíceis, talvez fosse mais fácil ceder à  soluções rápidas, como fumar, álcool ou drogas. Em vez disso, escolhi olhar para dentro, explorar a fonte do meu eu superior. Meu querido amigo David Bowie, que sempre se interessou pelo budismo, costumava me chamar de fênix, o pássaro mítico que renasce das cinzas.” 

E Tina acredita que a vida não precisa ser ditada pelos 'grandes problemas' que as pessoas encontram. 

"Se há uma lição que minha vida serve para ensinar, é que encontrar grandes problemas não precisa ditar seu futuro. É o que fazemos com a adversidade, como a usamos para nos moldar, que determina nosso sucesso e felicidade. Acredito que todos nós temos potencial para superar os problemas – e não quero dizer apenas sobreviver aos nossos problemas, mas prosperar por causa deles", finalizou. 

Tina Turner não é capaz de perdoar ex-marido por anos de abuso
Tina Turner completa 80 anos. Relembre sua carreira musical

 

Momentos difíceis

 

Tina Turner completou 81 anos em novembro, tendo mais de 60 anos de carreira e mais de 200 milhões de discos vendidos. 

Porém, os últimos anos foram extremamente difíceis para a cantora, pois ela passou por diversos problemas de saúde, sofrendo um acidente vascular encefálico em 2013 (tendo de fazer fisioterapia para reaprender a andar), e foi diagnosticada com um câncer intestinal e falência renal em 2016, precisando remover parte de seu intestino, a levando a pensar em suicídio. 

Felizmente, ela foi salva pelo marido, Erwin Bach, que doou um rim a ela em 2017, e em entrevista ao jornal Daily Mirror, ela afirmou estar feliz por ter chego a esta idade marcante. 

“Eu estou com 80 anos. O que vocês acham? Como eu achava que estaria aos 80 anos? Não assim! Eu estou ótima. Eu me sinto bem. Eu estou sobrevivendo a algumas doenças muito sérias. É como ter uma segunda chance na vida.  Estou feliz por ter 80 anos”, desabafou a artista, lembrando uma das falas de seu livro lançado em 2018. 

“Eu sei que as minhas aventuras médicas estão longes do fim. Há sempre um novo teste, uma nova consulta médica, uma nova biópsia. Mas nós ainda estamos por aqui, mais próximos do que nunca imaginamos e isso é motivo de celebração”.

---