Tom Cruise fake cria conta do ator no TikTok e gera transtornos

Por - 04/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Tom Cruise de terno e camisa brancaTom Cruise de terno e camisa branca (Foto: Reprodução/Instagram)

Tom Cruise apareceu no TikTok! Uma conta criada na plataforma em fevereiro passado mostra o astro de Missão: Impossível em situações engraçadas que fizeram muita gente duvidar – e se assustar – se realmente se tratava dele. 

Em três vídeos subidos no perfil @deeptomcruise, o ator de 58 anos pode ser visto praticando sua tacada de golfe, caindo em uma loja, contando uma piada sobre Mikhail Gorbachev ou realizando um truque de mágica com uma moeda. 

Só que… não é Tom Cruise. Esses são deepfakes [uma técnica de inteligência artificial que permite editar vídeos falsos de pessoas que parecem ser reais] altamente habilidosos, que são fascinantes ou aterrorizantes, independentemente da tecnologia. 

Segundo a revista Hello!, o canal alcançou rapidamente 1,1 milhão de curtidas e 380.000 seguidores, bem como quase 12 milhões de visualizações em seus três vídeos, enquanto as pessoas se assustavam com a fantástica réplica de Tom. 

Se você olhar de perto, verá que não é o Tom Cruise real nos vídeos, além do nome da conta. 

De acordo com a revista Fortune, o 'trabalho' foi feito por Chris Ume, um especialista em efeitos visuais de vídeo da Bélgica. 

Ele disse à publicação: "As pessoas só precisam aprender a ser mais críticas – esse é o ponto. Eles não precisam ter medo de deepfakes, porque provavelmente já existia antes mesmo de você ouvir a palavra 'deepfake'. Você simplesmente não sabia disso.", afirmou. 

TikTok disse que não removeu os vídeos de @deeptomcruise porque eles não violavam sua política. Afirmaram que o nome de usuário da conta já havia fornecido contexto para o conteúdo ser um deepfake. No entanto, a plataforma esclareceu que 'removerá falsificações digitais que enganam os usuários ao distorcer a verdade dos eventos e causar danos ao assunto do vídeo, outras pessoas ou a sociedade'. 

 

Pausa em filmagens

A equipe e o elenco do novo Missão Impossível pausaram o filme, em meio a mais problemas relacionados ao coronavírus novamente. O filme de ação estrelado por Tom Cruise estava sendo gravado no Oriente Médio nas últimas semanas, mas o trabalho da produção foi alterado já que metade das pessoas se recusaram a trabalhar e exigiam voltar para a Inglaterra antes que as novas restrições de viagem fossem implementadas. 

Uma fonte explicou: "Toda a produção chegou a um novo problema e teve uma revolta em meio às filmagens". 

De acordo com o jornal The Sun, parte do elenco e produção não quis ficar varada em outro país em meio ao novo bloqueio na Inglaterra. 

"Para alguns, a ideia de fazer quarentena em um hotel na Inglaterra é demais e eles exigiram voltar para casa antes das novas regras começarem. O estúdio precisou mandar um jato de volta e a equipe que está faltando vai causar outro atraso." 

"Esperavam que as filmagens providenciassem alguma flexibilidade, mas isso mudou quando a Inglaterra fechou suas fronteiras." 

O filme – que também é estrelado por Simon Pegg, Vanessa Kirby e Hayley Atwell – foi adiado várias vezes devido a problemas relacionados à Covid-19. 

E a situação está desgastando a produção: várias pessoas acham que "não vale a pena". 

Uma fonte disse ao jornal The Sun: "Muitos jovens da equipe que não ganham bem acham que não vale a pena", comentou.

---

Tags: ,