Tony Ramos, Wagner Moura e outros famosos avessos às redes

Por - 12/08/20

Divulgação/TV Globo/Grosby Group

Zeca Pagodinho cantou, no samba Caviar, algo que muita gente passa em algumas situações, seja com alimentos, lugares, pessoas… "nunca vi, nem comi, eu só ouço falar". E a frase cabe como uma luva ao que vamos tratar a seguir: famosos que não se rendem às redes sociais. Parece surreal para os tempos atuais, principalmente em meio a essa mais do que noventena (porque os 40 dias aos que se referem a palavra quarentena, já se foram faz tempo…). Nesse período de isolamento social, as redes sociais tornaram-se aliadas, companheiras e cúmplices de muita gente. Que o digam as avalanches de lives na web.

Zeca Pagodinho lê biografia durante quarentena

Enquanto muitos de nós não conseguimos pensar na existência sem nossas redes, já incorporadas à nossa rotina, tornando-nos praticamente dependentes de smartphones – o que não é nada saudável, diga-se de passagem – ainda há aqueles que, diríamos, "vivem como no século passado", alheios às Facebook, Twitter, Instagram e afins. Tik Tok? Só se for algo semelhante ao bater na porta, o "toc toc".

E não estamos falando de pessoas cujas vidas não são alvos de nossa curiosidade… muito pelo contrário! Algumas celebridades, simplesmente, optaram por não ter rede social. E as justificativas são variadas, desde o "não tenho e pronto", passando por "não me rendo a pressão", "não quero expor minha vida" e por aí vai.

Quem se rendeu há pouquíssimo tempo foi Antônio Fagundes. Ele era um defensor do mundo off-redes e costumava dizer que os telefones celulares estavam emburrecendo as pessoas.

"Revolucionário não é você usar aquele aparelhinho [celular], não é fazer parte de Instagram, Facebook, o que for. Revolucionário é conversar olho no olho, abrir a possibilidade do diálogo inteligente. Porque aquele aparelhinho lá está emburrecendo as pessoas em alguns momentos", disse ele em 2017.

No dia 15 de janeiro deste ano, eis que surgiu o @antoniofagundesoficial. O ator contou que foi pressão de seus colegas de elenco da novela Bom Sucesso.

Veja a fantástica coleção de meias de Antônio Fagundes

"Sim, me rendi e tô por aqui e por uma boa causa: conversar com vocês. Pra quem achou que eu ainda era analfabyte, eles que lutem", escreveu.

E criou a hastag que o acompanha desde então: #fafadigital. Mas vamos aos que ainda resistes:

Tony Ramos

O ator destacou, em conversa com a reportagem de OFuxico, que sua profissão, naturalmente, já o deixa exposto o suficiente. E enfatizou que prefere ocupar seu tempo com leituras, atividades físicasse o contato com a natureza.

"Tem um monte de perfil fake com meu nome, eu não tenho nenhuma rede social e não pretendo ter. Não critico quem as tenha, mas não são pra mim", disse.

Fausto Silva

Ele, simplesmente, não quer e ponto final. Aparece vez por outra no perfil da mulher, Luciana Cardoso, ou do filho mais velho, João Guilherme.

Vladimir Brichta e Adriana Esteves

Assim como Tony Ramos, Adriana Esteves e Vladimir Brichta acreditam que a profissão já os deixa expostos o suficiente.

"Não tenho não, tem que ter? Não tenho vontade", brincou Adriana, no ano passado, durante a festa de lançamento de Amor de Mãe.

"Não tenho redes sociais e tem gente que diz que eu nem existo mais. Eu não tenho vontade de ter, mas meus filhos têm. Eu não cerceio. Mas eu não tenho vontade, acho que vai me aprisionar, acho que vai me tomar um tempo precioso. Lamento não poder divulgar determinados trabalhos, opinar politicamente sobre determinadas ações. Mas eu não tenho vontade", disse Brichta no programa Conversa com Bial.

Wagner Moura

Exposição pública da vida pessoal é algo que o ator abomina.

"Fico muito feliz de preservar meu tempo para as relações, de não ficar com sei lá quantos mil amigos que nem sei quem são. Sou do 1% dos artistas que não tem rede social. E não estou falando mal de quem tem. Mas é uma exposição muito grande. O cara coloca foto dele com as crianças, isso é muito louco", disse em entrevista.

Ator venezuelano critica Wagner Moura em filmes estrangeiros

Renata Sorrah

Ela só perde em memes para Gretchen, mas muitas vezes não fica sabendo, justamente por não ter rede social. Sua inesquecível personagem, Nazaré Tedesco, de Senhora do Destino, figura em perfis de humor que animam a web com montagens, gifs e frases icônicas. Não fosse o contato com o público jovem, Renata sequer saberia da existência.

"A Nazaré virou uma espécie de entidade. Tem gente mais nova que não viu a novela, e me reconhece por causa da internet", disse a atriz ao Gshow.

Emma Stone

A atriz disse em recente entrevista que acha que o Instagram não é algo positivo. Ela prefere manter sua vida o mais privada possível.

Cate Blanchett

A atriz costuma dizer que não "cultua" a nova geração de redes sociais.

"Não consigo entender como adultos participam desse tipo de porcaria. É patética essa coisa toda das pessoas preocupadas com o que vão pensar delas", disse ela ao Daily Mirror.

A atriz australiana – que em 2016 usou o Facebook para lançar uma campanha – deu também sua opinião sobre sefies.

"Simplesmente não suporto".

Amal Clooney

Se você fosse casada com George Clooney, ia querer saber tudo o que falam sobre ele nas redes sociais, certo? Pois Ama Clooney não está nem aí! Advogada Internacional de Direitos Humanos, simplesmente, afirma não ter tempo. O maridão, por sua vez, também prefere ficar off, "com medo de dizer algo estúpido".

Mulher de George Clooney viaja a Cingapura para ajudar sua irmã

 Scarlett Johansson

"Não consigo pensar em nada que prefira fazer do que ter que compartilhar continuamente detalhes da minha vida cotidiana", disse ela, uma das atrizes mais bem pagas do mundo.

Scarlett Johansson diz que pressão em Hollywood está pior

Jennifer Lawrence

Numa entrevista em 214, a atriz condenou as redes, dizendo que perdia muito tempo com a Internet. Mas revelou em 2018 que é ativa, secretamente, como uma espécie de voyeur.

"Eu observo, não falo. Sempre há muita reação. Tantas pessoas ouvindo e prestando atenção, e elas têm muitas opiniões sobre tudo", disse ela à revista InStyle.

---

Tags: