Notícias às 09:36

Tóquio 2020: Brasil vence no futebol e se classifica; Alemanha é eliminada

Richarlison após comemorar gol do Brasil
Lucas Figueiredo/CBF

Quem não conseguiu acompanhar as Olimpíadas de Tóquio de madrugada e início da manhã desta quarta-feira (28), o Brasil venceu a Arábia Saudita pelo placar de 3 a 1, com gols de Richarlison e Matheus Cunha, e avançou às quartas-de-final da competição.

Ao sair do gramado, Richarlison, que é o artilheiro do torneio com 5 gols, comemorou a classificação e fez questão de frisar que agora é o momento em que todos terão que ficar focados ao máximo.

“Fico muito feliz de marcar gols, tenho que agradecer meus companheiros, que estão fazendo excelente trabalho, a bola está chegando redonda na frente. Estou aproveitando as oportunidades. Estamos crescendo na competição e agora é mata-mata, temos que errar o menos possível para sair vitoriosos. Vamos focar nas quartas de final, ver quem vamos pegar e estar focado nos próximos jogos”, disse ao deixar o gramado.

Veja+: Quem são os atletas do Brasil mais seguidos do Instagram? Confira!

Agora, o Brasil aguarda os próximos jogos do torneio para saber contra quem irá jogar na próxima fase do torneio.

ALEMANHA ELIMINADA

Sempre que se fala em Alemanha, o 7 a 1 já vem na cabeça dos brasileiros, mas os rivais da final da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, estão fora da próxima fase.

Depois de perderem para o Brasil no primeiro jogo do torneio, a Alemanha empatou com a Costa do Marfim em 1 a 1, nesta quarta-feira e perdeu a classificação para a próxima fase da competição para os africanos.

Veja+: Globo transforma “Brasiiiil” de Gil do Vigor em vinheta nas Olimpíadas

MARTA PODE BATER RECORDE NO FUTEBOL FEMININO

Marta Silva, jogadora da seleção brasileira feminina de futebol, segue acumulando recordes e títulos em sua carreira. Agora, jogando nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a atleta está prestes a alcançar uma nova conquista e se tornar a maior artilheira do Brasil durante jogos olímpicos.

Veja+: Tóquio 2020: Futebol feminino alcança mais uma vitória

Até então, o título pertence a Cristiane, que já marcou 14 gols nos jogos e, mesmo assim, não foi convocada para Tóquio 2020. Agora, faltam apenas dois pontos para que Marta assuma o posto: ela já possui 13 gols feitos em olimpíadas, sendo três já em Tóquio, em disputas contra a China e a Holanda.

Ao comentar sobre o novo recorde prestes a ser alcançado, a jogadora se mostrou humilde e ressaltou que o que realmente importa para si, mais do que é conquistas individuais, são os resultados coletivos alcançados ao lado de todo o time.https://d2c37c7b083bf841b369fe305b3d8b43.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.htmlO objetivo é outro. Fazer gols é parte do meu trabalho, fico feliz, mas sempre pensando no coletivo. O individual e os recordes sempre aconteceram naturalmente na minha vida, nunca foi algo forçado. Se tiver oportunidade de fazer mais um ou dois, vou estar sempre fazendo gol pra ajudar minha equipe”, declarou ela durante entrevista disponibilizada pelo site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Veja+: Marta Silva se emociona com hino feito por fã

Cristiane também é atualmente a maior artilheira das Olimpíadas diante de todos os países e seleções femininas, o que deixa Marta, da mesma forma, próxima do posto mundial. No entanto, não se pode ainda cantar a vitória em relação ao título de maior artilheira mundial dentro dos jogos, já que a canadense Christiane Sinclair também já acumula quase o mesmo saldo de gols de Marta.

OUTROS RECORDES E TÍTULOS DE MARTA

Marta já participou das Olimpíadas em Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Em todas as edições, marcou gols em sua atuação na seleção feminina de futebol do Brasil. Em 2019, a atleta também se tornou a jogadora que mais fez gols, dentre homens e mulheres durante as competições da Copa do Mundo, tendo um saldo de 17 gols em 19 partidas.

Além disso, é claro, a famosa já ganhou o prêmio de melhor jogadora de futebol do mundo seis vezes: em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Atualmente, Marta joga no time norte-americano Orlando Prime, em que foi contratada desde 2017.

Veja+: Saiba quem é a noiva de Marta

DIFICULDADES PARA SEGUIR NA CARREIRA E REPRESENTATIVIDADE

Marta representa não só êxito profissional no esporte, mas também uma voz potente que sempre discute pautas relacionadas a desigualdade de gênero existente no mundo futebol e dos esportes em geral. Independente de resultados, times masculinos são a atração principal em quase todas as categorias esportivas. A atleta também carrega consigo uma história de superação.

Com 35 anos e nascida em Alagoas, Marta enfrentou desde cedo o preconceito por ser mulher e gostar de jogar de futebol, tendo também de conciliar dificuldades financeiras para avançar com seu sonho.

“Tudo o que você sabe é crescer e jogar com os meninos da sua cidade. Mas, somente quando eles deixam isso acontecer. Porque eles sempre tinham aquele plano estúpido. Você pode jogar, eles diziam, mas só com o time formado por jogadores do bairro que não eram tão bons. E isso não importava. Porque mesmo quando você jogava com os meninos que não tinham habilidade com a bola nos pés, o seu time ainda vencia. Você dribla rápido, você joga num curto espaço de tempo e pensa rápido. Você mostra para eles: você é uma garota, e você pode jogar futebol. Mas os comentários, os julgamentos, as piadas – tudo aquilo não vai parar. Mesmo quando você estiver no time local da cidade.”, escreveu Marta em seu famoso relato publicado pelo Players’ Tribune, em que a famosa discorre sobre sua trajetória, história e, é claro, seu amor pelo futebol.

Mesmo assim, ainda há muito para ser conquistado. Ainda com todo o reconhecimento mundial da jogadora, Marta sempre levanta a questão de como não possui patrocínio oficial de grandes marcas esportivas, o que nunca é o caso de jogadores, homens, até menos reconhecidos do que ela. Em questão ao salário, as coisas também são bem diferentes: rankings mostram que os salários de algumas das jogadoras mais bem pagas do mundo, como Marta, equivalem em um ano a alguns dias de pagamento para famosos jogadores do futebol masculino. Porém, a CBF anunciou em 2020 que tornaria iguais os pagamentos as seleções masculina e feminina.

Notícias Relacionadas