Tóquio 2020: Simone Biles está fora da final na ginástica, após nova desistência

Por - 28/07/21

Simone BilesReprodução/Twitter/@USAGym

Simone Biles, a ginasta americana que é uma das principais estrelas do esporte mundial, não vai disputar a final individual geral da ginástica artística nas Olimpíadas de Tóquio 2020, que acontece nesta quinta-feira, 29 de julho.

Assim como aconteceu na disputa por equipes, quando ela foi substituída, Biles, que foi medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, optou por cuidar da saúde mental neste momento. A decisão foi tomada após uma avaliação médica.

Veja+: Quem são os atletas brasileiros mais seguidos no Instagram?

Após avaliação médica adicional, Simone Biles retirou-se da competição individual geral final. Apoiamos de todo o coração a decisão de Simone e aplaudimos sua bravura em priorizar seu bem-estar. Sua coragem mostra, mais uma vez, por que ela é um modelo para tantos”, informou o Comitê Olímpico dos Estados Unidos.

No entanto, Simone Biles ainda pode participar das finais por aparelhos, onde está classificada em todos os aparelhos, a partir de domingo.

Veja+: Marta pode bater recorde nas Olimpíadas pelo Brasil. Saiba qual!

REBECA ANDRADE ESTÁ NA DISPUTA

Para o lugar de Simone Biles, Jade Carey, que acabou a classificatória na nona posição, vai substituí-la, como uma das duas representantes americanas na final do individual geral. Sunisa Lee, terceira colocada, é a outra americana na disputa.

Apesar da maior estrela estar fora da disputa, isso pode abrir uma chance de medalha para o Brasil, já que a brasileira Rebeca Andrade foi a segunda colocada na classificatória, justamente atrás de Simone Biles.

Veja+: Surfista japonês tira onda com Medina: “Chora que eu tô feliz”

SEGUNDA DESISTÊNCIA DE SIMONE BILES

Vale lembrar que, na última terça-feira, 27 de julho, Simone Biles já havia desistido durante a final por equipes, onde os Estados Unidos acabaram com a medalha de prata.

“Eu senti que seria melhor que eu me afastasse… Eu não queria arriscar uma medalha do time, porque elas trabalharam duro demais para eu estragar tudo – disse a ginasta depois, em entrevista coletiva. Preciso me concentrar no meu bem-estar, há vida além da ginástica. Infelizmente aconteceu nesse palco. Esses Jogos Olímpicos têm sido muito estressantes. Uma longa semana, um longo ciclo olímpico e um longo ano. Eu acho que estamos todos muito estressados. Nós deveríamos estar nos divertindo e esse não é o caso”, disse a atleta.

A Rússia, que vem competindo com o nome de Comitê Olímpico Russo, por conta dos casos de doping no país, ficou com a medalha de ouro.

SIMONE BILES MULTICAMPEÃ

Grande favorita em todos os aparelhos da ginástica artística, Simone Biles, que está com 24 anos, faturou quatro medalhas de ouro e uma de bronze nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

---

Tags: ,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais