Tudo o que você precisa saber sobre “Avatar” e suas sequências

Por - 12/05/22 - Última Atualização: 11 maio 2022

Cena de Avatar 2Reprodução YouTube/trailer Avatar 2

“Avatar” (2009) foi um enorme sucesso de bilheteria e críticas, dirigido pelo aclamado James Cameron ( “Titanic”, “O Exterminador do Futuro”).  O filme está no topo das 10 maiores bilheterias mundiais, com  R$ 2,847 bilhões e se manteve em primeiro lugar até o lançamento de “Vingadores: Ultimato”, porém, ele foi relançado na China, e voltou triunfante ao primeiro lugar. 

A sequência intitulada de “Avatar: O Caminho da Água” foi adiada. Ela chegaria aos cinemas no ano passado, porém, por conta da pandemia da Covid-19, o projeto ganhou uma data provisória, mas agora é oficial: 16 de dezembro de 2022. Mas, James Cameron já tem o calendário das sequências: “Avatar 3″” chega em 3 de dezembro de 2024, e “Avatar 4” em 2026, e “Avatar 5” em 2028.

Leia+: Avatar 2 ganha título oficial e data de chegada do trailer é revelada

Cena de Avatar 2
Reprodução YouTube/trailer Avatar2

Uma curiosidade é que são datas marcadas no calendário, porém, tudo depende do sucesso financeiro. Tudo indica que serão grandes números, porém, é tudo muito relativo. Outra curiosidade, é que “Avatar 4” e “Avatar 5” serão gravados simultaneamente, ou seja, ao mesmo tempo. Será que vem o sucesso estrondoso? 

SUCESSO DE BILHETERIA

No primeiro filme somos apresentados a um planeta, mais especificamente uma Lua de um planeta fictício chamado Polifemo, que fica a mais ou menos 4,4 milhões de anos luz da Terra. O filme se passa em um futuro, no ano de 2154, e a corporação RDA explora minérios nesta civilização.  Os habitantes são os Na’vi, seres azuis humanoides com 3 metros de altura. No longa de 2009, é mostrado grandes confrontos contra a humanidade.

Todas já tem um nome definido pelo diretor: O terceiro filme deve se chamar “The Seed Bearer” ; O quarto “The Tulkun Rider” e o quinto “ The Quest of Eywa” ( O Portador da Semente; O Cavaleiro Tulkun e A Missão de Eywa, todos em livre tradução).

Leia+: Netflix põe mensagem secreta em comercial de Stranger Things na Globo

Exploração de minério em Avatar
Reprodução YouTube/trailer Avatar 2

Jake é um humano que participa do programa Avatar, que nada mais é uma ligação mental e neural com o gigante. Ele passa a viver como esse ser. Jake (Sam Worthinghton) assume o papel do irmão Thomas, que morreu durante uma expedição, porém, Jake  é um ex-fuzileiro e tetraplégico, que ao ser ligado a um avatar, passa a ter a sensação de andar novamente.

Ele é escolhido pela cientista Dra Augustine ( Sigourney Weaver), por sua proximidade genética do irmão. Em pandora, Jake conhece Neytiri ( Zoe Saldaña), sendo salvo na selva por ela. 

O enredo mostra Jake tentando convencer os companheiros humanos a pararem com a exploração de Pandora, porém, surgem vários problemas e dilemas, e o confronto é inevitável.

Leia+: Tudo que sabemos sobre “Cavaleiro da Lua”, nova série da Marvel Studios

RETORNO À PANDORA

Cena de Avatar 2
Reprodução YouTube/trailer Avatar 2

No segundo filme iremos acompanhar a história da família de Jake e Neytiri, décadas depois dos acontecimentos do primeiro filme. E agora, iremos conhecer a tribo dos Na’vi, e os perigos e batalhas que os cercam para a sobrevivência.

Retornarão para o filme Sam Worthingnton, Zoe Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang. E teremos uma adição premiada e já parceira do diretor, Kate Winslet, a eterna Rose de “Titanic”.

Leia+: Avatar 2 ganha título oficial e data de chegada do trailer é revelada

INOVAÇÃO

No primeiro Avatar, James Cameron explorou, usou e abusou de uma tecnologia, que na época estava calejada, porém, o diretor usou de uma maneira inovadora. Qual foi? O famosos 3D. Sim, aquele mesmo dos óculos especiais. 

Como já conhecido, James irá inovar novamente, e trará tecnologias especiais.  Primeiramente, a maioria do filme foi filmada no fundo do mar, e a maioria da equipe teve aula de mergulho. Foi desenvolvido aparelhos para poder ser filmado o longa e captar as emoções e belezas naturais do local de filmagem.

Cena de Avatar 2 - Pandora
Reprodução YouTube/trailer Avatar 2

James contou em entrevista que isso vem da união de duas paixões: Cinema e Exploração do Oceano. O diretor teme que pode não repetir o mesmo sucesso, e que alguns produtores tentaram simular efeitos especiais, mas ele não se sentiu satisfeito.

O diretor ainda disse que estamos em um mundo pós-covid e pós streaming, coisa que em 2009, nem sonhávamos que iria acontecer. Ainda assim, existem apostas enormes para este ser mais um dos sucessos do diretor. 

Outra grande novidade é que James Cameron irá usar o 3D novamente, porém, não será necessário óculos. Sim, isso mesmo! Aqueles óculos que usamos para ter uma experiência imersiva, serão deixados de lado nesse momento. É super ousado, e as expectativas em torno do projeto só aumentam. 

ADIADO VÁRIAS VEZES

Avatar 2 sofreu muito com a pandemia. A data de lançamento foi adiada 8 vezes, e mesmo sendo gravado em um país que respondeu bem a pandemia, Nova Zelandia, as gravações tiveram uma interrupção de quatro meses.  Porém, as filmagens foram concluídas, e agora o material bruto está se tornando o material final.

O longa estreia em 16 de dezembro, como já mencionado. Porém, o público brasileiro irá assistir antes, tendo data marcada para dia 15 de dezembro, já que é uma Quinta-feira, dia onde tradicionalmente ocorrem as estreias. 

Cena de Avatar 2
Reprodução YouTube/trailer Avatar 2

TRILHA SONORA

Todo ano um artista é chamado para compor. E em 2009, o escolhido foi um parceiro de James Cameron, que compôs a belíssima trilha de “Titanic”, que tem “My Heart Will Go On”, interpretada por Celine Dion.

Em Avatar, Leona Lewis canta “I See You”, música tema de Avatar. Na época a cantora estava ainda colhendo os frutos de “ Bleeding Love”, hit mundial de 2007.  Assim como em 007, artistas de relevância são chamados para interpretar,a música tema. Foi assim com Adele (“Skyfall”), Sam Smith ( “Wrintings on The Wall”) , Madonna( “Die Another Day” )  e Billie Eilish ( “No Time To Die”).

Para a sequência de Avatar, ainda não foi divulgado quem cantará, mas esperamos um nome de peso para carregar o legado do filme.

Veja o trailer de “Avatar: O Caminho da Água”!

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---