Tudo sobre a história de A Vida da Gente, que volta a ser exibida na Globo

Por - 01/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Divulgação/TV Globo/Renato Rocha Miranda

Resumo da Ópera!

Ana (Fernanda Vasconcellos) e Rodrigo (Rafael Cardoso), nascidos e crescidos em Porto Alegre, conviveram como irmãos postiços durante boa parte da infância e adolescência, desde que Eva (Ana Beatriz Nogueira), mãe dela, e Jonas (Paulo Betti), pai dele, se casaram. Hoje, no auge da juventude, hormônios à flor da pele, descobrem-se apaixonados, ao mesmo tempo em que, por ironia do destino, seus pais iniciam um violento e litigioso processo de separação.  

Romeu e Julieta modernos, apartados pelo ódio entre as famílias, Rodrigo e Ana são obrigados a um término precoce e devastador para ambos. Tentam manter o romance em segredo, mas Jonas e Eva, agora separados, jogam sujo e se encarregam de acabar com o romance. Um mês depois  Ana descobre-se grávida depois do único encontro que teve com seu amor proibido. Eva, dominadora, não se conforma: um possível neto ameaçaria o sustento de toda a família, já que Ana – tenista promissora, com títulos e troféus – é contratada por uma poderosa empresa de artigos esportivos para representar a imagem publicitária de juventude, disciplina e saúde.   

Os capítulos de A Vida da Gente
 

Ana cede à chantagem da mãe, pensando também na irmã Manuela (Marjorie Estiano), jovem levemente manca e sensível. No plano de Eva, farão uma viagem – período suficiente para a gestação e o nascimento do bebê – voltando em seguida. A bebê, Júlia (Jesuela Moro), suposta nova irmãzinha de Manuela e Júlia, será apresentada como filha de um caso fortuito de Eva no exterior.

 

 

 


 

 

 

Ana retoma a carreira de tenista, preocupada com o sustento da filha/irmã, e volta a treinar.

Exasperadas com a tirania da mãe, Ana e Manu – mais que irmãs, amigas como jamais se viu – decidem procurar a avó, a doce Iná (Nicette Bruno), em Gramado, onde pretendem se estabelecer e criar Júlia.

Na calada da noite, Ana e Manu pegam um carro e partem em segredo, levando a pequena Júlia. Ao volante, Manu, passa sobre um buraco na pista, o carro capota e… afunda num lago, do qual ela rapidamente emerge, trazendo Júlia nos braços. Já Ana, retirada de lá algum tempo depois, entra num coma profundo e, segundo os médicos, irreversível.

Rafael Cardoso é convidado para o remake de Pantanal

A Bela Adormecida

À beira da cama da amada desacordada, Rodrigo, confessa seu amor. Manu, num ímpeto, revela ao rapaz que Júlia é, na verdade, filha dele com Ana. Movido pela paixão, Rodrigo entra na justiça e, após o teste de DNA, consegue a guarda de Júlia, deixando Eva judicialmente encrencada. Revoltada com a filha por tê-la denunciado ao ex-enteado e agora genro, Eva expulsa Manu de casa.

Na casa de Rodrigo, a situação não é diferente: Jonas, pai autoritário – empenhado em fazer do filho seu sucessor nos negócios da família – o ameaça: ou o rapaz desiste de desgraçar a própria vida, atrapalhando estudos e a carreira para assumir sozinho, antes dos vinte anos, a paternidade de uma criança – ‘e ainda por cima filha de quem é!’ – ou o faça longe dali!

A Vida da Gente: A sensibilidade de Nicette Bruno em cena novamente
 

Com a filha nos braços, Rodrigo busca refúgio na casa da avó de Manu, em Gramado. Guiados pelo amor comum à irmã/amada, prosseguem compartilhando cada dificuldade e alegria, lutando para dar a Júlia o que Ana certamente lhe daria, se não estivesse inerte sobre a cama.

O tempo passa, o quadro de Ana parece irreversível. Iná  dá força para que Manu invista num relacionamento com Rodrigo. Em uma noite encantadora em família, Júlia dá seus primeiros passos e chama os dois de ‘papai’ e ‘mamãe’. E então… Rodrigo e Manu se beijam.

A história salta quatro anos. Júlia está crescida, alegre e amparada pelos ‘pais’, agora casados, Associada a Maria (Neusa Borges) – antiga empregada de Eva, que criou as filhas da patroa com zelo e amor incomuns – Manu  abriu um pequeno e bem sucedido negócio de doces e bolos para festas. Rodrigo faz a contabilidade e os contatos da pequena empresa, formou-se arquiteto, como tanto desejava, e hoje estagia num escritório. Tudo parece caminhar a contento, até que o telefone toca no pequeno apartamento de Eva, anunciando que Ana acaba de despertar.

No hospital, diante da filha renascida, que ignora a passagem do tempo e implora a presença de Júlia e Rodrigo – seu único e verdadeiro amor –, Eva é impiedosa. Vinga-se de Manuela e ‘envenena’ Ana com sua versão dos fatos. Diz que Manu apropriou-se da vida da irmã assim que ela entrou em coma, tomando para si o namorado e a filha de Ana. Confusa e incrédula, Ana recusa-se a crer no relato da mãe e pede a seu médico, Dr. Lúcio (Thiago Lacerda), que traga a irmã até o hospital.

Diante de Júlia, Rodrigo  e Manu, Ana sente a alegria por reencontrar a filha feliz e saudável; gratidão à irmã pelos cuidados com a menina; o sufocado e proibido amor por Rodrigo; ciúme e cobiça por uma vida que deveria ter sido a sua; ternura ao ver a irmã deficiente, outrora rejeitada, casada e aparentemente feliz; mágoa por ter sido tão fácil e simplesmente substituída.

Fernanda Vasconcellos celebra retorno de A Vida da Gente
 

Numa conversa a sós com Ana, Manu propõe abertamente sair de cena, pois reconhece o amor que ainda une Ana e Rodrigo. Ana, porém, igualmente culpada em roubar da irmã deficiente a família estável e feliz que amorosamente construiu para si, tranquiliza Manu: o que houve entre ela e Rodrigo é passado. E está interessada em Lúcio (Thiago Lacerda), seu médico, com quem descobriu ter muitas afinidades.
Sem conseguir driblar o amor, numa oportunidade, Rodrigo e Ana conversam a sós pela primeira vez em quatro anos e se beijam, sendo flagrados por Manu já num segundo encontro. Manu e Rodrigo se separam  e Julia rejeita Ana como mãe. Enquanto isso, Ana se casa com Lúcio.

Presa ao passado e à paixão por Rodrigo (Rafael Cardoso), Ana tenta liberar a todos e a si.

Adoção, doação de sêmen, submissão, ciúme, dedicação à medicina e o amor em várias formas, serão situações e sentimentos presentes na história, que marca  a estreia de Lícia Manzo como titular na dramaturgia da Globo.

O que fazem algumas celebridades em suas folgas

---

Tags: