Turma da Mônica: Projeto Donas da Rua completa cinco anos

Por - 08/03/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Divulgação

No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher para exaltar o protagonismo feminino, as meninas do Bairro do Limoeiro também estão em festa! Além da data celebrada mundialmente, esse é mais um marco para o Donas da Rua, que completa cinco anos.

Criado em 2016, o projeto trabalha na busca da igualdade entre meninos e meninas. Essa ação da Mauricio de Sousa Produções demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Segundo Mônica Sousa, criadora do projeto Donas da Rua e diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções, o ponto central da iniciativa é produzir e agregar conteúdos que demonstram, por meio de histórias e exemplos reais, como as meninas podem exercitar seu direito de ser o que quiserem e entender melhor conceitos como empoderamento e igualdade de oportunidades.

"Queremos usar essa força natural delas para que cada menina encontre o potencial que traz dentro de si, mostrando a beleza que existe na diversidade", destacou ela.

Em um de seus segmentos, há o "Donas da Rua da História" focado em evidenciar mulheres que marcaram a humanidade com suas ações revolucionárias em áreas como ciências, literatura, artes ou esportes.

Essas homenagens são desenvolvidas com traços das personagens da Turma da Mônica e, normalmente, em datas que ressaltem a importância do tema, como a menção a Ester Cerdeira Sabino e de Jaqueline Goes de Jesus, cientistas brasileiras que decifraram o genoma do coronavírus dois dias após o registro do primeiro caso da doença no Brasil.

"Ao destacar mulheres fortes, incentivamos outras meninas e mulheres a criar a consciência de que todas são capazes e competentes de atingirem seus objetivos na vida e se sobressair, independente do que façam", explicou a executiva. Nomes como Clarice Lispector, Malala Yousafzai, Carolina de Jesus e Dorina Nowill fazem parte do hall dessas mulheres icônicas.

Segundo Mônica, ações como essa são fundamentais, não somente nos dias de hoje, mas para garantir um presente e um futuro melhores para as meninas e mulheres de todas as idades.

"Buscamos, de forma lúdica, implementar a conscientização de que todas são donas da própria vida, que são capazes de ser o que quiserem ser e merecem respeito, acima de tudo. As Donas da Rua estão em todo lugar, em toda menina, em toda mulher", pontuou ela.

Maurício de Sousa é vacinado contra a Covid-19
Turma da Mônica homenageia fundadora da Amigos do Bem

Ações celebrativas

No site do projeto é possível conferir a galeria das homenageadas que fizeram história, se espelhar nas Donas da Rua do Limoeiro, ler algumas tirinhas que abordam as temáticas da iniciativa, conferir os "10 fundamentos de Donas da Rua" e ainda mandar seu próprio registro relatando o que te faz ser uma verdadeira Dona da Rua.

Além das ações online, a MSP, em parceria com o Pelado Real Futebol Clube, realizou o Soccer Camp #DonasDaRua, o único do Brasil feito exclusivamente para garotas. Outra parceria de sucesso se dá com o Sebrae na criação do Donas da Rua do Empreendedorismo. Por meio de histórias e cartilhas, a iniciativa visa incentivar atitudes empreendedoras entre as meninas – como a liderança, autoconfiança e persistência – e busca a igualdade de gênero nos negócios.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e o aniversário do projeto, a Mauricio de Sousa Produções preparou uma entrevista épica entre as Donas da Rua. Mônica e Mônica Sousa se encontraram para um bate-papo incrível que abordará a importância do empoderamento feminino e da igualdade de gênero no perfil oficial da Turma da Mônica no Instagram.

---

Tags: