Única novela inédita atualmente, Amor Sem Igual agrada ao público

Por - 20/11/20

Divulgação/Record TV

Ao longo de oito meses de pandemia do novo coronavírus, todos tivemos que aprender a conviver em meio às dificuldades impostas pelo tão falado “novo normal”. Vimos a programação de TV mudar radicalmente, ao ponto de todas as atrações gravadas com auditório e equipes grandes, serem retiradas do ar.

A Record TV conseguiu elaborar um protocolo de segurança e finalizar a novela Amor Sem Igual, que havia sido interrompida. A trama de Cristianne Fridman voltou a ser exibida – ao contrário das novelas da Globo, que só voltarão em janeiro – tornando a saga de Poderosa (Day Mesquita)  a única novela brasileira inédita no ar, atualmente. 

Na retomada da história, foi exibido um compacto dos primeiros capítulos e as cenas voltaram normalmente num momento-chave: a chegada de Angélica, a Poderosa, à casa de sua família. Procurada pelo pai, Ramiro (Juan Alba), e ameaçada de morte por seu irmão, Tobias (Thiago Rodrigues), a prostituta se embrenha num ninho de cobras em busca da desforra. 

Audiência e protocolos

Bastidores de gravação de Amor Sem Igual

Única novela inédita no ar, Amor Sem igual registou no início de novembro média de 9,6 pontos, recorde em São Paulo. Desde que voltou a ser exibida, no dia 28 de outubro, a novela acumula 9,5. Antes da pausa por causa da pandemia, a média geral era de oito. 

Na retomada das gravações, o set de gravação, assim como os figurinos e equipamentos, eram higienizados e sanitizados todos os dias. As salas de caracterização e camarins também foram adaptadas para o estabelecimento do distanciamento. 

O número de capítulos da novela não sofreu alteração. Para a volta, a emissora seguiu os protocolos do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual) e STIC (Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual) em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e validado pela Secretaria de Cultura e Economia criativa do Estado do Rio de Janeiro. 

Bastidores de gravação de Amor Sem Igual

À reportagem de OFuxico, o casal de protagonistas Day Mesquita e Rafael Sardão destacou como foi retornar ao trabalho. 

“Os protocolos de segurança foram muitos. Tivemos que ficar muito atentos, a todo momento, para evitar contato e situações favoráveis a uma possível contaminação. Foi um aprendizado, tanto para equipe quanto para o elenco, mas nós saímos bem, graças à Deus sem ninguém contaminado durante as gravações”, disse o ator Rafael Sardão. 

Ele destacou que as cenas tiveram alterações em relação ao contato físico. 

“Na cena muitas coisas mudaram, mas teremos sim beijos dos personagens e aproximações, sempre feitos com o auxílio da computação gráfica e de efeitos de câmera”, destacou. 

“No meu caso usamos o chroma key através de uma bola verde apoiada por um suporte para gravarmos algumas cenas”, disse Day. 

Day Mesquita conversou com a reportagem de OFuxico

Sardão, que é casado com atriz Karen Motta desde 2017, afirmou que não teve medo de retornar ao trabalho. 

“Senti que eu precisava estar alerta. Só isso. Para mim, a pandemia foi extremamente produtiva. Voltei a escrever, finalizei meu livro e voltei a estudar”. 

Sua parceira de cena também fez bom uso do tempo livre. 

“Desde que a quarentena começou fiz exercícios físicos diariamente e aulas de yoga, além de assistir mais séries e filmes. Voltei a ler mais, fiz um curso de interpretação sobre a Técnica Chubbuck, que já teve como alunos Brad Pitt, Charlize Theron, Halle Berry, Eva Mendes e Beyoncé, voltei às aulas de inglês (tudo virtualmente) e voltei a desenhar e pintar como uma maneira de terapia. Também foi um momento de muita reflexão, entendimento e autoconhecimento”, contou a atriz que dá vida à Poderosa. 

Preocupada com as compras

Cristianne Fridman é a autora de Amor Sem Igual

Cristianne Fridman contou à reportagem de OFuxico como encarou em quando teve que pausar seu trabalho. 

“Naquele momento a única coisa que estava me passando pela cabeça era como conseguir higienizar as compras do mercado sem me estressar. Exercitei a paciência. Sabia que, em algum momento, iríamos retomar, trabalhar e voltar com a história no ar. Quebrou o ritmo, mas conseguimos voltar ao trilho e seguir em frente”, disse a autora. 

O diretor da trama, Rudi Lagemann, destacou que não deixou de trabalhar. Ele enfatizou que havia muito material gravado e faltavam apenas seis semanas para o término total das gravações. 

“Quando paramos a gravação, eu continuei a trabalhar na edição da novela com a equipe de finalização. É bom lembrar que ficamos mais de um mês no ar depois que as gravações pararam. Fomos a última novela inédita a sair do ar e a primeira a retornar. Enquanto editava, participava das conversas da diretoria da emissora com a equipe da Casablanca (empresa responsável pela produção da novela), sobre se haveria o retorno imediato ou não dos trabalhos. E ficou claro que não voltaríamos em curto prazo. A decisão da Record foi pela saúde e segurança das pessoas que trabalhavam na novela”.  

Cristiane acrescentou que a Covid-19 não será citada na história e contou o que mudou no final da história. 

“A única alteração de conteúdo foi em relação à gravidez de uma atriz, que precisou se afastar e, assim, mudou o rumo da personagem”, disse, referindo-se a Sthefany Britto.

Sthefany Brito exibe a linda barriga
Sthefany Brito mostra barriga de grávida em passeio

---

Tags: