Veja como está a vida de Luciano Szafir após se recuperar da Covid-19

Por - 05/08/21

Foto: Reprodução/ Instagram

Recuperado da Covid-19, após mais de um mês internado tratando da doença, Luciano Szafir compartilhou com seus seguidores a rotina de exercícios para fortalecer os pulmões. Em seu perfil no Instagram, o pai de Sasha Meneghel postou uma sequência de stories nos quais mostra o aparelho que usa para auxiliar na tarefa diária.

“Os exercícios para melhorar o pulmão depois da Covid são de extrema importância. Todo dia tem que fazer com alguns aparelhos. Este aqui é um deles”, disse Luciano.

Em seguida, o ator e empresário de 52 anos aparece soprando o aparelho diversas vezes. 

“E assim eu faço várias repetições várias vezes ao dia. E é isso. Um dia de cada vez”, afirmou. Luciano ainda completa: “Persistir sempre para recuperar, além de fisioterapia para os músculos, temos que exercitar o pulmão. Foco”, escreveu na publicação.

Veja+: O agradecimento de Luciano Szafir pelo carinho e orações

INTERNAÇÃO DELICADA

Luciano Szafir começou a ter sintomas leves no dia 15 de junho. Era a data da vacinação na capital carioca para quem tem 52 anos. Mas o artista foi aconselhado pelo médico a não tomar a vacina contra a Covid-19 naquele dia.

“Ele falou: ‘Não, você está com sintomas? Vai fazer uma tomografia, porque se você tiver com a doença, com o vírus, isso vai vir muito forte em você””, contou o ator.

E ele estava contaminado pela segunda vez em quatro meses. A primeira foi em fevereiro.

“Eu fiquei 17 dias no meu quarto isolado, longe de todo mundo. Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo… Eu achei que eu ia embora. O intubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui”, disse em entrevista ao “Fantástico”.

Veja +: Luciano Szafir teve medo da morte

Ao longo de 32 dias, Luciano Szafir permaneceu internado para tratar da Covid-19. Inicialmente ele esteve no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e com o quadro agravado, foi transferido para o Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul.

Em meio a medo, incerteza e sustos, Szafir precisou ser intubado e ainda passou por duas cirurgias. Foram muitas complicações causadas pela Covid, até o artista receber alta hospitalar no último dia 24 de julho.

REINFECÇÃO SEVERA

Esta foi a segunda vez que Luciano enfrentou a doença. A primeira foi em fevereiro, quando ele ficou isolado por 17 dias e conseguiu se curar sem enfrentar episódios de internação ou maior gravidades.

Porém a segunda vez tudo foi muito diferente. “Febre alta, um pouco de falta de ar e ele foi internado no hospital no dia 22 de junho já com diagnóstico de Covid e precisando de oxigênio”, explicou o pneumologista e diretor-geral do Copa Star, João Pantoja.

Szafir confirmou para a repórter que sempre levou essa doença muito a sério e se cuidava com extrema cautela. Ele não sabe dizer como ou onde pegou a doença.

Sobre a evolução da doença Dr. Pantoja explicou que o comprometimento pulmonar de Luciano saltou rapidamente de 25%, para 50%, e logo veio o primeiro susto. No dia 2 de julho, ele desenvolveu um quadro de embolia pulmonar, começou a reagir bem aos anticoagulantes, mas quatro dias depois foi surpreendido por uma dor abdominal súbita. Após exames descobriu-se que ele tinha perfurado uma alça intestinal e tinhas sangue na cavidade abdominal”. A solução foi uma cirurgia realizada às pressas.

Quando Luciano deixou a UTI, afastando definitivamente o risco de morte, Sasha Meneghel comemorou.

“Te amo, que orgulho ser a sua filha”, escreveu Sasha ao exibir uma linda foto com o pai nos stories do Instagram.

Veja+: Sasha visitou o pai, Luciano Szafir, várias vezes no hospital

Veja+: Luciano Szafir faz post emocionante, agradecendo o apoio da filha, Sasha

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino