Notícias às 10:30

Veja o último registro de Paulo José antes de sua morte

A morte de Paulo José, na última quarta-feira, 11 de agosto, deixou um vazio entre familiares, amigos e admiradores do veterano artista, que teve complicações em virtude de uma pneumonia. Na quinta-feira, 12, uma de suas filhas, a atriz Bel Kutner emocionou os seguidores ao compartilhar um vídeo inédito que mostra a última viagem do pai à Lavras do Sul, cidade onde Paulo nasceu, no Rio Grande do Sul.

No vídeo, é possível ver o ator aproveitando uma área descampada, em meio a flora do local. Ele passeia por uma cachoeira e visita o local que foi o seu primeiro palco. Enquanto o artista aparece nesses locais e mostra ainda um casarão, ele conta um pouco da história sua carreira artística. Bel aparece ao lado do pai nas imagens.

“Nossa última viagem até Bagé e nosso Cerro Branco querido, em Lavras do Sul”, escreveu ela.

Muitos fãs e amigos comentaram o registro. O ator Luis Mello agradeceu, assim como Alexandre Nero, Carmo Dalla Vecchia, Ricardo Tozzi, Leona Cavalli, entre outros.

Veja +: Filhos de Paulo José rompem o silêncio e comentam a morte do pai

Elizabeth Savalla, que trabalhou com Paulo José e a falecida mulher dele, Dina Sfat, comentou.

“Que lindo, Bel! Apaixonante. Um ser especial. Seus pais foram especiais. Amo você e suas duas irmãs”, escreveu a atriz.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bel Kutner (@belkutner)

MEDO DE DORMIR E NÃO ACORDAR

Paulo José participava do projeto “Quer Ver, Escuta”, do Grupo Galpão de Teatro, e gravou seu último trabalho artístico em áudio. O registro foi feito para o podcast do grupo teatral, e ele declamou um texto sobre a vida.

O ator, que morreu aos 84, estava afastado das novelas desde 2014 quando foi escalado pelo autor Manoel Carlos para viver um dos personagens da novela “Em Família”.

Escrito especialmente para o veterano, o personagem interpretado por Paulo José dialogava com sua própria história. Assim como ele, o personagem – vovô Benjamin – sofria os efeitos do Mal de Parkinson, doença que ele descobriu de maneira precoce em 1992.

Na época, o ator falou abertamente sobre as relações entre ficção e realidade. Em um texto escrito de próprio punho, ele afirmou que tratava o Parkinson “como um ‘coadjuvante de peso, mas jamais um protagonista”.

Na mesma carta, escrita com uma sinceridade chocante, ele confessou que viveu momentos difíceis.

“Tive muitos momentos de depressão. Houve um tempo que tinha medo de dormir e não acordar mais. Às vezes, tenho medo de morrer. Não estou num daqueles momentos de depressão profunda. Mas, tampouco este é um período fácil. Quando acordo, tenho de fazer uma escolha. Decido sair da cama. Hoje será um dia melhor. Ao me deitar, não penso se o dia foi mesmo melhor ou não. Olho para a frente e penso: “amanhã será um outro dia”. Assim, sigo tralhando vivendo um dia por dia”, afirmou.

ÚLTIMA FOTO

No último domingo, 09 de agosto, data em que foi comemorado o Dia dos Pais, uma das filhas de Paulo José publicou uma foto raríssima do ator que vivia longe dos holofotes há quase uma década. 

Ana Kutner mostrou a imagem do pai sentado em uma cadeira, tomando sol na companhia de sua inseparável bengala.

“Teu dia. Todos os dias. Quanta coisa juntos nessa vida! Tanta arte tanta vida! Te amo todo!”, declarou ela ao compartilhar o clique.

Notícias Relacionadas