Notícias às 08:00

Vem relembrar curiosidades da novela Top Model

Divulgação/TV Globo

Primeira novela de Antonio Calmon, Top Model foi “uma onda” entre setembro de 1989 a maio de 1990. A trama, dividida entre Calmon e Walther Negrão, foi exibida na faixa das 19h e destacava uma linguagem pop, o que a aproximou dos jovens. 

Em cena, o glamour das passarelas e os filhos de Gaspar (Nuno Leal Maia), que viviam todas as situações típicas da idade, e histórias recheadas de humor, com muita leveza na abordagem dos temas. Na época, ainda não existia a novela Malhação e esta foi uma das primeiras novelas a enfocar o universo adolescente.

A reportagem de OFuxico relembra algumas curiosidades da trama, que estreou esta semana na plataforma de streaming da Globo.

Confira! 

Abertura

Criada por Hans Donner, à época, o mais poderoso dos poderosos no design na TV, a abertura de Top Model mostrava um espaço imaginário, fantástico e realista ao mesmo tempo. Foram selecionadas modelos, com mais de 1,80m de altura, que desfilavam por passarelas espelhadas que se cruzavam em diferentes direções. As modelos usavam tecidos leves e roupas e maquiagens de cores vibrantes. Com o recurso newsmate, uma novidade da época, foi possível sobrepor uma imagem recortada sobre outra.

 

 

Participações especiais

A saudosa Marília Pêra emprestou seu talento à história apenas no primeiro capítulo, como a mãe de Lucas (Taumaturgo Ferreira). Houve ainda participações magistrais de Regina Duarte, Susana Vieira e Rita Lee, como mães dos filhos de Gaspar (Nuno Leal Maia). Vera Holtz participou como a maquiavélica Irma Lamer, estilista que foi contratada para criar uma coleção para a marca Covery.

Marília Pêra esteve no primeiro capítulo da novela

Estreantes

A trama marcou o primeiro trabalho de Zezé Polessa e Drica Moraes na TV Globo. Interpretavam as engraçadas Naná e Cida, respectivamente. Gabriela Duarte, Adriana Esteves, Marcelo Faria e Flávia Alessandra também estrearam em Top Model. Já Eduardo Moscovis aparecia pela primeira vez na TV, como figurante. Era ele um dos vendedores que circulavam pela confecção Covery.

Nuno Leal Maia

Ele dominou a novela de ponta a ponta como o surfista Gaspar Kundera. Ele, que mal fica de pé sob uma prancha, até hoje e reconhecido pelo personagem.

Nuno Leal Maia era um surfista descolado!

Cenário praiano

As cenas externas da casa de Gaspar (Nuno Leal Maia), um dos principais cenários da novela, foram gravadas na praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local se tornou point da juventude, na época.  

Maradona

Cachorro de estimação da família de Gaspar (Nuno Leal Maia), Maradona era o xodó nacional, na época. Era uma mistura de labrador e airedale com golden retriever, que "parecia gente": reclamava, tapava os olhos com as patas quando sentia vergonha, dava piruetas, entre outras coisas. E ele tinha dois dublês: os irmãos Kiwi, que na verdade é uma cadela, e Kauê. O nome, como sugere, foi uma homenagem ao recém-falecido jogador, que estava no auge na época.

O cão Maradona virou febre nacional!

Moda

Malu Mader era a principal modelo da Covery. A atriz revelou que odiava desfilar, por se achar muito desengonçada. Mas era o que mais fazia na trama. Modelos famosas na época, Alexia Deschamps e Ingra Liberato participaram da novela como estrelas da fictícia confecção Covery. Ana Maria Tornaghi, Humberto Saade, o ator Guilherme Leme, e a modelo sensação da época, Vanessa de Oliveira, participaram de uma festa badaladíssima promovida pela marca.

Malu Mader era poder, beleza e explosão na passarela

Trilha sonora

Foi em Top Model que bombaram os sucessos Oceano, de Djavan, tema de Lucas (Taumaturgo Ferreira), Hey Jude, dos Beatles, À Francesa, de Marina Lima, tema de Duda (Malu Mader), e Babilônia, de Evandro Mesquita, música que embalava as cenas da turma jovem e do próprio cantor, que interpretava o surfista Saldanha.

 

Sucesso no exterior

Top Model foi vendida, entre outros países, para Alemanha, Bolívia, Chile, Grécia, Guatemala, Hungria, Indonésia, Nicarágua, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, República Dominicana, Romênia, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Notícias Relacionadas