Vem saber como está a vida de Cida Santos, primeira mulher a vencer o BBB

Por - 15/01/21 - Última Atualização: 6 abril 2021

Arquivo Pessoal

O ano era 2004. O Big Brother Brasil já era um sucesso. Na estreia da quarta edição, no dia 13 de janeiro, 12 participantes entraram na casa, já chamada de "a mais vigiada do Brasil". 

No programa, à época apresentado por Pedro Bial, para dar um ar de novidade e aumentar o faturamento, dois participantes foram escolhidos por sorteio, naquele mesmo dia de estreia. 

Em todas bancas do país, quando a estrela da tecnologia mundial atendia pelo lendário nome de Orkut (como era bom!), quem comprasse a revista Quero Ser um Big Brother, lançada especialmente para a ocasião, preenchia um cupom e concorria às duas vagas para completar o time de participantes. 

O sucesso foi enorme. Foram vendidos mais de 1,5 milhão de exemplares a R$ 2 cada um.

Os escolhidos foram o auxiliar administrativo Thiago Lira dos Santos, de 21 anos, de Niterói, e a babá Gecilda da Silva dos Santos, de 20 anos, moradora de Mangaratiba, ambos no estado do Rio de Janeiro. Após uma avaliação para saber se preenchiam os requisitos físicos e psicológicos descritos no regulamento, entraram na casa dois dias depois. Curiosamente, foram os finalistas da edição, que teve Cida como campeã. 

A babá faturou R$ 500 mil, virou celebridade onde vivia, mas logo foi do apogeu ao caos. 

Cida Santos venceu o BBB4, da TV Globo

Dinheiro na mão é vendaval

Com o valor do prêmio, Cida abriu um bazar, pagou dívidas da família, comprou uma casa para ela e outra para a irmã. Adquiriu também um terreno em Itaguaí, onde construiu a modesta casa onde vive atualmente. Seu único patrimônio. Cida perdeu tudo. 

Em meio a tudo isso, emprestava dinheiro a todo mundo e, claro, ninguém pagava. Para "jogar uma pá de cal", a ex-babá topou ser fiadora de uma ex-assessora. A mulher não pagou o aluguel durante meses. Cida foi acionada pela justiça e ainda levou um golpe da proprietária do imóvel. Ela propôs que se Cida reformasse o apartamento, ela tiraria o nome da ex-BBB do processo. Cida gastou tudo o que lhe restava na reforma, mas a proprietária do imóvel não cumpriu o prometido. Sua sonhada casa em Mangaratiba – com a sonhada ampla varanda, piscina e muito conforto – foi à leilão e ela perdeu o imóvel. 

Casa em Mangaratiba da ex-BBB foi à leilão

Cida chegou a tentar a carreira política em 2014, mas não conseguiu votos para ocupar uma cadeira da Câmara de Vereadores. Hoje, aos 36 anos, é evangélica, casada, mãe de Victor, de 15 anos, e Victória, de 13.  

Numa entrevista otimista e comovente, Cida contou detalhes de seu passado e de como segue em frente. Veja só!  

OFuxico: Poucos participantes são tão lembrados com carinho como você. Mesmo quando estava no auge, parece não ter se deslumbrado. Como se manteve firme, indo de um extremo ao outro?
Cida Santos – Pé no chão! Mantenho a humildade, sempre. Venho.de uma família humilde, essas coisas não mexeram e não mexem com minha cabeça. É sempre muito importante sabe de onde vim, tenho pé firme. 

OFuxico: Ainda mantém contato com algum colega de confinamento?
Cida Santos
– Eu e a Sol nos falamos quase todo dia. Sinto saudades dos momentos maravilhosos que passei naquela casa maravilhosa. 

OFuxico: As pessoas ainda te reconhecem?
Cida Santos
– Às vezes sou reconhecida e tiro fotos, mas estou bem diferente. As pessoas pensam em mim sempre de cabelo curto e morena. 

OFuxico: Pois é! Está louríssima e num processo de emagrecimento, certo?
Cida Santos
– Faço luzes há bastante tempo e puxo mais pro louro. O processo de emagrecer veio com a pandemia. Vi muita gente engordando e eu estava bastante acima do peso. Decidi melhorar e procurei mudar meus hábitos alimentares. Busquei uma profissional de Nutrição e entendi que o desafio é com a gente mesmo, um problema entre a gente e a balança. Temos que procurar o que é melhor, eu não me sentia bem.  

OFuxico: E está tendo resultados satisfatórios?
Cida Santos
–  Os resultados estão legais e estou muito satisfeita, muito feliz. Tem que partir do nosso interesse, assim a gente se esforça mais a perder peso, a comer direitinho. Eu decidi, eu quis mudar. Emagrecer é um processo, não é começar uma dieta hoje e achar que amanhã estará magra. Aos pouquinhos vamos nos esforçando, cada dia mais. Perdi sete quilos e estou muito satisfeita. Mas quero perder 12. Muitas vezes a gente acha que dieta é parar de comer e passar fome. Hoje eu como muita coisa saudável e estou vendo resultado. Importante também beber bastante água, bebo uns três litros por dia. 

OFuxico: Infelizmente, você foi muito trapaceada e perdeu muita coisa. Não restou nada mesmo, fruto do seu prêmio?Cida Santos – Infelizmente tive muitos problemas com o dinheiro. Confiei em pessoas que não deveria. Permiti que certas pessoas entrassem na minha vida e, por fim, tive problemas com minha tão sonhada casa. Confiei numa pessoa ao ajudar. Fui muito boa de coração e essa pessoa me prejudicou muito. Mas tudo foi um aprendizado, a vida está aí pra gente aprender. Não é fácil… Deus está vendo todas as coisas e ele sabe o quanto fui justa. Mas é vida que segue, vou correr atrás dos meus sonhos, que são muitos, e colocar Deus na frente, sempre. Porque creio que há um Deus que vê todas as coisas. 

OFuxico: Como é sua vida hoje, o que faz profissionalmente?
Cida Santos
– Comecei a mexer mais no Instagram, antes eu quase não postava nada, é também um meio de trabalho. Além disso, cuido da minha família. 

OFuxico: E como se sente, diante de tudo o já passou ?
Cida Santos
– Estou vivendo a melhor fase rainha vida, bem mental, física e espiritualmente. A gente vê a vida de outro jeito. Mesmo com tudo o que passei em minha vida, nunca tirei o sorriso do rosto e sei que nada é por acaso. Agora é correr atrás dos meus sonhos. Com tudo o que aconteceu, optei por me afastar um pouco, sair de cena. Graças a Deus nunca faltou convite para participar de um ou outro programa, dar entrevistas. Sempre pintou oportunidade, mas preferi ficar na minha. Agora estou de volta, Deus me deu forças e passei por essa luta. Nunca é tarde para sonhar, nossos sonhos podem se realizar e dependem da nossa força. O negócio é não desistir. Temos que ser positivos. 

OFuxico: Na época do programa, você era babá e a menininha que você cuidava era apaixonada por você. Como é a mãezona Cida? Linha dura ou alivia como nos tempos de babá?
Cida Santos
– Sou uma mãe leoa, chata, pego no pé. Sou protetora. Meus filhos são bênçãos em minha vida. O que posso fazer por eles, faço, sempre explicando como é a vida. 

OFuxico: Se houvesse outra oportunidade, de repente uma edição somente com campeões, participaria?
Cida Santos
– Acredito que sim. Se tiver que acontecer… A gente não pode perder as oportunidades. Entraria pela visibilidade que o programa dá, pelas as oportunidades de trabalho aqui fora e, claro, pelo prêmio. 

OFuxico: Você acompanhou as outras edições do BBB?
Cida Santos
– Ano passado acompanhei mais pelas redes sociais, tinha bastante tempo que não assistia, foi muito legal. Estou ansiosa pelo Big dos Bigs.

---