Vestido leiloado do Calypso, é usado em turnê internacional

Por - 22/01/06

A história do vestido de Joelma, vocalista do Calypso, que está sendo leiloado pelo Domingo Legal, tem dados interessantes.

A roupa foi usada na gravação do DVD Amazônia, no dia 14 de novembro de 2004, no Bumbódromo de Manaus (AM), para um público de mais de 50 mil pessoas. Detalhe: centenas de fãs ficaram do lado de fora, pois o local não poderia comportar um número maior de pessoas.

Além disso, Joelma vestiu a roupa, do estilista e bailarino da banda, Marcos Brandão, em alguns shows que realizou na turnê 2005 pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.

Em conversa com a reportagem de OFuxico, Meg Martins, assessora do Calypso, contou mais alguns detalhes sobre o figurino do fenômeno que tem conquistado um número expressivo de fãs, em todos os lugares onde passa.

OFuxico – O que Marcos usou para fazer essa roupa?
Meg Martins – Ele usou franjas e um tecido importado de malha amarela estampada. Foram usados, aproximadamente, dois metros de tecido.

OF – A roupa é leve?
MM – Sim, bem leve e apropriada para dançar cumbia, um dos ritmos aderidos pela banda, que também toca carimbó, merengue, lambada, calypso. Ela não fica apertada no corpo e deixa os movimentos bem soltos.

OF – Como foi idealizada a banda Calypso?
MM – Foi Chimbinha e Joelma. Joelma cantava em outras bandas e decidiu gravar seu primeiro disco solo. Ela convidou Chimbinha para produzi-lo. Enquanto gravavam, eles começaram a namorar. Quando as gravaçõies terminaram, o disco que seria lançado com o nome de Joelma Lins virou o primeiro da Banda Calypso, com Chimbinha produzindo e Joelma cantando. Eles misturaram vários ritmos e nasceu Calypso, uma banda de vanguarda que chegou com um estilo novo e contagiante.

OF– As roupas da Joelma e de todos os dançarinos são sempre desenhadas e confeccionadas pelo Brandão?
MM – Sim, sempre por ele. Joelma sempre senta com Marcos, para que, juntos, idealizem e escolham o melhor modelo para os shows. Joelma tem um carinho todo especial pelo vestido doado para o leilão, pois fez parde do DVD Amazônia e de muitos shows da banda pelo Brasil, Estados Unidos e Europa. É uma peça muito querida.

OF – De quanto em quanto tempo o grupo refaz o figurino? De onde surgem as idéias de modelos?
MM – Marcos está sempre antenado, buscando novidades para integrar o guarda-roupa do Calypso. Junto com Joelma, sempre chega a um denominador comum. Isso vale também para sapatos e adereços. O único ponto que não se discute é sobre as cores: devem ser sempre vibrantes e alegres. Marcos vê os melhores tecidos, de cores quentes pra combinar com Calypso. Joelma não economiza na beleza das coisas que quer mostrar ao público. Esse é um carinho que ela dá a todos que vão a seus shows.

OF – As roupas são laváveis?
MM – São, sim. Há uma pessoa, a Gigi, que cuida do figurino. Ela sabe quando lavar, trocar peças que se estragaram por conta do uso, enfim, faz toda a manutenção do figurino.

OF – Existe um acervo com essas roupas?
MM – Tem uma sala gigantesca de figurinos, em Olinda (PE). Lá, estão centenas de roupas e sapatos, brincos, muitos acessórios. Tudo que já foi utilizado nos shows.

Leilão

Até as 14 horas do próximo dia 25, você pode dar um lance para comprar o vestido usado pela cantora Joelma, do Calypso. A renda obtida com o leilão será revertida para a Sociedade Pestalozzi do Pará, entidade que atende a 800 crianças com necessidades especiais.

---