Vitória Strada sobre voltar a gravar: ‘Eu tive medo, pois estava há meses sem sair de casa’

Por - 04/12/20

Divulgação/João Miguel Junior/TV Globo

Em meados de agosto, a Rede Globo anunciou a retomada das gravações de suas novelas, e o elenco de Salve-se Quem Puder se preparou para um novo desafio: evitar a contaminação de Covid-19 durante o trabalho. Com exclusividade, o OFuxico bateu um papo com a atriz Vitória Strada, que vem seguindo à risca as novas medidas de restrições. 

Salve-se Quem Puder

“Quando voltamos a gravar tive medo pois estava há meses sem sair de casa, mas a Globo nos cercou de todos os cuidados necessários e foi um alívio no meio de tanta notícia ruim poder voltar a interpretar a Kyra que é uma personagem tão leve e gostosa de fazer. Ela estava louca pra voltar a existir dentro de mim (risos)”, respondeu a atriz que tem consciência de que a quarentena foi muito mais pesada para uma boa parte dos brasileiros.

“O período de isolamento foi um momento que eu acredito que marcou muito a vida de todo mundo. Não foi fácil. Claro que estou numa posição privilegiada por poder cumprir a quarentena com segurança e sem faltar nada. Mas ver o estrago econômico e social que essa pandemia causou, ver os números de casos e mortes aumentando e muitas pessoas não levando a sério me deixou muito ansiosa”, respondeu.  

Durante as gravações o contato com outros atores é praticamente inevitável, especialmente quando se têm cenas de beijos, como acontece entre os personagens Kyra e Alan (Thiago Fragoso). Questionada sobre essa nova experiência ela disse: “É tudo novo, para o mundo inteiro. Todas as pessoas estão experimentando algo inusitado, vivido pela primeira vez. Estamos encarando um cenário de incertezas. Isso mexe com a gente. Mas acho que o meu sentimento é semelhante ao de todas as pessoas. Uma mistura de cuidado extremo, cautela, disponibilidade para fazer tudo dar certo da forma mais segura possível… E assim seguimos contando a nossa história, com muito álcool em gel e alguns acrílicos que às vezes nos separavam. Foi estranho no começo, mas aos poucos ficamos adaptados”, explicou. 

De máscara, Vitória Strada comemora o retorno às gravações da novela

Quem acompanha a carreira da atriz sabe que a maioria de seus personagens seguem para o drama, a mocinha sofrida, mas com final feliz. Diferente, Kyra é bem mais leve e engraçada. “É difícil dizer se encontrei o ponto certo. Eu acho que tem um momento em que a personagem começa a andar sozinha. Você para de racionalizar, "como fazer essa cena" no gravando, você faz como se a personagem vivesse aquilo naquele momento mesmo. É uma delícia. Eu me divirto demais com a Kyra Senti um frio na barriga quando recebi o convite e entendi que ela teria um registro muito diferente do que o público está acostumado. Mas que triste seria não sentir esse friozinho na barriga quando lançamos um projeto novo né?”, respondeu. 

Alexia ( Deborah Secco ), Luna ( Juliana Paiva) e Kyra ( Vitória Strada )

Com exibição a partir de 2021, a novela teve alguns cortes e os atores sentiram a diferença. “Foi um susto quando paramos. Ninguém tinha ideia do que estava por vir. Também foi um susto quando soubemos que a haveria tantas mudanças, mas sabíamos que era necessário. estávamos loucos para voltar, mas como a empresa sempre frisou, o importante é a saúde de todos. Nunca antes houve uma pausa na produção de novelas e geralmente gravamos enquanto vemos o nosso trabalho no ar. Ter a possibilidade de voltar para finalizar esse trabalho é motivo de felicidade e eu estou na expectativa para ver o resultado dessa segunda temporada no ar”, explicou Vitória.

Contracenando pela primeira vez com uma galinha, após alguns meses ao lado da companheira de cena, Vitória disse que já trabalhou com cavalos, cachorro e coruja, “Mas é a primeira vez que tenho uma colega de cena galinha (risos). O engraçado é que ela é tão presente nas gravações que desenvolvi um carinho muito grande por elas (são três que se revezam no papel de uma). No início a minha maior preocupação era fazer a cena bem, e pegar elas no colo com jeitinho, entender como ela se sentia bem pra gravar. Agora que já estou acostumada é tudo muito natural. Algumas cenas são fáceis de gravar, quando a Filipa está no colo de alguém ou parada em algum lugar, e outras são mais demoradas como nas cenas em que ela ataca a Kyra”, brincou. 

Aniversário na Quarentena

No começo de outubro, Vitória completou 24 aninhos em isolamento total com a namorada Marcela, que não deixou passar despercebido, pelo contrário, aproveitou para fazer uma linda homenagem a namorada e compartilhou com os seus seguidores. “Foi muito diferente, sem dúvidas. Mas é tão gostoso receber o carinho das pessoas que tiram um tempo do dia para nos ligar ou escrever, que eu me senti muito querida e amada. E isso me fez muito bem, mesmo estando longe de muitas pessoas que eu amo. pra mim foi como recarregar as energias pra seguir em frente. Sobre a Marcella, ah… Não me canso de agradecer a sorte de ter alguém tão especial ao meu lado”, falou.

E apesar da pouca idade, a atriz já demonstrado certa maturidade de como conduzir a sua vida, não é à toa que ela é mulher de muita personalidade. “Eu acho que é resultado de uma mistura de coisas. Tem a ver com a educação que tive vinda dos meus pais, com a minha personalidade e com o fato de ter saído cedo de casa para trabalhar como modelo. Tudo isso fez com que eu fosse madura desde cedo. Sempre fui pé no chão, focada e, mais uma vez, agradeço aos meus pais por isso. Tenho muito orgulho da trajetória deles, nos seres humanos que são e os levo sempre como exemplo”, pontuou. 

As experiências que cada um teve e ainda tem durante a pandemia tem sido diferente e única, a atriz por exemplo, deu dicas para desenhar ou ler livros, mas com certeza lidar com a ansiedade tem sido o maior desafio. “E ainda está sendo, pois, a pandemia ainda não acabou, infelizmente. Nem se eu quisesse, seria capaz de negligenciar tudo o que estava acontecendo. Eu tenho um dia a dia muito corrido e sem rotina quando estou gravando, por isso, que parar e passar meses em casa, sem trabalhar e poder sair, foi um baque pra mim. O desenho é um hobby e também um recurso terapêutico porque me permite acalmar a mente, quase como uma meditação. Eu indico muito porque é o que me ajuda, mas acho que cada um deve se escutar, observar e entender o que faz bem e ajuda a acalmar a mente nos momentos em que ela está inquieta”, disse.

Marcela Rica e Vitória Strada em clique na web

Projetos 2021

Com os trabalhos de 2020 suspensos, 2021 ainda é incerto.

“Os projetos deste ano foram todos remodelados, pausados ou adiados. A novela, inicialmente, terminaria em meados deste ano. Com a pandemia, ficamos todos à espera de decisões que dependiam de inúmeros fatores. A própria flexibilização tem sido confusa e agora estamos diante de um novo cenário bastante preocupante. Conforme o tempo foi passando, a ficha foi caindo. Fomos entendendo o tamanho da pandemia e seus impactos. 2020 entrou em "pause" e 2021 ainda é incerto demais. Por isso, estou sendo mais cautelosa em relação aos projetos para o ano que vem. Assim que tiver novidades concretas, conto pra você”, prometeu a atriz. 

Mas quando tudo voltar ao normal, Vitória já tem destino certo, Nova York.

“Eu amo viajar! Gostaria muito de conseguir ir para um lugar novo, conhecer de perto uma cultura diferente. Mas são tantos os destinos. Quero muito conhecer Nova York, por exemplo. Mas agora o meu desejo de ver o mundo melhorando é tão grande que eu não me sinto nem no direito de reclamar por não estar podendo viajar”, pontuou.

---

Tags: ,,