Xuxa: ‘Quero que lembrem de mim como uma pessoa que viveu tudo’

Por - 01/11/20

Reprodução TV Globo

Com sorriso no rosto, de bem com a vida, corajosa e firme em suas convicções, Xuxa escolheu o Fantástico, da Rede Globo, para uma entrevista exclusiva na qual passou a limpo sua trajetória pessoal e profissional, desde quando tinha 16 anos e começou a trabalhar como modelo, passando pela fase que conquistou a glória de se transformar a Rainha dos Baixinhos, até os dias atuais quando, aos 57 anos, lança um livro de memórias e outro dedicado às crianças.

Quando Xuxa concede uma entrevista uma coisa é certa: a loira amadureceu, não faz tipo, não faz média. A Rainha dos Baixinhos se transformou em uma mulher corajosa, iluminada, esclarecida e com opiniões firmes. Moral da história: palmas para Xuxa! 

Além da entrevista para o programa dominical a conversa rendeu uma edição do podcast Isso é Fantástico gravado durante  uma longa entrevista concedida, ao telefone, aos jornalistas Murilo Salviano e Renata Ceribelli. Completamente a vontade, nas duas entrevistas a Rainha dos Baixinhos falou sobre vários temas como envelhecimento, religião, vida sexual e até o polêmico filme 'Amor, Estranho Amor', sua relação com Pelé e a convivência com a diretora Marlene Mattos.

Confira os melhores momentos das duas entrevistas:

Xuxa tem medo da velhice?

“Estão cobrando minha velhice… e quem diz ‘Ah, a Xuxa tá muito velha”, diz isso porque não quer envelhecer. Se eles me vem velha é porque eles estão velhos e não querem envelhecer”.

“Eu que trabalhei desde os 16 anos com minha imagem, assusta um pouco. Sou muito criticada por mulher. A mulher olha pra mim e diz, nossa como a Xuxa tá feia, tá gorda, tá velha… eu tô vivendo um momento de felicidade talvez pela minha maturidade”.

“Tá  todo mundo sem expressão, todo mundo com a boca parecida, o cabelo parecido. Mas quem sou eu pra falar isso se no anos 80 eu também seguia um padrão de beleza. Se eu um dia fizer uma plástica, não será porque os outros querem”.

Como quer ser lembrada

“Eu quero ficar num lugar muito bonito, cercada de natureza, esperando meus netos chegarem. Relembrar tudo o que vivi com a cabeça erguida”.

“Sou acima de tudo uma pessoa que realmente acredita no sonho. Porque se eu não sonhasse não estaria hoje aqui sentada na sua frente. Quero que lembrem de mim como uma pessoa que viveu tudo”.

Maya:bebê arco-Iris

“Maya é um anjinho que veio a terra e escolheu ter duas mães”. O livro de Xuxa leva para o papel a história do casal Fábi e Vavá, mãe de Maya, uma garotinha que existe na vida real , tem nove meses e é afilhada da apresentadora.

Política, machismo e o momento atual no Brasil

“Hoje em dia o que a gente tá vivendo é muito pior do que antes. A gente tá vivendo um momento muito difícil, onde as pessoas estão levantando uma maneira muito esquisita, muito truncada. Na política, se você não tem o mesmo candidato, você é criticada, é uma pessoa levada de uma maneira muito doida. Então, se esse político, esse governante, essa pessoa incita isso e diz que ser gay é coisa do diabo, são aberrações, são pessoas que não são filhos de Deus, obviamente todo mundo que confia e acredita nesse político vai acreditar nisso.

Se essa pessoa é machista e diz que teve quatro filhos e fraquejou no quinto porque nasceu uma mulher. Então o cara que é machista sai do armário e diz ok, agora tem eu tenho meu espaço porque tem alguém endossando isso. Se o cara levanta uma arma e diz ‘vamos matar os bichos porque bichos podem ser caçados’, então os veganos, aqueles que são a favor da natureza e trabalham realmente por isso a vida toda, tudo isso vai por agua abaixo porque vai vir um monte de gente dizendo ‘então vamos matar os bichos porque agora tem alguém muito forte endossando isso’. Quando alguém incita esse ódio, muita gente sai do armário com essas armas ruins e vai destilando no povo todo. É isso que eu estou vendo, estou sentindo”

Amor pelos animais

"Eu queria passar isso (do veganismo) para todo mundo (…), mas as pessoas não querem ouvir".

Sexo aos 57

"Tô com quase 60 anos e o dia que a gente (ela e Junno) não faz um olha pro outro e diz: por que a gente não fez ontem mesmo?"

Maior preconceito que sofreu

“O Machismo era muito forte nos anos 80 e quando comecei a trabalhar eles me viam assim, se sou loira e sou modelo, sou prostituta. (…) Se eu tivesse cedido a todos os convites que tive, eu não seria a pessoa que sou hoje”.

Amor

“Se eu me apaixonasse por uma mulher todo mundo iria saber… não vejo isso como uma coisa errada. Amor é amor. Dois homens podem se amar, um homem e uma mulher… amor é amor, não importa o sexo”.

Erros e acertos

"Tenha certeza que eu errei muito, mas muito mesmo, porque era politicamente correto naquela época cometer aquele tipo de erro".

“As paquitas naquela época estavam seguindo uma beleza que era imposta. Era uma coisa que eu não queria. Eu pedia pra não mudar a cor do cabelo, mas elas faziam isso pois tinha mais espaço para as crianças loiras (…), Mas antes de falar das paquitas, por que não falam de todas as princesas que nunca foram negras…”.

"Me enganaram, me roubaram, mas eu não aprendo", desabada Xuxa.

Marlene Mattos

“Eu errei muito porque tinha uma direção que me mandava fazer (…) Eu deixava que as pessoas falassem por mim. A Marlene foi uma pessoa que mexeu muito não somente com a minha cabeça, mas com a cabeça das Paquitas (…) Ela usou muito do abuso de poder em cima da gente. A gente não foi forçado a fazer nada e aceitava. Hoje ninguém fala o que tenho que falar, tenho que fazer. Antes não tinha coerência no que estou fazendo e falando".

Xuxa sobre Marlene Mattos: "Abuso de poder mexeu com a minha cabeça"

O filme Amor, Estranho Amor

"Já deu o que tinha que dar, queria tanto que as pessoas vissem esse filme" (…) Eu não queria fazer e o Pelé achava que seria interessante para o início da minha carreira".

“As pessoas diziam ‘é mas você transou com um garoto de 12 anos no filme’. Eu não transei, aquilo é ficção, se não o Arnold Schwarzenegger deveria estar preso porque matou um monte de gente no filme dele”.

“Quem não viu, por favor veja, porque esse filme fala de umsa coisa muito atual que é a exploração infantil. Muita crianças é vendida hoje, diariamente. O filme é uma ficção, mas a realidade existe sim, e tem o nome de Exploração infantil”.

Xuxa sobre filme Amor Estranho Amor: "Fiz para agradar o Pelé". 

Namoro com Pelé

“Sei que diziam 'qual a diferença entre a Xuxa e o chuchu? A Xuxa era comida de preto rico e o chuchu era comida de preto pobre (…) Hoje eu consigo olhar para essas pessoas com pena”.

Fé em Deus

"Eu acredito tanto em Deus que eu sinto Deus, sinto a presença dele (…) Todas as religiões, na minha opinião, levam a Deus (…) Deus é amor, Deus não é preconceituoso, não é machista, não é homofóbico".

O corajoso depoimento de Xuxa sobre João de Deus: "Um Montro!"

Ser mãe de Sasha

"Tudo mudou. Tudo que eu achava que fazia parte da minha personalidade. Quando eu virei mãe, eu virei mãe".

Um bom conselho

“Primeiro eu queria que as pessoas não confiassem muito no ser humano. O ser humano não é um bichinho confiável. Segundo é algo que minha mãe me ensinou: ninguém é melhor do que eu e eu não sou melhor do que ninguém. O tombo é muito grande quando a gente acredita que é alguém”.

---

Tags: ,