A Favorita: Relembre a história da novela que está de volta à telinha

Por - 16/05/22

Patricia Pillar e Claudia Raia em "A Favorita"Foto: Divulgação TV Globo

Duas mulheres. Um crime. Uma trama de suspense emocionante. Essa é a premissa de “A Favorita”, o sucesso de João Emanuel Carneiro, que volta a ser exibida nesta segunda-feira, 16 de maio, no “Vale A Pena Ver De Novo”.

Leia + Resumo dos capítulos de A Favorita

O Enredo

Flora Pereira da Silva (Patrícia Pillar) e Donatella Fontini (Claudia Raia) são duas mulheres com um passado interligado, e estão conectadas desde que eram crianças. A família de Donatella sofreu um acidente e, desde então, ela é criada como irmã adotiva de Flora. Em um momento, a dupla é descoberta por Silveirinha (Ary Fontoura), que vira empresário das duas como Faísca e Espoleta, uma dupla sertaneja.

Cartaz da dupla Faísca e Espoleta na novela A Favorita
Foto: Memória Globo

Mas, quando conhecem Marcelo Fontini (Flávio Tolezani) e Dodi Gentil (Murilo Benício), começa a disputa do coração do herdeiro da fábrica de papel Fontini, e quem sai vencedora é Donatell, mas, Marcelo sempre levou a vida dupla e mantinha Flora como amante. Porém, alguns anos depois, ele é assassinado, e fica a dúvida: Quem matou o filho de Irene (Gloria Menezes) e Gonçalo (Mauro Mendonça)?  Uma acusa a outra, porém Flora ficou 18 anos na cadeia, e Donatella viveu a vida como a viúva do herdeiro, criando a filha de Flora e Marcelo, Lara Fontini (Mariana Ximenes). 

18 Anos depois, vemos uma Flora aproveitando sua liberdade e tentando provar sua inocência, e uma Donatella querendo proteger Lara e sua família da suposta ameaça que seria Flora. E então fica a dúvida: Quem está falando a verdade? 

Glória Menezes em cena de "A Favorita"
Foto: Divulgação TV Globo

Crítica e Premiações

O jogo de gato e rato de João Emanuel é elogiadíssimo e até hoje rende memes, discussões e aclamação. As atuações renderam diversos prêmios, entre eles: Melhor Novela e Melhor Autor no Prêmio Contigo e Trófeu Imprensa de Melhor Atriz para Patrícia Pillar. 

O episódio de revelação da vilã é até hoje elogiado e relembrado como uma grande surpresa, pois, grande parte do público comprou a briga de Flora e aí veio a surpresa com o “Plot Twist” que foi sua passagem de injustiçada à grande vilã. 

Dodi (Murilo Benício) na novela "A Favorita"
Foto: Divulgação TV Globo

Curiosidades

Tratando-se de um projeto enorme como este, existem muitas coisas acontecendo que o público pode ficar sabendo, como: Ary Fontoura interpretou o mordomo Silveirinha, e em uma cena, ele praticou improviso e cuspiu de verdade no rosto de Cláudia Raia. A cena não estava no roteiro, mas foi ao ar, pois, segundo o diretor Ricardo Waddington, captou a real emoção que a cena precisava. 

Jackson Antunes interpretou Leonardo, o abusivo e agressor de sua esposa Catarina (Lilia Cabral). O ator disse que chegou a ser agredido na rua por uma telespectadora. 

Juliana Paes acabou saindo do projeto para fazer Maya, em “Caminho das Índias” e sua personagem, a jornalista novata, Maíra, melhor amiga do ousado e atrevido jornalista, Zé Bob (Carmo Dallavechia) e filha postiça da editora do Paulistão, Tuca (Rosi Campos), acabou morta. 

A novela ainda conta com Deborah Secco, como a sonhadora Maria do Céu ; Tarcisio Meira como o líder da vila operária, Copola, Cauã Reymond como Harley, e Thais Araújo como Alícia.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: