A Favorita às 06:00

A Favorita: Relembre cinco núcleos secundários da novela

Tuca; Alicia; Catarina, personagens de "A Favorita"
Personagens de núcleos secundários de “A Favorita” (Crédito: Tv Globo)

Sabemos que a trama da novela gira em torno, no primeiro momento, de descobrir qual das duas está mentindo, Flora (Patricia Pilar) ou Donatella (Claudia Raia). Já no segundo momento, com a revelação da vilã, focamos nessa história. Mas, nenhuma novela sobrevevi sem um núcleo secundário, que tem tramas importantes para a sociedade.

É o caso de alguns que iremos listar, pois, existem aquelas sub tramas que enriquecem a trama, e trazem um lado mais político, social, ou até mesmo, com a função de divertir. Vamos ver alguns:

CATARINA

Neste núcleo destaca-se a importância de ficar atento aos relacionamentos abusivos e tóxicos. A personagem interpretada por Lília Cabral é uma mulher sonhadora, a frente de seu tempo, com a mente muito aberta e que tinha muitos planos, mas, se casou com Leonardo (Jackson Antunes), um homem que abusou muito de seu bom coração. Junto com seus filhos, Domenico (Eduardo Mello) e Mariana (Clarice Falcão), o núcleo construído fica ainda mais forte quando Catarina da um basta e começa a trabalhar, com a influência de Stella (Paula Burlamaqui), em um restaurante de Triunfo, a cidade fictícia de A Favorita, e com a ajuda de Vanderlei (Alexandre Nero) se redescobre, e começa a viver novamente, recuperando seu lindo e belo sorriso e vontade de viver.

Lília Cabral como Catarina (Reprodução/Tv Globo)

FAMÍLIA COPOLA

O senhor Copola é pai de três mulheres: Cida (Claudia Ohana); Catarina(Lilia Cabral) e Lorena (Gisele Fróes). Cada uma delas tem suas particularidades: Cida é caminhoneira, Catarina é uma moça sonhadora, e Lorena é uma dona de casa, e mãe de Cassiano (Thiago Rodrigues), e casada com Átila (Chico Diaz). O núcleo ainda tem Yolanda (Suzana Faini), que guarda um segredo sobre o passado de Cida. Neste núcleo, é uma família muito carinhosa, e que tem suas excentricidades, além de ser muito musical. Yolanda vive uma vida com Copola, na sombra de Irene (Glória Menezes), porém, além disso é uma família unida, que está sempre por perto quando alguém precisa.

Copola e a rebelião dos trabalhadores (Reprodução/Tv Globo)

A REDAÇÃO

Formado por um dos principais, Zé Bob (Carmo DalLa Vechia), junto com Tuca (Rosi Campos) e Maíra (Juliana Paes), é um ambiente convidativo, que junta o jornalismo investigativo de Zé, com o pulso firme de Tuca, que tenta segurar. A importância do jornalismo é mostrada em vários momentos, entre eles, em uma das reviravoltas envolvem Maíra, e a descoberta de quem é a real vilã da história.

Maíra em trabalho investigativo (Reprodução/Tv Globo)

POLÍTICA

Este subnúcleo envolve Romildo Rosa, o eterno Milton Gonçalves, com a filha rebelde com causa Alicia Rosa (Taís Araújo) e Didu Rosa (Fabrício Boliveira). Aqui vemos a corrupção em vários momentos, com os desvios do político Romildo, que incluem superfaturar obras para comunidades carentes, tráfico de armas, além disso, os riscos das milícias. Alicia é uma pessoa complicada, que usa e abusa de seus privilégios, porém, tenta sempre alertar e usar um alter ego, para denunciar a corrupção. Didu tem problemas com álcool, e quando tenta conquistar Rita (Christine Fernandes), acaba se atrapalhando e ferindo a humildade e caráter da moça. Existem várias reviravoltas, e ainda denúncias que são atemporais, e que vemos nos dias de hoje. Sua contraparte é Elias, um dentista que entra na política para fazer parte contra a tirania e corrupção de Romildo.

Romildo Rosa levando ovada contra o público (Reprodução/Tv Globo)

MARIA DO CÉU

A trama de Maria do Céu (Deborah Secco) é uma montanha russa enorme. Ela começa vindo do interior com sua família, mas, quer conquistar grandes voos. Depois de uma tragédia familiar, ela vai parar no núcleo de Cilene (Elisângela), e tenta ser garota de programa. Porém, ela tem uma obsessão e faz de tudo para acabar com o relacionamento de Cassiano com Lara (Mariana Ximenes), criando várias situações para fazer a herdeira ficar enciumada. Depois, ela acha um novo alvo, porém, a obsessão por Cassiano continua. Ela acaba conhecendo Orlandinho (Iran Malfitano), e vai fazendo o seu caminho rumo a riqueza.

Deu ruim para Maria do Céu! (Reprodução/Tv Globo)

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!