Amor Perfeito: Figurino destaca cores vivas e sensação de liberdade

Por - 20/03/23 às 17:05

Amor Perfeito - Levi Asal e Juliana Alves caracterizadosbOs figurinos exaltam as cores vivas- Foto: TV Globo/Paulo Belote

Com cores vivas em destaque, as figurinistas Karla Monteiro e Daniela Garcia mergulharam em um processo de criação que envolveu as mais diversas referências, que vão desde a arte milenar do “feito à mão”, passando por artistas mineiros como Aleijadinho e Maria Auxiliadora, até artistas contemporâneos como Ronaldo Fraga.

Leia +: Protagonista, Levi Asaf acredita que vai emocionar muita gente em ‘Amor Perfeito’

Tudo isso atravessado pelo lúdico olhar de uma criança, como se elas estivessem sendo conduzidas pelo protagonista Marcelino (Levi Asaf).

“As diferentes formas de manifestação do amor estão ‘plantadas’ na dramaturgia e na construção dos personagens, e o figurino tem uma liberdade no olhar sobre a época. ‘Amor Perfeito’ é uma novela que se passa nos anos 30 e 40, e em nosso projeto há essa mistura com o pensamento contemporâneo da valorização do feito à mão, do reuso do acervo de figurinos da TV Globo, da compra em brechós junto ao uso da moda de 2023”, explica Karla.  

Em uma história encabeçada pelo sonho do amor materno, alimentado com muita fé por Marcelino, as figurinistas buscaram materializar no vestir da criança a alegria e traquinagem tão marcantes em sua personalidade.

“Marcelino é pura luz! Sua alegria contagiante está refletida nas cores fortes e puras. Para ir à escola, por exemplo, ele usa um gorro de pacthwork colorido, feito a partir de uma peça pronta do acervo, que respeita a liberdade de seus cachos na caravela do frei João (Allan Souza), e com uma versão mochila supercolorida do que seria a pasta ‘bauzinho’ para estudantes dessa época”, conta Daniela.  

Para marcar a passagem de tempo entre 1936 e 1942, elas explicam que as mudanças na moda são gradativas e que isso estará também presente na novela.

“Estamos usando silhuetas e proporções dos anos 30, mas que permitem que alguns personagens venham carregando em algum momento histórias de uma década anterior. Nos anos 40, estamos ‘passeando’ dentro do que foi acontecendo na moda, saias mais curtas, cinturas marcadas, e ombros estruturados se fundem entre a trajetória de cada um e o pensamento moderno”, afirma Karla.  

Mas se o assunto é moda em Águas de São Jacinto, não é possível deixar de falar da deslumbrante Wanda Pacheco (Juliana Alves), uma mulher moderna, que encarna o espírito cosmopolita e, não à toa, é a proprietária da loja “A Brasileira Elegante”.

É lá que as mulheres da cidade podem encontrar produtos, no mínimo, “ousados” para a mentalidade interiorana da época. Tem tops, calças compridas, terninhos e outros artigos que vão dar o que falar!

“A Wanda inaugura em Águas de São Jacinto uma loja de roupas ousadas – numa época em que as roupas eram confeccionadas, na maior parte, por costureiras em pequenos ateliês copiando a moda francesa. Ela é uma personagem moderna inspirada em figuras extravagantes da época como Elza Schiaparelli e em traços futuristas de marcas contemporâneas. Wanda é a mais moderna, com macramês, cores e estampas fortes, é a ‘boneca’ com muitos fãs dentro da equipe de figurino”, brinca Daniela.  

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino