Novelas às 07:18

Maurício Farias reassume a direção artística em ‘Um Lugar ao Sol’

Maurício Farias
Foto: TV Globo/ Estevam Avellar

“Um Lugar ao Sol” tem a direção artística de Maurício Farias. Marido de Andrea Beltrão, que vive a Rebeca na trama, ele é nascido em uma família tradicional do cinema brasileiro. Maurício se interessou cedo pela sétima arte. Quando tinha 11 anos foi ator no longa-metragem “As Aventuras com Tio Maneco” (1970), dirigido pelo saudoso Flávio Migliaccio e produzido por seu pai, o cineasta Roberto Farias.

Mesmo apaixonado por cinema, prestou vestibular para desenho industrial na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Não concluiu. No quinto período do curso, aceitou ser assistente de direção do pai em um especial da TV Globo, exibido na faixa de programação “Quarta Nobre”, e nunca mais deixou a televisão.

Na emissora, dirigiu obras como “Tenda dos Milagres” (1985), “As Noivas de Copacabana” (1992), “Quatro Por Quatro” (1993), “A Viagem” (1994), “Cara e Coroa” (1995), “Salsa e Merengue” (1996), “Hilda Furacão” (1998), “Pecado Capital” (1998), “Esplendor” (2000).

Maurício também dirigiu episódios de “Você Decide” e “Brava Gente”. Em 2002, assumiu a direção de “A Grande Família”, em que permaneceu até 2011, quando se tornou diretor de Núcleo. De 2011 a 2015, realizou em seu núcleo “Tapas & Beijos”, “Aline”, “Encontro com Fátima Bernardes”, “Casseta e Planeta”, “A Mulher do Prefeito” e “Mr. Brau”, ao mesmo tempo em que foi um dos criadores do “Tá no Ar, a TV na TV” e do novo “Zorra”.

A partir de 2017, já como diretor artístico, Maurício Farias esteve à frente de “Filhos da Pátria”, “Cidade Proibida” e “Hebe”.  Ao longo de sua carreira, dirigiu sete longas-metragens, entre eles “O Coronel e o Lobisomem”, “A Grande Família”, “Veronica”, “Vai Que Dá Certo’ e “Hebe”.

Veja também:
‘Um Lugar ao Sol’: conheça a trama principal da nova novela das 21h
‘Um Lugar ao Sol’: novela marca a estreia de Lícia Manzo no horário nobre
‘Um Lugar ao Sol’: Realismo na cenografia e na produção de arte
Confira os resumos dos primeiros capítulos de “Um Lugar ao Sol”
Conheça os personagens de ‘Um Lugar ao Sol’
‘Um Lugar ao Sol’: figurino e caracterização refletem personalidade dos personagens

DE VOLTA, 20 ANOS DEPOIS

Com “Um Lugar ao Sol”, Maurício volta às novelas, como diretor artístico depois de 20 anos.

“Desde que parei de fazer novelas, acabei me dedicando à direção das séries, seriados, programas de humor. Foram anos maravilhosos, onde encontrei grandes parceiros e pude me dedicar a direção desses gêneros. Até que há uns três anos, na época em que eu estava filmando ‘Hebe’, recebi do Silvio de Abreu o convite para dirigir ‘Um Lugar ao Sol’”, diz ele.

“Agora estou trazendo essa experiência com séries para a direção da novela. E a parceria com a Lícia tem sido espetacular. É uma grande autora, com uma narrativa forte e moderna, com um olhar apurado e sensível para todas as questões que ela aborda”.

Além de uma viagem para a Praga, na República Tcheca, no início de 2020, toda a novela foi gravada durante a pandemia. Farias destaca como foi o processo.

“Começamos a gravar a novela no início de 2020, em janeiro, e o resultado é surpreendente. Nos aproveitamos dos limites que a pandemia nos impôs para criar novas formas de trabalhar nas questões artísticas e técnicas. Eu tenho certeza de que isso está impresso na novela. Não foi fácil atravessar a pandemia. Foram meses de tensão, mas também de muita satisfação. Afinal, com tantas limitações, conseguimos realizar o trabalho.

O diretor artístico ainda comentou sobre o desafio de “duplicar”’ Cauã Reymond e colocar em cena os gêmeos Christian e Renato.

“Usamos alguns efeitos muito interessantes e arrojados. A câmera se movimenta o tempo todo. Os dois personagens gêmeos se mexem a todo momento em cena e você realmente acredita que são duas pessoas. Têm horas que esquecemos que é o mesmo ator interpretando dois personagens. Eu estou muito feliz com o resultado. Temos um trabalho de computação muito sofisticado”.

Por conta da pandemia da Covid-19, a trama estreia inteiramente gravada, o que não é costume: “Quando começamos a gravar, a Lícia já havia escrito um número muito grande de capítulos”, diz ele, explicando que a novela teve capítulos produzidos fora de cronologia. “Durante o processo, gravamos capítulos de forma muito alternada e isso foi desafiador. Nossa equipe de continuidade trabalhou duro”, disse ele, exemplificando que o elenco poderia gravar cena do capítulo 20 e do 42 no mesmo dia.

NOVELA TERÁ FINAIS ALTERNATIVOS

Embora as gravações de “Um Lugar ao Sol” já tenham acabado, o público pode aguardar grandes emoções. O diretor artístico Maurício Farias revelou que gravou finais alternativos para a trama.

“Fizemos finais alternativos porque acreditávamos que pudesse ser um desejo do público e queríamos decidir isso juntos na medida que a novela avançasse, disse.

“Todo mundo está surpreso e com expectativa sobre esta obra nova. É nova em todos os sentidos. Primeiro para nós, porque gravamos de forma que nunca havíamos gravado, gravamos com tempo, com uma obra inteiramente construída. Lícia já tinha escrito quase tudo quando começamos a gravar. Isso não é normal em novela”, continuou o diretor.

“Além de ter acesso ao arco grande, também gravamos uma quantidade de capítulos misturados, três vezes maior do que uma novela faz. Isso foi muito instigante. Claro que lançou muitos desafios e a gente teve que lidar com eles. Mas trouxe diversas outras coisa interessantes”, ressaltou o marido de Andréa Beltrão.

“Tudo isso criou uma obra grande fechada ou praticamente fechada. Agora é a vez do público receber essa coisa nova e se surpreender com isso”, finalizou.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Mãe de Marília Mendonça passou mal e foi levada ao hospital
Detalhes do velório de Marília Mendonça
Famosos lamentam a morte de Marília Mendonça
O último vídeo: Marília Mendonça fez imagens momentos antes de embarcar no avião
Produtor de Marília Mendonça trabalhou com Cristiano Araújo
Relembre os clipes inesquecíveis de Marília Mendonça
Sammy Lee fala sobre a morte de Marília Mendonça
Adeus Marília Mendonça – Galeria de fotos para relembrar
Saiba como foi o último show de Marília Mendonça
Polícia civil detalha a queda de avião onde viajava Marília Mendonça
Luciano Huck ressalta legado de Marília Mendonça
Avião de Marília Mendonça bateu em torre de alta tensão
Roberta Miranda passa mal ao saber da morte de Marília Mendonça
Marília Mendonça vendeu jatinho privado durante a pandemia
Marília Mendonça deixou filho com o pai antes de viajar
Marília Mendonça se declarou para a mãe na véspera da sua morte