Novelas da Globo repetem tema de ‘mortos-vivos’ nas tramas. Confira!

Por - 26/08/23 às 10:00 - Última Atualização: 25 agosto 2023

fotomontagem de personagens dados como mortos nas novelas da globoFoto: TV Globo/João Miguel Júnior/Divulgação/Fábio Rocha/Montagem

Apesar de personagens diferentes, temáticas diversas e até mesmo anos/regiões diferentes que se passam, as atuais novelas da TV Globo repetem um tema em comum: os “mortos-vivos”, ou melhor explicando, personagens que supostamente morreram, mas seguem vivos, e OFuxico vai desmembrar essa semelhança a você logo abaixo!

AMOR PERFEITO

Marê (Camila Queiroz), Orlando (Diogo Almeida) e Marcelino (Levi Asaf ) em Amor Perfeito
Foto: Divulgação TV Globo

O que o público mais anseia em “Amor Perfeito” é que Marê (Camila Queiroz) e Orlando (Diogo Almeida) descubram que Marcelino (Levi Asaf) é seu filho biológico, pois eles foram separados após a moça ser falsamente acusada de matar o pai, Leonel (Paulo Gorgulho), em uma armação orquestrada por Gilda (Mariana Ximenes).

Desde que ela foi solta da prisão, a jovem e o médico procuraram por seu filho desaparecido, e tiveram seus caminhos cruzados e encantados com o de Marcelino, e até suspeitaram da possibilidade do pequeno ser o tão procurado herdeiro, o que é a realidade.

Porém, nos capítulos exibidos em meados de abril, o início das obras para construção da ferrovia próxima a Águas de São Jacinto levou a uma explosão, deixando feridas algumas pessoas, como o engenheiro Aníbal (Guto Galvão) e o fotógrafo Odilon (Bruno Quixotte), e ainda revelou nos escombros os restos mortais de um recém-nascido, deixando em choque os moradores da cidade.

Imediatamente, todos acreditaram se tratar do filho desaparecido do casal, principalmente por encontrarem junto à ossada a medalhinha de São Jacinto, que Marê colocou em Ângelo ao nascer. Eles sepultaram o bebê falecido, sem nem imaginar que era o filho de Sônia (Bárbara Sut) e Ademar (Gustavo Arthidoro), que nasceu morto e recebeu a medalhinha do santo de Justino (João Fernandes), que a encontrou.

Marcelino era dado como filho de Rita (Talita Feuser), mas que em investigação de Gilda, descobriu-se que ela deu luz á uma menina, e a vilã matou o grande mistério da trama. Resta saber quando os pais do pequeno finalmente saberão de toda a verdade!Aliás, o próprio Leonel está prestes “a voltar à vida”, e ser responsável pela queda de Gilda na trama após a tentativa de assassiná-lo e culpar Marê, sendo assim, dois personagens nesse estilo.

FUZUÊ

maria navalha (olivia araujo) e luna (giovana cordeiro) em fuzue
Foto: Divulgação/TV Globo

A novela mais recém-estreante do momento também conta com uma história central com os elementos citados, pois a grande protagonista, Luna (Giovana Cordeiro), tem com sua maior motivação no momento encontrar sua mãe, Maria Navalha (Olívia Araújo), que está desaparecida, e foi vista pela última vez com mapa na loja Fuzuê.

Todavia, nos próximos capítulos, segundo o Notícias da TV, a mocinha levará um susto com uma ligação tenebrosa pedindo que ela vá ao IML (Instituto Médico Legal) para reconhecer um corpo que pode ser da sua mãe. Será que Maria Navalha morreu?

Com a sua fé inabalável, ela recebe a ligação do delegado Barreto (Rogério Brito) e já bate o pé dizendo que não é sua mãe, mas que iria lá para comprovar. A designer de joias fala para ele: “Não é minha mãe. Eu garanto que não é ela”.

Assustada, ela aparenta estar com medo e o delegado sugere que ela espere um pouco para entrar. Mas, Luna resolve acabar com o suspense logo de cara: “Não. Vamos resolver isso agora”. Com a emoção estourando em seu peito, ela não reconhece o corpo e fica aliviada.

Constatando isto, ela lamenta pela família da mulher, mas afirma em forma de desabafo que Maria está viva: “Minha mãe está viva, delegado. Eu sei, eu sinto. Lamento por essa pobre mulher e pela família, por quem estiver procurando por ela, mas… Não é assim que minha mãe vai aparecer”.

Ou seja, Maria Navalha deve sim estar viva, e aparecerá do meio para o fim de “Fuzuê”, prometendo emocionar Luna e os espectadores, além de finalmente revelar o porquê de ela estar sumida e, para muita gente, aparentemente morta. Será que ela achou o tesouro?

TERRA E PAIXÃO

Agatha (Eliane Giardini) reencontra Antônio (Tony Ramos) em "Terra e Paixão"
Agatha (Eliane Giardini) reencontra Antônio (Tony Ramos) em “Terra e Paixão” (Foto: TV Globo/Fábio Rocha)

Por fim, mesmo não sendo sua trama central, “Terra e Paixão” está vivendo seu melhor momento ao apostar na “ressurreição” de Agatha (Eliane Giardini), a mãe de Caio (Cauã Reymond) que era dada como morta desde que deu à luz ao agrônomo, o que levou Antônio (Tony Ramos) a amaldiçoar o filho por raiva de perder o grande mor de sua vida.

Há rumores de que a personagem permaneceria morta, mas as mudanças tenham ocorrido ou não, ela voltou, sendo revelada que estava presa por 20 anos, e que ela fugiu de seu ex com medo de ameaças dele (e mais para frente, será descoberto que ela tinha um amante médico).

Isso tem colocado a vida dos La Selva e de todos em Nova Primavera de cabeça para baixo, pois um fato importante da vida deles mudou da noite para o dia, balançando o coração de Antônio, emocionando Caio, Angelina (Inez Viana) e Gentil (Flávio Bauraqui), revelando a maternidade de Jonatas (Paulo Lessa) e deixando Irene (Gloria Pires) om os cabelos em pé.

Mais um caso em que “a volta dos mortos” se tornou o principal foco de uma novela da TV Globo, e até o momento, esse fio-condutor não deve ser resolvido/tirado, se tornando o principal pilar da história que vem sendo contada.

Qual das novelas em exibição na TV Globo atualmente é a sua favorita?

---

Tags: ,,

Raphael Araujo Barboza é formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. OFuxico foi o primeiro lugar em que começou a trabalhar. Diariamente faz um pouco de tudo, mas tem como assuntos favoritos Super-Heróis e demais assuntos da Cultura Pop (séries, filmes, músicas) e tudo que envolva a Comunidade LGBTQIA+.


×