O Cravo e a Rosa às 16:00

Resumo O Cravo e a Rosa de 13/01 a 04/03

Petruchio - eduardo moscovis e Catarina - adriana esteves

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa, em reprise num Vale a Pena Ver de Novo em horário alternativo, exibido pela TV Globo de segunda à sexta às 14h40.  Saiba tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos do folhetim de Walcyr Carrasco, exibido originalmente em 221 capítulos e protagonizada por Adriana Esteves, Eduardo Moscovis e Drica Moraes.

RESUMO  DE O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 13 DE JANEIRO – capítulo 029,

Calixto convence o patrão a aceitar pagamento em cheque. Lourdes quer conhecer toda a anatomia de seu modelo e Fábio sai correndo. Heitor paga ao vigarista e manda que ele jogue os queijos fora quando recebê-los. Lindinha arma para que Petruchio a veja sem roupa. Antes de ver Bianca, o médico conversa a sós com Dinorá. Depois, diagnostica uma possível doença grave. Petruchio faz com que Bianca coma um pedaço de queijo que trouxe da fazenda. Bianca cai na escada.

RESUMO O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 14 DE JANEIRO – capítulo 030

Acaba a greve de fome de Bianca. Mimosa e Calixto acertam um encontro depois da missa. Heitor convence Candoca a marcar um encontro com Bianca. Celso aconselha Kiki a desistir de Petruchio. Candoca se declara a Edmundo, que promete ser seu melhor amigo. Catarina aceita tomar chá com Serafim. Celso beija Candoca. Petruchio surpreende Lindinha no chuveiro. Batista decide mandar Bianca para o convento.

RESUMO DE O CRAVO E A ROSA DE 17 A 21 DE JANEIRO DE 2022

O CRAVO E A ROSA – SEGUNDA-FEIRA, 17 DE JANEIRO – capítulo 031

Cornélio discute com a sogra e vai dormir no tapete. Diante da igreja, dois homens tentam arrastar Josefa para dentro de um carro, mas ela os põe para correr. Petruchio vai esfregar na cara de Catarina o cheque recebido pelos queijos. Petruchio e Catarina quase se beijam, mas Serafim os interrompe. O jornalista havia alterado o artigo que ela escreveu para a revista, deixando-a possessa. Petruchio descobre que o cheque era roubado. O médico conta à família de Bianca que a moça tem um sopro no coração, a mesma doença que matou a mãe.

CRAVO E A ROSA – TERÇA-FEIRA, 18 DE JANEIRO – capítulo 032

Batista desiste de enviar Bianca para um convento. Januário quer ir embora da fazenda porque acha que Petruchio está escondendo o dinheiro. Heitor manda o vigarista descobrir quem tentou raptar Josefa. Catarina fica sabendo que o casamento da sua mãe não foi feliz porque ela amava outro homem. Catarina decide se casar para salvar Bianca.

RESUMO O CRAVO E A ROSA – QUARTA-FEIRA, 19 DE JANEIRO – capítulo 033

Catarina confessa que ainda não escolheu o noivo e anuncia que só vai se casar com quem a obedecer. Joaquim declara sua raiva a Petruchio quando o procura para comprar-lhe a fazenda: foi ele quem seduziu sua filha no passado. Petruchio nega, mas o vilão não se convence. Petruchio não vê outra saída senão vender a fazenda. Edmundo não aceita o dinheiro para escrever uma carta em nome de Heitor. Catarina resolve dar uma chance para Serafim.

O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 20 DE JANEIRO – capítulo 034

Calixto insiste que Petruchio deve tentar uma nova chance com Catarina. Bianca tenta convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que encontra-a. Catarina pede que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor quer ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças vibram com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor. Dinorá sente Celso um pouco distante. Lourdes pede que Catarina jamais se case com o grosseirão. Fábio topa tirar a camisa e só. Petruchio decide ir ver Catarina e fazer da onça um tapete. Catarina começa a dirigir e Petruchio vê o carro se aproximar em sua direção.

O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 21 DE JANEIRO – capítulo 035

Catarina quase atropela Petruchio. Catarina se desespera deixando transparecer os seus sentimentos. Petruchio é levado desmaiado para a mansão e se surpreende ao acordar e ver Catarina cuidando dele. Logo depois, os dois brigam. Cornélio está desconfiado de Dinorá e suas idas à igreja. Dalva pede que Candoca nada conte do passado para Celso. Cornélio banca o genro amantíssimo. Bianca começa a achar que está doente, mas a irmã nega. Fábio está desistindo da aposta, porque sentiu um comichão. Lourdes também sentiu comichão. Josefa manda Dinorá dar uns presentinhos para Celso. Calixto e Mimosa armam para que Catarina e Petruchio se encontrem na igreja.

RESUMO DE O CRAVO E A ROSA DE 24 A 28 DE JANEIRO DE 2022

O CRAVO E A ROSA – SEGUNDA-FEIRA, 24 DE JANEIRO – capítulo 036

Calixto corteja Mimosa, que faz o sinal da cruz. Todos decidem ir com Petruchio para a cidade. Joaquim já planeja expulsar o fazendeiro um dia depois da venda. Joana devolveu a carteira pensando que era do dono do bar. Batista se enrola dando pistas que sabia da história. Joaquim quer pagar com cheque, mas Petruchio se recusa a receber. Joana nada conta ao marido que as crianças continuam tendo aulas. Serafim tenta beijar Catarina e leva um vaso na cabeça. Kiki mostra-se solidária com Petruchio e dá uma dica para que encontre Dinorá na igreja e pressione-a. Bianca arruma um jeito de levar Catarina à igreja. Batista fica furioso ao ver que a filha pegou o seu carro. Todos se encontram na igreja. Petruchio sai com Catarina de carro e garante amá-la. Pede-a em casamento mais uma vez.

O CRAVO E A ROSA – TERÇA-FEIRA, 25 DE JANEIRO – capítulo 037

Catarina decide que vai se casar com quem for obediente às suas regras. Dinorá fica em pânico porque Kiki deu com a língua nos dentes. Joaquim aguarda Petruchio com um monte de notas e tem uma ataque ao pensar que o negócio furou. Serafim fica pasmo ao saber que Petruchio e Catarina saíram juntos. Josefa manda Dinorá dar uma joia para Kiki. Catarina impõe as suas regras, a principal delas é ter quartos separados e ser mulher só no papel. Petruchio aceita. Todos brindam ao casamento. Lindinha, bem falsa, garante que vai ser a melhor amiga de Catarina. Kiki aceita a joia e promete silêncio. Joaquim dá dinheiro para que Dinorá acabe com o casamento. Ela procura Petruchio e avisa que Catarina quer que ele puxe uma charrete.

O CRAVO E A ROSA – QUARTA-FEIRA, 26 DE JANEIRO – capítulo 038

Petruchio pensa nos seus empregados e aceita a humilhação. Catarina acha que foi ideia dele e adora o passeio. Celso fica sabendo da chantagem de Kiki, e Dinorá quer terminar tudo com ele. Bianca briga com a irmã que adorou saber que vai ter um marido humilde e cordato. Calixto, Januário, Lindinha e Neca ficam revoltados, mas se emocionam ao saber que Petruchio fez por eles. Catarina convida Fátima para ser a dama de honra do casamento. Celso pressiona Kiki, que propõe conversar mais uma vez com Dinorá. Bárbara se choca ao ver os desenhos feitos por Raquel. Dalva vibra ao ser chamada para fazer o vestido da noiva. Cornélio estranha o nervosismo das mulheres da família. Petruchio garante a Calixto que depois de casar vai domar a fera.

O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO – capítulo 039

– Batista tenta imaginar um jeito de impedir que Fátima seja a dama de Catarina. Bianca pede permissão para namorar Heitor; o pai concede desde que Mimosa vigie tudo. Candoca ainda ama Edmundo, mas garante à mãe que vai tentar ser feliz com Celso. Batista quer saber as novidades, mas Joana nada conta. Lindinha promete fazer Catarina comer o pão que o diabo amassou. Januário consegue beijar o joelho de sua amada. Joaquim culpa Serafim pelo fracasso de seus planos. Cornélio vê Celso saindo da igreja e Dinorá finge-se injuriada. Josefa aconselha-a a bancar a ciumenta. Rufino vai tentar sequestrar Josefa no dia do casamento de Catarina. Edmundo sofre ao saber que Bianca ama Heitor pelas cartas que escreveu. Joana decide conversar com o marido.

O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 28 DE JANEIRO – capítulo 040

Batista briga ao saber que Joana contrariou as suas ordens, mas ela finca pé e garante que Fátima será a dama de honra. Catarina faz mil exigências para a casa nova: comida e ambiente à sua altura. Josefa se anima ao saber que Joaquim quer encontrá-la. A noiva insiste com o pai: quer um conversível de presente de casamento. Batista quer mandar fazer o terno de Petruchio e manda Mimosa providenciar uma roupa do fazendeiro. Joaquim está muito feliz porque sua filha Muriel Marcela escreveu uma carta e Josefa se interessa pelo assunto, embora mantenha um certo mistério. Calixto pega roupa do patrão. Edmundo quer ser atleta como Heitor. Batista divide o seu segredo com Cornélio, os dois vão até a igreja. Dinorá e Celso trocam beijos. Bianca recebe nova carta de amor.

RESUMO DE O CRAVO E A ROSA: RESUMO DA SEMANA DE 31 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2022

O CRAVO E A ROSA – SEGUNDA-FEIRA, 31 DE JANEIRO – capítulo 041

Edmundo acompanha Heitor aos treinos e se machuca. Edmundo machuca o braço no primeiro exercício. Cornélio estranha não ver Dinorá, mas ela aparece no fundo da igreja, com a desculpa que estava no confessionário. Faz-se ofendida e avisa que ele vai dormir no sofá. Januário pede ao amuleto de sorte para ser rico e bonito. Bárbara convida Fábio para ir com elas ao casamento. Joana também ganha roupa para ir ao casamento. Edmundo fica arrasado quando Bianca confirma gostar dele como a um irmão. Calixto tem que convencer Petruchio a usar o terno, a pedido de Mimosa. O noivo concorda em ir bem elegante. Batista suspira aliviado: Fátima está com varicela. Chega o dia do casamento. Bianca exulta ao dar o braço a Heitor. Catarina entra na igreja, o padre está no altar, mas nada de noivo.

O CRAVO E A ROSA – TERÇA-FEIRA, 1 DE FEVEREIRO – capítulo 042

Catarina, furiosa, prepara-se para ir embora. Petruchio chega neste momento mal vestido. O casamento começa, mas os dois agridem-se o tempo todo. Acabam por dizer sim e ouve-se um suspiro de alívio na igreja. Ao ver o anel de Januário, Joaquim transtorna-se e tenta falar com ele. Heitor pede para se encontrar com a namorada à noite no quarto. Dinorá fica com ciúmes de Candoca e Celso. Serafim corteja Lindinha e quer saber quem é Januário. Surgem pintas no rosto de Batista: ele está com varicela. Rufino tenta sequestrar Josefa. Calixto vê o incidente, todos correm atrás e ela é salva. Petruchio e Catarina dançam a valsa, mas ele não consegue beijá-la. A confusão está estabelecida. Petruchio leva a mulher dependurada no seu ombro.

O CRAVO E A ROSA – QUARTA-FEIRA, 2 DE FEVEREIRO – capítulo 043

Catarina furiosa luta. Pior ainda quando percebe que parte da viagem tem que fazer a pé. Catarina acaba por ir de burra, vestida de noiva, chegando à fazenda toda despenteada. Heitor está decidido a entrar no quarto de Bianca e forçar mais ainda o casamento. Candoca não entende a agressividade de Dinorá. Batista dorme no quarto de Bianca. Januário confirma que o anel era de seu pai, um fazendeiro rico que não conheceu. Lindinha sugere que ele venda para o homem que está interessado. Heitor invade o quarto e abraça Batista, levando o banqueiro a obrigá-lo a afastar-se definitivamente de Bianca, que fica arrasada. Petruchio finge brigar com os empregados, reclama que nada está à altura de Catarina e deixa-a sem comer e sem roupa de cama. Se ela quiser comer, vai ter que cozinhar, diz Petruchio aos empregados.

O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 3 DE FEVEREIRO – capítulo 044

Cornélio intercede por Heitor. Dinorá conta ao irmão que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente. Joaquim mostra a Serafim um anel igual ao de Januário e manda o jornalista investigar tudo sobre o rapaz. Heitor pede ajuda a Candoca para se encontrar com Bianca. Catarina tenta ir buscar ovos ao galinheiro. Petruchio quer receber o dote de Catarina, mas Batista finge-se surpreendido.

O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 4 DE FEVEREIRO – capítulo 045

Batista diz a Petruchio que os juros da dívida da fazenda valem o dote de Catarina. Bianca busca consolo em Edmundo. Petruchio chega furioso, e Catarina cobra seus pertences. Catarina se encanta com os filhotes de galinha e surpreende o marido. Petruchio manda Lindinha vigiar a mulher. Catarina vê Petruchio sem camisa.

O CRAVO E A ROSA: RESUMO DA SEMANA DE 07 A 11 DE FEVEREIRO

RESUMO O CRAVO E A ROSA – SEGUNDA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO – capítulo 046

Catarina exige o seu carro. Lindinha beija Petruchio enquanto ele dorme e, certo de que foi Catarina, ele leva bolo e café para a mulher pela manhã e recebe um prato na cabeça. Joaquim preocupa-se com a filha que vai chegar de Paris. Lindinha finge que o anel de caveira é seu e surpreende Joaquim. Candoca intercede por Heitor. Ele sugere nova greve de fome e Bianca vai embora furiosa. Joaquim divide com Serafim o seu segredo: teve um filho com Suzette, uma mulher da noite, a quem deu o anel. Josefa adora as flores que recebe de Joaquim e vai ao seu encontro. Ele insiste que ela é Desirée e pergunta o sexo da criança que Suzette teve. Antes de responder, é sequestrada.

O CRAVO E A ROSA – TERÇA-FEIRA, 8 DE FEVEREIRO – capítul0 047

Dinorá pede sais ao saber que a mãe foi levada. Josefa faz mil exigências no cativeiro. Celso reage ao saber que não é o primeiro namorado de Candoca e ela jura nem ter sido beijada. Edmundo dita uma nova carta de amor para Heitor. O médico não dá alta a Batista, que está louco para viajar. Berenice estranha ao saber que o banqueiro está com varicela. Batista inventa estratagema: Cosme deixa uma trouxa de roupas para Joana lavar, com um monte de dinheiro no bolso. Catarina recusa-se a lavar as próprias roupas. Calixto chega com a vaca nova que compraram. Cornélio negocia com o sequestrador pelo telefone e promete que irá libertar Josefa. Catarina entra no carro para fugir.

O CRAVO E A ROSA – QUARTA-FEIRA, 9 DE FEVEREIRO – 048

Januário confirma que o anel era de seu pai e Lindinha sugere que venda para Joaquim. Petruchio finge reclamar com os empregados que nada está à altura de Catarina e a deixa sem comer e sem roupa de cama. Batista obriga Heitor a se afastar de Bianca. Lindinha pressiona Januário: quer se encontrar com Serafim. Petruchio avisa aos empregados que, se Catarina quiser comer, terá de cozinhar. Dinorá confessa a Heitor que o médico foi pago por ela e que Bianca não está doente.

O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 10 DE FEVEREIRO – capítulo 049

Petruchio faz Fábio e Celso comerem capim, já que conseguiu se casar com Catarina. Joaquim mostra a Serafim o anel igual ao de Januário e o manda investigar o rapaz. Heitor vai à fazenda falar com Candoca sobre Bianca. Petruchio procura Batista para receber o dote de Catarina. Batista diz a Petruchio que os juros da dívida da fazenda valem o dote de Catarina. Neca diz a Catarina que vai ajudá-la a conseguir comida. Lindinha pressiona Serafim: quer conhecer o homem que está interessado em Januário.

O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO – capítulo 050

Bianca busca consolo em Edmundo, que quase a beija. Dinorá dá um par de sapatos a Celso. Petruchio desconfia que Neca está ajudando Catarina. Catarina se encanta com os filhotes da galinha e surpreende Petruchio. Petruchio manda Lindinha vigiar Catarina. Catarina vê Petruchio sem camisa e se perturba. Lindinha vê Catarina pegando o prato de comida à noite. Lindinha beija Petruchio enquanto ele dorme.

O CRAVO E A ROSA: RESUMO DA SEMANA DE 14 A 18 DE FEVEREIRO DE 2022

RESUMO O CRAVO E A ROSA – SEGUNDA-FEIRA, 14 DE FEVEREIRO – capítulo 051

Certo de que foi Catarina quem o beijou, Petruchio leva bolo e café para ela no quarto. Catarina nega tê-lo beijado e eles brigam. Lindinha diz a Joaquim que o anel é dela. Dalva aconselha Bianca a não transar com Heitor. Joaquim revela a Serafim que teve um filho com Suzette, uma prostituta a quem deu o anel. Josefa recebe flores de Joaquim e sai com ele. Joaquim pergunta qual era o sexo da criança. Antes que responda, Josefa é sequestrada.

O CRAVO E A ROSA – TERÇA-FEIRA, 15 DE FEVEREIRO – capítulo 052

Josefa faz exigências aos sequestradores. Edmundo dita outra carta de amor para Heitor dar a Bianca. Berenice estranha ao saber que Batista está com catapora. Batista manda Cosme deixar roupas para Joana lavar com dinheiro no bolso. Catarina se recusa a lavar as próprias roupas. Os sequestradores ligam para Cornélio. Catarina entra no carro para fugir da fazenda.

O CRAVO E A ROSA – QUARTA-FEIRA, 16 DE FEVEREIRO – capítulo 053

Catarina não encontra a chave do carro para fugir. Lindinha promete achar a chave. Bianca fica encantada com a carta de Heitor. Josefa inferniza Rufino. Dinorá pede a Cornélio que pague o resgate. Petruchio proíbe Neca de limpar o quarto de Catarina. Dinorá decide romper com Celso. Fábio posa de grego para Lourdes. Lindinha mente para Joaquim dizendo ter ganho o anel da mãe, que nem conheceu.

O CRAVO E A ROSA – QUINTA-FEIRA, 17 DE FEVEREIRO – capítulo 054

Petruchio flagra Lindinha com a chave do carro na mão. Lindinha revela a Petruchio que iria ajudar Catarina a fugir e acusa Neca de dar comida a Catarina. Joaquim manda um policial assumir as investigações do seqüestro. Lourdes e Fábio se beijam. Joana se preocupa com a saúde de Batista. Bianca decide ver Heitor. O policial pede a Rufino uma prova de que Josefa está viva. Catarina procura sua galinha.

O CRAVO E A ROSA – SEXTA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO – capítulo 055

Petruchio diz a Catarina que há canja para o jantar. Catarina chora, e Petruchio pede perdão. Neca devolve a galinha a Catarina. Rufino envia um brinco de Josefa e pede resgate. Bárbara e Dalva chegam à pensão, mas Candoca e Celso negam que Fábio more lá. Bianca decide visitar Catarina.

RESUMO DE O CRAVO E A ROSA: RESUMO DA SEMANA DE 21 A 25 DE FEVEREIRO DE 2022

O CRAVO E A ROSA – capítulo 056, segunda, 21 de fevereiro

Catarina rouba a chave do carro, mas Petruchio a flagra. Petruchio e Catarina se beijam. Calixto os interrompe. Neca serve café para Catarina. Lindinha conta a Petruchio, que demite Neca. Catarina entrega a ela uma jóia e uma carta de recomendação. Cornélio flagra Celso em sua casa com Dinorá.

Petruchio readmite Neca e fica com a jóia. Rufino diz a Cornélio que o rapto de Josefa é de verdade. Edmundo mostra a Bianca os mesmos versos que estavam na carta de Heitor. Batista recusa a proposta de Joana de abandonar a vida de caixeiro-viajante. Lindinha se encontra com Joaquim e garante ser a dona do anel.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 057, terça 22 de fevereiro

Edmundo revela a Candoca que é o autor das cartas que Heitor manda para Bianca. Dinorá pede ajuda a Joaquim para salvar a mãe. Celso proíbe Candoca de falar com Heitor e depois se encontra com Dinorá. Batista manda Cosme comprar roubas boas para Joana. Petruchio pergunta a Catarina se pode ficar com a jóia dela. Ela aceita, mas ele tem que limpar seu quarto. Petruchio concorda.

RESUMO O CRAVO E A ROSA – capítulo 058, quarta, 23 de fevereiro

Heitor copia carta de Edmundo, e Candoca guarda a original. Lindinha decide encher o colchão de Catarina de percevejos. Berenice vê as roupas de Joana na casa de Batista. Edmundo leva uma surra de Heitor. Batista dá os presentes para Joana. Cornélio propõe entregar as joias de Josefa para o sequestrador. Joaquim dá a Dinorá o dinheiro para o resgate de Josefa.

Candoca convence Bianca a visitar Edmundo. Lourdes se declara para Fábio. Dinorá pede ajuda a Serafim para garantir o sucesso do resgate. Por meio de Candoca, Bianca descobre a verdade sobre as cartas.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 059, quinta, 24 de fevereiro

Edmundo teme que Bianca não o perdoe. Joaquim se prepara para a chegada de sua filha Marcela. Lindinha sugere que Catarina durma no estábulo e ela concorda. Bianca rompe com Heitor. Marcela e Ezequiel chegam à cidade.

Joaquim se encanta com a filha, que esnoba tudo e todos. Marcela procura por Petruchio. Joaquim ajuda a resgatar Josefa. Diante de Heitor, Candoca assume a culpa por revelar a verdade a Bianca. Heitor tenta se vingar de Candoca. Candoca nada diz a Celso. Catarina entra no quarto de Petruchio.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 060, sexta, 25 de fevereiro

Catarina dorme na cama com Petruchio. Cornélio entrega as joias a Rufino. Dalva pede para Heitor não contar a Celso que Candoca não é mais virgem. Lindinha diz a Catarina que Petruchio tem ataques. Cornélio dá dinheiro a Rufino.

RESUMO DE  O CRAVO A E ROSA: RESUMO DA SEMANA DE  28 DE FEVEREIRO A 04 DE MARÇO DE 2022

O CRAVO E A ROSA – capítulo 061, segunda, 28 de fevereiro

Januário surge a cavalo e derruba o investigador. Ezequiel é preso como suspeito. Catarina defende Ezequiel, que é solto. Ele descobre que Petruchio é casado. Os sequestradores libertam Josefa. Marcela descobre que Petruchio está casado.

Catarina chega à mansão de carroça e resolve ter uma conversa com o pai. Catarina diz que não vai voltar para a fazenda. Catarina aceita o conselho do pai e decide dar nova chance a Petruchio. Catarina decide levar uma cesta de comida para a fazenda. Edmundo declara seu amor por Bianca. Marcela decide se encontrar com Petruchio.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 062, terça, 01 de março

Heitor beija Bianca. Mimosa expulsa Heitor. Neca tem ciúmes de Mimosa. Ezequiel descobre que o casamento de Petruchio não foi consumado. Candoca estimula Edmundo a lutar por Bianca.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 063, quarta, 02 de março

Lindinha diz a Ezequiel que Petruchio não dorme com a mulher. Ezequiel conta o que descobriu a Marcela. Marcela quer se encontrar com Petruchio e pede ajuda a Ezequiel. Rufino denuncia Cornélio a Heitor. Heitor diz a Cornélio que já sabe que ele é o mandante do sequestro de Josefa.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 064, quinta, 03 de março

Heitor chantageia Cornélio. Ezequiel finge ser intermediário de uma grande compra de queijos e marca encontro em um hotel com Petruchio. Bianca sonha em beijar Edmundo. Marcela se prepara para receber Petruchio. Marcela abre a porta e encontra Calixto. Mimosa e Calixto se beijam.

O CRAVO E A ROSA – capítulo 065, sexta, 04 de março

Cornélio dá dinheiro para que Rufino vá embora e, seguindo conselho de Dalva, decide tentar casar Bianca e Heitor. Batista proíbe Bianca de namorar outra pessoa. Josefa odeia a joia que ganha de Cornélio. Marcela faz charme para Serafim. Petruchio, dormindo, abraça Catarina.

**Os capítulos da novela O Cravo e a Rosa podem sofrer mudanças de acordo com a edição realizada pela Globo.

Veja também em OFuxico:

Resumo da novela Malhação Sonhos
Resumo de Um Lugar ao Sol
Resumo de Verdades Secretas
Resumo da novela Quanto mais vida, Melhor!

Resumo da novena O Clone
Resumo da novela Nazaré

A TRAMA DE O CRAVO E A ROSA


Catarina (Adriana Esteves), mulher moderna para os anos 20, é conhecida como “a fera” por colocar todos os seus pretendentes para correr. Mas ela esbarra na teimosia cínica de Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que inicialmente decide conquistá-la para ganhar o dote do casamento e salvar sua fazenda de ser leiloada. Os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer, protagonizando cenas bem-humoradas, pois Catarina recusa o papel de lavar ceroulas e Petruchio a quer como a rainha do lar. A história é inspirada em ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare, com referências à novela ‘O Machão’, escrita por Ivani Ribeiro. A comédia romântica retrata o comportamento da época, com referências históricas como a luta pelo voto feminino e o novo papel da mulher na sociedade.    Autoria: Walcyr Carrasco e coautoria de Mário Teixeira. Direção: Direção de núcleo de Denis Carvalho e direção geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra.

PERSONAGENS

Catarina (Adriana Esteves) : Filha de Nicanor Batista, Catarina é uma mulher rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes, e leva as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de ideias modernas para a época. Sua vida muda após conhecer e apaixonar por Petruchio (Eduardo Moscovis), um caipira rude e que faz de tudo para se casar com ela.

Petruchio (Eduardo Moscovis):  Machão convicto, rapaz rude, com ideias tradicionais, opostas às de Catarina (Adriana Esteves). Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também jurou nunca se casar pois, segundo pensa, mulher é só para namorar e roubar beijos. Resolve enfrentar Catarina interessado no dote. Mas desde o primeiro momento apaixona-se por ela, embora não reconheça. Finge que é um cordeirinho até se casar. Depois, inicia uma guerra doméstica para que ela se torne uma “rainha do lar”. Na verdade, quer conquistar o amor da “fera”. Na frente de Catarina, faz questão de ser mais grosseirão do que é.

Marcela de Almeida Leal (Drica Moraes): Filha de Joaquim (Carlos Vereza), nascida Muriel, volta à cidade com o nome de Marcela. Apaixonada por Petruchio (Eduardo Moscovis), inferniza a sua vida e a de Catarina (Adriana Esteves), até se envolver com Batista (Luís Melo), de olho no dinheiro do banqueiro. Chega acompanha do cúmplice Ezequiel (Déo Garcez).

Bianca Batista (Leandra Leal): Filha de Nicanor Batista (Luís Melo), irmã de Catarina (Adriana Esteves), o seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor (Rodrigo Faro). O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se por Edmundo (Ângelo Antônio).

Nicanor Batista (Luís Melo): Pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal), homem sério e muito rico, que deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas tem vida dupla. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se de caixeiro-viajante. E está prestes a começar uma terceira família, com a cocotte Kiki (Rejane Arruda). Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. Sofre de gastrite, e é graças às pontadas no estômago que consegue controlar a filha: a cada vez que ela desobedece, diz que está passando mal.

ELENCO:

Ângelo Antônio – Edmundo das Neves

Rodrigo Faro – Heitor Lacerda de Moura

Tássia Camargo – Joana Penaforte

Maria Padilha – Dinorá de Moura Valente

Ney Latorraca – Cornélio Valente

Murilo Rosa – Celso de Lucca

Suely Franco – Mimosa Gomes da Costa

Pedro Paulo – Rangel Calixto de Oliveira

Eva Todor – Josefa Lacerda de Moura

João Vitti Serafim – Amaral Tourinho

Carlos Vereza – Joaquim de Almeida Leal

Vanessa Gerbelli – Linda de Oliveira (Lindinha)

A trama é de autoria de Walcyr Carrasco, coautoria de Mário Teixeira e colaboração de Duca Rachid, direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra e direção de Amora Mautner. A direção de núcleo é de Dennis Carvalho.      

ENTREVISTA COM ADRIANA ESTEVES

adriana-esteves-catarina-o-cravo-e-a-rosa
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Tive uma grande surpresa ao saber que ‘O Cravo e a Rosa’ iria ao ar novamente. É uma das novelas mais lindas de que já participei.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Esse trabalho foi especialmente importante para mim. Eu tinha acabado de ter meu primeiro e tão desejado filho, Felipe. Estava completamente encantada com a maternidade, transformada por ela e absolutamente entusiasmada para trabalhar.

Quais foram os principais desafios para viver a Catarina? De onde buscou inspiração para compor a personagem? O clássico ‘A Megera Domada’ foi sua principal referência?

Sem dúvida minha principal referência foi a própria Catarina de ‘A Megera Domada’. Texto riquíssimo, e Walcyr Carrasco foi totalmente fiel à obra.

E como foi viver uma feminista dos anos 20? O que se recorda da preparação para entender a sociedade dessa época?

Tivemos um trabalho de pesquisa muito rico sobre a época. Foi encantador entender e falar de uma mulher a frente de seu tempo, representante do feminismo nos anos 20.

Como analisa a trajetória da Catarina na trama e a relação tumultuada com o Petruchio?

É uma linda história de amor em que ambos têm de se transformar pra poder viver esse amor.

Como foi a parceria com o Eduardo Moscovis?

Minha parceria com Eduardo foi um dos grandes encontros da minha história profissional. Acredito que da dele também. Essa novela nos uniu pra toda vida.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Amava as cenas em que a Catarina perdia o controle e quebrava tudo (risos).

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama? Como eram os bastidores?

Foi um dos melhores bastidores de minha vida. Colegas de elenco deslumbrantes! A equipe toda da novela era espetacular. Um bastidor leve, cheio de alegria e pessoas talentosas.

Até hoje o público fala da Catarina com você? Como são essas abordagens?

Sim. As pessoas falam muito para mim curiosidades como terem colocado o nome das filhas de Catarina. Ou terem cortado o cabelo com o corte semelhante ao dela. Fora do país, especialmente Portugal, a novela foi um grande sucesso e é sempre lembrada.

Você pretende assistir novamente à trama?

Vou assistir sim. E mostrar para os meus filhos, que não viram. É uma novela que me orgulho muito e vai novamente trazer muita alegria para o nosso povo brasileiro que está mais do que nunca precisando ver beleza, luz, vida!

ENTREVISTA COM EDUARDO MOSCOVIS

Petruchio - eduardo moscovis
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Adorei! A novela é muito bem escrita, baseada num grande clássico (A Megera Domada), bem dirigida e com um elenco primoroso.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Petruchio é um dos personagens mais lembrados da minha carreira . Sem dúvida alguma foi ótimo fazer uma novela onde pude exercitar o humor e a caracterização do personagem.

Quais foram os principais desafios para viver o Petruchio? De onde buscou inspiração para compor o personagem?

Fizemos um trabalho muito específico de preparação. O meu núcleo, o da fazenda, fez um trabalho à parte do restante do elenco. Fomos para a fazenda vários dias seguidos. Aprendemos a fazer queijo, andar de charrete, cavalo, corríamos atrás das galinhas e porcos e outras coisas assim (risos).

E como foi viver um homem dos anos 20, que era um pouco machista?

Petruchio era mais bronco do que machista. Catarina, a ‘megera’ a ser domada, era uma mulher à frente da sua época. E foi amor à primeira vista… Petruchio era doce e apaixonado.

Como analisa a trajetória do Petruchio na trama e a relação tumultuada com a Catarina?

Eram duas criaturas muito diferentes. Ele, um homem bronco, do campo, simples, mas com muita ética e valores. Ela rica, estudada, refinada, moradora da cidade e frequentadora da elite. Mas tinham uma atração absurda um pelo outro.

Como foi a parceria com a Adriana Esteves?

Adriana é uma parceirona. Uma baita atriz, com um senso de humor e ironia deliciosos.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Uma especificamente não. Lembro muito das nossas cenas de briga, quando jogávamos coisas um no outro . Nos divertíamos muito. Lembro com muito carinho e saudade das cenas na fazenda com Pedro Paulo Rangel, Ana Lúcia Torre, Taumaturgo Ferreira e Vanessa Gerbelli.

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama e dos bastidores?

A parceria de todo o elenco e equipe. Após o término das gravações continuamos fazendo um encontro mensal durante um ano. Ou mais…

Até hoje o público fala do Petruchio e da novela com você? Como são essas abordagens?

Muita gente me chama de Petruchio até hoje. Ou pergunta pela Catarina (risos).

Você pretende assistir novamente à trama?

Sim! Quero assistir com o meu filho caçula.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!