Resumo O Cravo e a Rosa de 02 a 23/09

Por - 11/08/22 - Última Atualização: 4 outubro 2022

cenas de o cravo e a rosaPetruchio (Eduardo Moscovis) em "O Cravo e a Rosa" - Reprodução TV Globo

Sexta, 02 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 192

Batista faz-se de ofendido, Catarina exige que ele dê a palavra, mas ele nega. Heitor consegue permissão para marcar a festa de noivado, desde que ofereça um anel para a noiva. Catarina se revolta ao saber que Marcela colocou a irmã a pão e água. Bianca conta à irmã que Lindinha esteve na casa conversando com Marcela.

Joaquim quer obrigar a filha a assinar um documento abrindo mão de toda a sua herança. Marcela não assina e é expulsa. Ela sai ameaçando Januário. Lourdes e Fábio se beijam. O Amo Novelas ainda conta mais. Batista leva dinheiro para Joana. O ladrão e seu comparsa invadem a casa de Joana em busca das apólices. Edmundo não sabe o que está fazendo lá. O ladrão ameaça Batista e acaba baleando Joana.

Segunda, 05 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 193

Catarina e Petruchio ouvem o tiro e correm ver o que aconteceu. Os ladrões fogem, e Edmundo é pego com a arma na mão. O delegado não acredita que Edmundo é inocente. O médico avisa Batista e Catarina que Joana está com edema cerebral. Cosme avisa Marcela sobre o assalto. Heitor tenta conseguir um anel com Dinorá para pedir Bianca em casamento. As apólices de Catarina estão com Serafim, que tem que dividir com Marcela. Catarina vai à mansão e conta a Marcela que está grávida, mas se surpreende ao descobrir que Marcela já sabia. Catarina conta a Bianca que Edmundo está preso. Catarina diz a Marcela que Batista sempre ama Joana. Bianca sai pelos fundos e vi ver Edmundo com a companhia de Candoca. Edmundo afirma a Bianca que fez parte do assalto sim, só para ela esquecê-lo. Batista pergunta ao médico se Joana vai viver.

Terça, 06 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 194

O médico não dá uma resposta precisa. Edmundo chora disfarçadamente. Candoca percebe tudo o que ele fez. Calixto fica todo bobo porque Heitor chama-o de pai e promete que vai arrumar um anel. Bianca fica desesperada. Januário chega na fazenda e apresenta Kiki como sua noiva. Neca acha que foi bem feito para Lindinha. Calixto pede dinheiro emprestado a Mimosa para que Heitor compre o anel. Pressionada por Catarina, Lindinha mente dizendo que foi à casa de Marcela pedir emprego e que nunca comentou da gravidez. Petruchio e Catarina encontram Berenice vasculhando a casa de Joana. Joana acorda, mas nada fala. Catarina acha um envelope igual ao que guardava as apólices.

Quarta 07 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 195

Catarina se decepciona ao saber que o envelope está vazio. Dinorá acha que Celso está sofrendo de saudades dela. Ele, no entanto, pensa em Candoca. Bárbara pede explicações por escrito para o mudinho. Batista confessa que pegou o envelope das apólices, mas depois viu que estava cheio de documentos velhos. Catarina desconfia de Marcela. Heitor chega com o anel e Bianca concorda em marcar a data. O delegado não está convicto da culpa de Edmundo. Joana continua sem responder. Cornélio obriga Dinorá a cortar e lixar as unhas de seu pé. Fábio se horroriza ao ver Felisberto. Joaquim assina o documento que deserda Marcela. Ezequiel conta para Marcela que a herdeira agora é a porquinha. Catarina quer saber se Marcela conhecia a combinação do cofre.

Quinta, 08 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 196

Bianca lembra-se de ter contado o segredo para Marcela. Ezequiel é encarregado de buscar Lindinha. Petruchio e Catarina brigam no meio da rua. Lindinha avisa a Januário que Kiki é uma mulher com passado. Ele finge não ligar e ela se morde de ciúmes. Josefa pensa que é a beneficiária do testamento. Joaquim a pede em casamento. Felisberto usa a palmatória e o mudinho emite sons. Cornélio percebe que admira Dalva e que ela pode ser a salvação para a sua solidão. Mimosa pede um beijo a Calixto, que foge correndo com as calças pegando fogo. Cornélio fica pasmo ao encontrar Serafim cortejando Dalva. Joana começa a se mexer. Batista se emociona.

Sexta, 09 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 197

O médico avisa que Joana precisará deixar o hospital e, se não tiver para onde ir, será mandada para uma casa de caridade. Marcela briga com Batista porque ele foi visitar Joana. Petruchio se diverte ao ver Calixto com o traseiro queimado. Lindinha está furiosa com o desprezo de Januário. Calixto diz que não pode casar com Mimosa, porque ela pode morrer na lua de mel. Catarina atira um vaso em Petruchio, ele não revida, mas vai dormir na palha. O ladrão e seu comparsa entram no Comitê Eleitoral, mas são surpreendidos por um guarda. São colocados na mesma cela que Edmundo. Marcela pede que Lindinha assine um documento vendendo a porquinha para ela e nada conte para Januário. Josefa aceita o pedido. Petruchio propõe um encontro a sós com Marcela.Cornélio faz Dinorá passar as suas roupas. Josefa ignora a filha.

Gosta de novelas? Vejas os resumos de:

Pantanal
Mar do Sertão
Cara e Coragem
A Favorita
Reis
Poliana Moça

Segunda, 12 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 198

Batista pede que Catarina e Petruchio abriguem Joana. Catarina concorda, desde que ele pague um bom salário para Mimosa. Dinorá queima a camisa quando Cornélio conta que vai se encontrar com Dalva. Fábio escreve cartas para Lourdes e Bárbara acabando tudo e pede que Celso entregue em mãos. Bárbara e Lourdes desconfiam uma da outra. O ladrão promete a Edmundo contar que ele não estava envolvido em nada. O delegado, porém, mantém Edmundo preso. Só o depoimento de Joana poderá salvar Edmundo. Marcela pede a Dinorá e Josefa que a ajude a encontrar um lugar discreto para se encontrar com Petruchio.

Terça, 13 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 199

Lindinha se oferece para Januário, que a rejeita. Ele avisa que somente irá perdoá-la quando ela contar para Petruchio e Catarina que estragou os queijos. Bárbara e Lourdes choram e brigam quando recebem a carta do mudinho se despedindo. Elas culpam Felisberto e dão uma surra nele. As crianças aguardam a chegada da mãe. Batista promete uma fazenda para Heitor, como dote de Bianca. Calixto fica furioso com Buscapé, que conta ser Petruchio a grande paixão de Lindinha. Petruchio morre de rir com a hipótese. Lindinha pensa que ele está feliz e confessa que sempre o amou.

Quarta 14 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 200

Petruchio fica atônito e pede que esqueça essa história. Lindinha o beija. Catarina os surpreende e decide ir embora. Lindinha mente dizendo que não foi a primeira vez e sempre foi assediada por Petruchio. Januário desfaz as mentiras de Lindinha, que confessa tudo a Catarina e vai embora, injuriada. Calixto pede Mimosa em casamento e ela desmaia.

Quinta, 15 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 201

Catarina suspeita que Petruchio está armando alguma coisa. Mimosa aceita o pedido de casamento de Calixto. Neca emburra. Candoca manda Heitor parar de arrastar a asa para ela. Bianca estranha a felicidade de Marcela. Celso beija Candoca e pede uma outra chance, mas ela nega. Josefa manda fazer o vestido do casamento. Januário se preocupa com o destino de Lindinha. Cornélio e Serafim levam flores para Dalva. Batista leva Joana para a fazenda. Petruchio suspeita de Lindinha, mas Calixto tem certeza que foi o patrão que roubou as apólices. Josefa e Dinorá saem de casa; Heitor fica para ouvir tudo. Petruchio chega para se encontrar com Marcela e pergunta se ela tem muito dinheiro para viajar com ele de navio.

Sexta, 16 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 202

Petruchio vai embora sem nem dar um beijo. Marcela descobre Heitor, que quer saber se ela ficou com o dinheiro. Joana tenta falar, mas não consegue. O ladrão entrega a tia Berenice. Heitor confessa que tentou roubar as apólices, mas o envelope só continha papel branco picado. Marcela pede que ele pressione Serafim. Catarina tem desejos. Calixto e Petruchio saem para caçar rãs. Dinorá quer saber quem é a pretendente de Cornélio. Marcela promete que não vai brigar mais com o pai e pede que ela convide-a para o casamento. Serafim nega estar com as apólices, mas acha que Buscapé sabe com quem está. Berenice é presa. Heitor pressiona Buscapé, que conta ter visto Lindinha entrar na sala do cofre.

Segunda, 19 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 203

Petruchio garante à Catarina que vai garantir o futuro do filho. Heitor decide procurar Lindinha. Lourdes e Bárbara brigam e continuam sem notícias do mudinho. Dinorá faz jogo duro para pagar o vestido de noiva de Josefa. Fábio se esconde das feministas. Dinorá e Josefa tiram vantagens por guardar o segredo do rapaz. Cornélio pede Dalva em casamento, mas ela não aceita, mandando que ele volte para Dinorá. Ezequiel conta para Januário o paradeiro de Lindinha. Berenice incrimina Edmundo. Marcela marca o jantar de noivado. Catarina visita Bianca, que pede que a irmã venha à festa. Marcela exige que Heitor não convide Calixto e Mimosa para o jantar. Januário encontra Lindinha vestida de noviça.

Terça, 20 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 204

Lindinha nem conversa com Januário. Petruchio espera Catarina. Bianca ouve quando Marcela avisa que a Petruchio que vão precisar esperar um pouco para concretizar a fuga. Calixto fica orgulhoso ao saber que Lindinha virou noviça. Heitor quer saber em qual convento a priminha está. Joana consegue dizer que o professor é inocente. Catarina quer saber o que Petruchio e Marcela conversavam e ele disfarça. Catarina tem desejo de tomar leite de vaca tirado na hora. Petruchio acorda Calixto para fazer a tarefa. Heitor vai dormir na casa de Dinorá e leva o terno da festa de noivado. Serafim e Heitor tentam segurar Lindinha, mas ela e as freiras correm para a igreja.

Quarta, 21 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 205


O padre impede que os dois entrem. Serafim estranha a presença de Cornélio na igreja. Catarina manda que Calixto e Mimosa se aprontem para o noivado e percebe que eles nada sabiam. Petruchio disfarça e finge ter esquecido de dar o recado do noivo. Marcela manda Cosme impedir a entrada de Mimosa e Calixto na festa. Catarina pede que Bárbara e Lourdes ajudem-na; em troca, ela contará onde está o mudinho. Marcela promove um aperto de mãos entre Batista e Joaquim. Calixto e Mimosa são barrados e percebem que Heitor tem vergonha deles. Batista anuncia o noivado, mas na hora do anel, Lourdes entra gritando que Heitor é o pai dos filhos dela. Bianca sorri aliviada.

Quinta, 22 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 206

Heitor clama inocência. Bianca e Catarina se envergonham ao saber que foi o pai que mandou proibir a entrada de Calixto e Mimosa. Heitor grita que não quer mais se casar. Calixto fica muito decepcionado com o filho. Petruchio expulsa Heitor da fazenda. Cornélio manda Dinorá pentear os seus bigodes. Ela beija-o, mas ele continua humilhando-a. Dalva quer que a filha aceite a corte de Heitor. Catarina “entrega” Fábio. Lourdes e Bárbara espreitam e arrastam o falso mudo para casa. Marcela e Petruchio se encontram na igreja. Ele fica sabendo que Lindinha esteve na sala. Catarina exige que Batista arrume um bom advogado para Edmundo. Catarina fica pasma ao saber dos planos de fuga do marido.

Sexta, 23 de setembro – O Cravo e a Rosa – capítulo 207

Bárbara e Lourdes batem em Fábio e ameaçam jogá-lo pela janela. Ele grita por socorro e vai embora dizendo que não podia dar conta das duas. As feministas se atracam. Lindinha não conversa com Petruchio. Januário continua a sofrer por causa de Lindinha. Joaquim e Teodoro conspiram para acabar com a candidatura de Batista. Joana confirma que Edmundo é inocente e Batista leva à delegacia um advogado, mas Edmundo não aceita a ajuda. Joaquim e Januário ficam muito felizes com o comportamento de Marcela, que é amável com todos, até com a porquinha. Bianca fica exultante ao saber que o amado é inocente. Catarina pergunta a Petruchio se ele seria capaz de abandonar o filho.

CAPÍTULOS ANTERIORES

Segunda, 01 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 166

Petruchio nega ter pego o dinheiro de Catarina. Heitor raspa o bigode. Petruchio recusa o beijo de Catarina. Edmundo não consegue trabalho. Marcela pede que Batista interdite Joaquim. Teodoro precisa do dinheiro de Joaquim para sua campanha. Teodoro pede que Joana desmoralize Batista, contando sua história para os jornais. Ela se recusa a trair o pai de seus filhos. Cornélio se veste de camareiro. Serafim emprega Heitor na revista de bordados. Heitor e Edmundo se encontram. Petruchio leva Lindinha à cidade. Serafim pede que o professor deixe a redação da revista. Edmundo não tem para onde ir.

Terça, 02 de Agosto – O Cravo e a Rosa  – O Cravo e a Rosa – capítulo 167

Edmundo chora no banco da igreja. Heitor pede que Bianca o ensine a bordar. Cornélio entra no quarto errado e uma mulher o agarra. Joana desabafa com Berenice, que a aconselha a aceitar a proposta de Teodoro. Em troca de um anel, Lindinha conta para Marcela o que ouviu Calixto dizer sobre o roubo da herança. Marcela pede ajuda à Dinorá para fazer Petruchio cair em uma armadilha. Bianca e Heitor vão à fazenda. Bianca apela para Catarina: Mimosa precisa de ajuda. Serafim avisa Candoca que Edmundo partiu. Januário manda Lindinha embora..

Quarta, 03 de Agosto – O Cravo e a Rosa  – capítulo 168

Lindinha confessa ter salgado os queijos a pedido de Joaquim. Januário se recusa a beijá-la. Catarina e Bianca exigem que Calixto procure Mimosa. Marcela e Dinorá armam um plano contra Catarina. Heitor borda. Cornélio aparece com o pescoço arranhado e Dinorá faz uma cena de ciúme. Edmundo é assaltado e perde sua trouxa de roupas. Candoca avisa a Bianca que Edmundo desapareceu. Catarina decide colaborar com as investigações sobre o roubo de sua herança. Calixto foge do beijo de Mimosa. Lourdes agarra Fábio. Joana exige que Batista sustente os filhos.

Quinta, 04 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 169

Catarina vai à confeitaria. Dinorá a convida para um jantar. Joana encontra Edmundo deitado no jardim e pensa que é um mendigo. Marcela diz a Bianca que Josefa mentiu para o delegado. Joana alimenta Edmundo. Teodoro pressiona Joana. Marcela não admite que Batista ajude Joana. Cornélio avisa Dalva que não está conseguindo assistir à aula de violino. Calixto desabafa com Lindinha. Petruchio faz uma reunião na fazenda e comunica que perdeu todos os clientes e está completamente sem dinheiro. Lindinha oferece os brincos de Marcela para Petruchio.

Sexta, 05 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 170

Petruchio obriga Lindinha a mostrar os brincos para Calixto. Ela mente que ganhou de Januário. Catarina avisa Petruchio que vai preparar a lista de suspeitos. Joana não aceita a proposta de Batista em ter conforto em troca de uma visita semanal. Cornélio se esconde debaixo da cama de Ezequiel. Januário se recusa a casar com Lindinha. Ezequiel pede que Dinorá adie a aula. Teodoro dá dinheiro a Joana e diz que Batista mandou como indenização. Joana decide fazer um escândalo.

Segunda, 08 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 171

Joana autoriza Teodoro a marcar uma entrevista com os jornalistas. Calixto insiste em saber de quem Lindinha gosta. Josefa fica arrasada quando Heitor pede que ela o ensine a fazer glacê. Petruchio avisa Cornélio que Dinorá está oferecendo um jantar só para mulheres. Catarina pede dinheiro ao pai e admite que ama Petruchio. Bianca vê Edmundo em frente à janela de seu quarto. Dinorá e Josefa acertam os detalhes do plano para afastar Catarina de Petruchio. Dinorá despacha Cornélio, pois quer que Petruchio fique sozinho. Catarina vê Marcela e Petruchio se beijando.

Terça, 09 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 172

Catarina fica furiosa. Petruchio jura inocência. Catarina dorme na casa de Dalva. Marcela manda Serafim se oferecer para levar Catarina à fazenda. Catarina reconhece Fábio e avisa que vai contar a verdade para Lourdes e Bárbara. Catarina descobre que as duas mentiram para ela e desiste de falar sobre Fábio. Catarina conta a Batista que flagrou Marcela e Petruchio aos beijos, mas ele não acredita. Petruchio fica furioso ao ver Catarina chegar na companhia de Serafim.

Quarta, 10 de Agosto – O Cravo e a Rosa – capítulo 173

Petruchio e Catarina brigam e ele a beija. Marcela diz ao delegado que Petruchio pode ter roubado as apólices. Heitor avisa Batista que Joana vai desmoralizá-lo. Quando Joana está prestes a dizer aos jornalistas o nome do homem que a enganou, Batista chega. Joana desiste de falar. Joaquim assume ter armado o golpe. Dinorá e Celso se encontram no quarto. Petruchio propõe procurar Marcela para esclarecer tudo. Ele e Catarina se abraçam. O delegado vai à fazenda.

*A ordem dos capítulos da novela “O Cravo e a Rosa” podem sofrer mudanças devido a edição do “Vale a Pena Ver de Novo” feita pela emissora. Os resumos e a ordem das cenas publicados são referentes a primeira exibição da novela.

A TRAMA DE O CRAVO E A ROSA


Catarina (Adriana Esteves), mulher moderna para os anos 20, é conhecida como “a fera” por colocar todos os seus pretendentes para correr. Mas ela esbarra na teimosia cínica de Petruchio (Eduardo Moscovis), um machista que inicialmente decide conquistá-la para ganhar o dote do casamento e salvar sua fazenda de ser leiloada. Os dois se apaixonam, mas não dão o braço a torcer, protagonizando cenas bem-humoradas, pois Catarina recusa o papel de lavar ceroulas e Petruchio a quer como a rainha do lar. A história é inspirada em ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare, com referências à novela ‘O Machão’, escrita por Ivani Ribeiro. A comédia romântica retrata o comportamento da época, com referências históricas como a luta pelo voto feminino e o novo papel da mulher na sociedade.    Autoria: Walcyr Carrasco e coautoria de Mário Teixeira. Direção: Direção de núcleo de Denis Carvalho e direção geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra.

PERSONAGENS

Catarina (Adriana Esteves) : Filha de Nicanor Batista, Catarina é uma mulher rebelde, irascível, mas fascinante. Jurou jamais se casar, pois não quer ser dominada por um homem. Cria situações divertidas para afastar pretendentes, e leva as pessoas a fazer o que ela quer. Moça de ideias modernas para a época. Sua vida muda após conhecer e apaixonar por Petruchio (Eduardo Moscovis), um caipira rude e que faz de tudo para se casar com ela.

Petruchio (Eduardo Moscovis):  Machão convicto, rapaz rude, com ideias tradicionais, opostas às de Catarina (Adriana Esteves). Tem um espírito gozador, quase cínico. Mas é caloroso, emocional, sincero e íntegro. Dono de uma fazenda produtora de queijos artesanais, herdada do pai, luta com dificuldade para pagar uma hipoteca. Jurou ao pai, antes de sua morte, nunca perder a fazenda. Também jurou nunca se casar pois, segundo pensa, mulher é só para namorar e roubar beijos. Resolve enfrentar Catarina interessado no dote. Mas desde o primeiro momento apaixona-se por ela, embora não reconheça. Finge que é um cordeirinho até se casar. Depois, inicia uma guerra doméstica para que ela se torne uma “rainha do lar”. Na verdade, quer conquistar o amor da “fera”. Na frente de Catarina, faz questão de ser mais grosseirão do que é.

Marcela de Almeida Leal (Drica Moraes): Filha de Joaquim (Carlos Vereza), nascida Muriel, volta à cidade com o nome de Marcela. Apaixonada por Petruchio (Eduardo Moscovis), inferniza a sua vida e a de Catarina (Adriana Esteves), até se envolver com Batista (Luís Melo), de olho no dinheiro do banqueiro. Chega acompanha do cúmplice Ezequiel (Déo Garcez).

Bianca Batista (Leandra Leal): Filha de Nicanor Batista (Luís Melo), irmã de Catarina (Adriana Esteves), o seu oposto. Romântica, sonha em se casar. Gosta de bordar, cozinhar, lavar e passar, sendo criticada pela irmã. No início da história, está apaixonada por Heitor (Rodrigo Faro). O pai se recusa a permitir que ela se case ou fique noiva antes da irmã mais velha, o que a faz viver em luta com Catarina. No decorrer da trama, apaixona-se por Edmundo (Ângelo Antônio).

Nicanor Batista (Luís Melo): Pai de Catarina (Adriana Esteves) e Bianca (Leandra Leal), homem sério e muito rico, que deseja ser prefeito de São Paulo. Representa a moral da época, pois é um conservador. Mas tem vida dupla. Mantém, há dez anos, outra família que não a oficial, sem que uma saiba da outra. É às escondidas que visita Joana (Tássia Camargo) e os filhos, Jorge (João Capelli) e Fátima (Thaís Müller), fingindo-se de caixeiro-viajante. E está prestes a começar uma terceira família, com a cocotte Kiki (Rejane Arruda). Dificilmente resiste ao gênio de Catarina. Sofre de gastrite, e é graças às pontadas no estômago que consegue controlar a filha: a cada vez que ela desobedece, diz que está passando mal.

ELENCO:

Ângelo Antônio – Edmundo das Neves

Rodrigo Faro – Heitor Lacerda de Moura

Tássia Camargo – Joana Penaforte

Maria Padilha – Dinorá de Moura Valente

Ney Latorraca – Cornélio Valente

Murilo Rosa – Celso de Lucca

Suely Franco – Mimosa Gomes da Costa

Pedro Paulo – Rangel Calixto de Oliveira

Eva Todor – Josefa Lacerda de Moura

João Vitti Serafim – Amaral Tourinho

Carlos Vereza – Joaquim de Almeida Leal

Vanessa Gerbelli – Linda de Oliveira (Lindinha)

A trama é de autoria de Walcyr Carrasco, coautoria de Mário Teixeira e colaboração de Duca Rachid, direção-geral de Walter Avancini e Mário Márcio Bandarra e direção de Amora Mautner. A direção de núcleo é de Dennis Carvalho.      

ENTREVISTA COM ADRIANA ESTEVES

adriana-esteves-catarina-o-cravo-e-a-rosa
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Tive uma grande surpresa ao saber que ‘O Cravo e a Rosa’ iria ao ar novamente. É uma das novelas mais lindas de que já participei.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Esse trabalho foi especialmente importante para mim. Eu tinha acabado de ter meu primeiro e tão desejado filho, Felipe. Estava completamente encantada com a maternidade, transformada por ela e absolutamente entusiasmada para trabalhar.

Quais foram os principais desafios para viver a Catarina? De onde buscou inspiração para compor a personagem? O clássico ‘A Megera Domada’ foi sua principal referência?

Sem dúvida minha principal referência foi a própria Catarina de ‘A Megera Domada’. Texto riquíssimo, e Walcyr Carrasco foi totalmente fiel à obra.

E como foi viver uma feminista dos anos 20? O que se recorda da preparação para entender a sociedade dessa época?

Tivemos um trabalho de pesquisa muito rico sobre a época. Foi encantador entender e falar de uma mulher a frente de seu tempo, representante do feminismo nos anos 20.

Como analisa a trajetória da Catarina na trama e a relação tumultuada com o Petruchio?

É uma linda história de amor em que ambos têm de se transformar pra poder viver esse amor.

Como foi a parceria com o Eduardo Moscovis?

Minha parceria com Eduardo foi um dos grandes encontros da minha história profissional. Acredito que da dele também. Essa novela nos uniu pra toda vida.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Amava as cenas em que a Catarina perdia o controle e quebrava tudo (risos).

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama? Como eram os bastidores?

Foi um dos melhores bastidores de minha vida. Colegas de elenco deslumbrantes! A equipe toda da novela era espetacular. Um bastidor leve, cheio de alegria e pessoas talentosas.

Até hoje o público fala da Catarina com você? Como são essas abordagens?

Sim. As pessoas falam muito para mim curiosidades como terem colocado o nome das filhas de Catarina. Ou terem cortado o cabelo com o corte semelhante ao dela. Fora do país, especialmente Portugal, a novela foi um grande sucesso e é sempre lembrada.

Você pretende assistir novamente à trama?

Vou assistir sim. E mostrar para os meus filhos, que não viram. É uma novela que me orgulho muito e vai novamente trazer muita alegria para o nosso povo brasileiro que está mais do que nunca precisando ver beleza, luz, vida!

ENTREVISTA COM EDUARDO MOSCOVIS

Petruchio - eduardo moscovis
Foto: Divulgação Globo

O que achou da escolha de ‘O Cravo e a Rosa’ para inaugurar o novo horário de novelas?

Adorei! A novela é muito bem escrita, baseada num grande clássico (A Megera Domada), bem dirigida e com um elenco primoroso.

Qual a importância desse trabalho em sua carreira?

Petruchio é um dos personagens mais lembrados da minha carreira . Sem dúvida alguma foi ótimo fazer uma novela onde pude exercitar o humor e a caracterização do personagem.

Quais foram os principais desafios para viver o Petruchio? De onde buscou inspiração para compor o personagem?

Fizemos um trabalho muito específico de preparação. O meu núcleo, o da fazenda, fez um trabalho à parte do restante do elenco. Fomos para a fazenda vários dias seguidos. Aprendemos a fazer queijo, andar de charrete, cavalo, corríamos atrás das galinhas e porcos e outras coisas assim (risos).

E como foi viver um homem dos anos 20, que era um pouco machista?

Petruchio era mais bronco do que machista. Catarina, a ‘megera’ a ser domada, era uma mulher à frente da sua época. E foi amor à primeira vista… Petruchio era doce e apaixonado.

Como analisa a trajetória do Petruchio na trama e a relação tumultuada com a Catarina?

Eram duas criaturas muito diferentes. Ele, um homem bronco, do campo, simples, mas com muita ética e valores. Ela rica, estudada, refinada, moradora da cidade e frequentadora da elite. Mas tinham uma atração absurda um pelo outro.

Como foi a parceria com a Adriana Esteves?

Adriana é uma parceirona. Uma baita atriz, com um senso de humor e ironia deliciosos.

Teve alguma cena que ficou mais marcada na memória?

Uma especificamente não. Lembro muito das nossas cenas de briga, quando jogávamos coisas um no outro . Nos divertíamos muito. Lembro com muito carinho e saudade das cenas na fazenda com Pedro Paulo Rangel, Ana Lúcia Torre, Taumaturgo Ferreira e Vanessa Gerbelli.

Qual a principal lembrança que você tem do período de gravação da trama e dos bastidores?

A parceria de todo o elenco e equipe. Após o término das gravações continuamos fazendo um encontro mensal durante um ano. Ou mais…

Até hoje o público fala do Petruchio e da novela com você? Como são essas abordagens?

Muita gente me chama de Petruchio até hoje. Ou pergunta pela Catarina (risos).

Você pretende assistir novamente à trama?

Sim! Quero assistir com o meu filho caçula.

Fique por dentro do resumo dos capítulos da novela O Cravo e a Rosa, em reprise num Vale a Pena Ver de Novo em horário alternativo, exibido pela TV Globo de segunda à sexta às 14h40.  Saiba tudo o que vai acontecer nos próximos capítulos do folhetim de Walcyr Carrasco, exibido originalmente em 221 capítulos e protagonizada por Adriana Esteves, Eduardo Moscovis e Drica Moraes.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Idealizadora do site OFuxico, em 2000 segue como CEO e Diretora de Conteúdo do site. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, desde os anos 1980 trabalha na área do jornalismo de entretenimento. Apaixonada por novelas, séries, reality, cinema e estilo de vida dos famosos.