Andréa Richa, a Muda de Pantanal original, trocou novelas pelo anonimato

Por - 20/04/22

Andréa Richa, a Muda de Pantanal original, trocou novelas pelo anonimatoReproduação/TV Manchete/TV Globo

“Me afastei da carreira artística porque é a vida”. Essas são as palavras da atriz Andréa Richa, que 32 anos atrás dava vida a personagem Muda, de Pantanal, na extinta TV Manchete. “Acho também que a carreira artística, da maneira que eu concebia, foi se afastando um pouco da minha visão de mundo”, acrescentou a artista, ao conceder uma de suas últimas entrevistas à imprensa, em 2020, ao Extra.

Leia+: Pantanal: Jove desconfia de José Leôncio e descobre segredo da família

Levando uma vida anônima, longe dos holofotes e do burburinho artístico, Andréa Richa está com 58 anos e formada em jornalismo.

Reprodução/instagram @andrealricha

À publicação, Andréa contou que até hoje ela é reconhecida pelo público nas ruas. Ela contou que o que mais chamava a atenção dos telespectadores era o mistério que cercava a personagem jovem e vingativa.

Leia+: Jove conhece Juma, é ameaçado com arma e se encanta pela jovem

“Ela vinha carregada mesmo de mistério sobre o passado dela. A personagem teve na novela grandes momentos de revelação. Ela foi realmente um sucesso. Agora, por onde eu andei nesse mundo, ela me acompanhou. Não tinha lugar que eu fosse no mundo que não tivesse alguém que lembrasse dela e que me tratasse com o maior carinho”, contou.

A atriz ainda recordou o clima de amizade que existia entre os demais atores nos bastidores da trama. Andréa também disse ao jornal que mantém contado com Jussara Freire, que viveu Filó, até hoje. Ela ainda lembrou da última cena que gravou.

“Se engana quem acha que não existe muita emoção num lugar calmo como o Pantanal. Tudo é muito à flor da pele na região. Tivemos muitos momentos marcantes juntos.  Lembro de tentar entrar em cena para dizer uma frase simples, mas os meus olhos jorravam lágrimas. Foi muito difícil. Por mais que eu tentasse me controlar, era algo muito orgânico. Ali era uma despedida daquela aventura linda”, disse.

Leia+: Relembre como Jove será picado por uma cobra

Em tempo, Andréa também se lembrou das cenas de nudez. “Eram cenas absolutamente naturais. A gente já tomava banho de rio pelada, não tinha chuveiro na tapera onde a Juma e a Muda moravam. A nudez, há 30 anos, não era explorada com maldade, era algo muito naturalista. Então, a sensualidade das cenas estava exatamente nessa naturalidade e nessa inocência”, pontuou a atriz.

SOBRE A PERSONAGEM

Tanto na história original, quanto no remake, Muda é uma jovem que chega ao Pantanal e se finge de muda para se aproximar de Juma. Seu objetivo é matar os Marruá após Gil (José Dumont no passado e Enrique Diaz agora) ter assassinado seu pai quando ela era criança.

Reprodução/TV Manchete

No entanto, ao se deparar com a dor da filha de Maria Marruá pela morte dos pais, Muda se compadece e acaba se tornando confidente e amiga, passando a viver com o dilema se deve ou não matar a colega.

[SPOILER!]No decorrer da história, Muda se torna funcionária da fazenda de José Leôncio e conhece Tibério (Sérgio Reis no passado e Guito agora). Os dois ficam juntos no final do folhetim.

A NOVA MUDA

Na atual trama escrita por Bruno Luperi, Bella Campos é quem dá vida a personagem Muda. Aliás, este é seu papel de estreia na telinha. A atriz tem 24 anos e nem era nascida quando a versão original escrita por Benedito Ruy Barbosa foi ao ar em 1990, na extinta Manchete.  Natural de Cuiabá, no Mato Grosso, Bella passava as férias com a família onde a novela é gravada. “Acho muito simbólico meu primeiro trabalho ser sobre parte do lugar onde nasci”, disse a atriz, em entrevista ao site oficial da novela.

Leia+: Pantanal: Jove e Guta tomam banho de rio

Sobre a preparação, Bella contou que preferiu não se inspirar na personagem feita por Andréa Richa. “Quis trazer um olhar do meu tempo”, finalizou ela.

Reprodução/TV Globo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags: