Pantanal às 17:03

Pantanal: ‘Bebê-diabo’ já aterrorizou moradores de S. Paulo na década de 1970

bebê diabo pantanal
Divulgação/TV Globo/Reprodução

É grande a expectativa do público de casa em saber se o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater) nascerá mesmo com chifres e patas de bode. Dias atrás, a filha de Mariana (Selma Egrei) viajou do Pantanal para o Rio de Janeiro para realizar exames e se certificar que a gestação anda bem. Embora Filó (Dira Paes) e Zefa (Paula Barbosa) insistam na possibilidade da vinda de um ‘cramulhãozinho’, os médicos, e até mesmo o pai da criança, já disseram para que a mãe não fique preocupada, pois não há nada de errado com o feto.

Leia+: Saiba como será a tão esperada reconciliação de Juma e Jove

Reprodução

A história da ficção fez com que os mais antigos recordassem um caso ‘real’ ocorrido na Grande São Paulo em maio de 1975. Naquele ano, o jornal Notícias Populares estampou na capa a seguinte manchete: “Nasceu o bebê-diabo em São Paulo”, a qual dizia que uma criança com supostos poderes sobrenaturais teria vindo ao mundo na cidade de São Bernardo do Campo.

Leia+: Qual será o desfecho de Trindade? Gabriel Sater dá spoiler!

O jornal contou que o parto foi “incrivelmente fantástico e cheio de mistérios, com muita “correria e pânico por parte de médicos e enfermeiras”. E o texto não se limitou aos detalhes. A publicação dizia que o bebê tinha “todas as características do diabo, em carne e osso”, tendo nascido já ameaçando a vida da própria mãe.

Leia+: Antes de ir embora, Trindade transará mais uma vez com Irma

“O bebezinho tem o corpo totalmente cheio de pelos, dois chifres pontiagudos e um rabo de aproximadamente cinco centímetros, além do olhar feroz, que causa medo e arrepios”, dizia um trecho da reportagem, conforme reproduzido pela Folha de S. Paulo.

Leia+: Bomba em Pantanal: Filho de Irma não é de Trindade e peão vai embora

O caso foi explorado exaustivamente. Veja a seguir as manchetes publicadas sobre o caso na época.

12/05/75 – BEBÊ-DIABO DESAPARECE
13/05/75 – FEITICEIRO IRÁ AO ABC EXPULSAR O BEBÊ-DIABO
14/05/75 – BEBÊ-DIABO DO ABC PESA 5 QUILOS
15/05/75 – BEBÊ-DIABO INFERNIZA PADRE DO ABC
16/05/75 – NÓS VIMOS BEBÊ-DIABO
17/05/75 – POVO VAI VER O BEBÊ-DIABO
18/05/75 – PROCISSÃO EXPULSARÁ BEBÊ-DIABO
19/05/75 – VIU BEBÊ-DIABO E FICOU LOUCA
20/05/75 – SANTO PREVIU O BEBÊ-DIABO
21/05/75 – BEBÊ-DIABO NOS TELHADOS DAS CASAS DO ABC
22/05/75 – MÉDICO AFIRMA: O BEBÊ-DIABO NASCEU NO ABC
23/05/75 – DIABO EXPLODE MUNDO EM 1981
24/05/75 – BEBÊ-DIABO PAROU TÁXI NA AVENIDA
25/05/75 – FAZENDEIRO É O PAI DO BEBÊ-DIABO

Leia +: Em 1990, Irma teve possessão. Relembre!

Reprodução/TV Globo

26/05/75 – BEBÊ-DIABO VIAJA PARA VER O PAI
27/05/75 – BEBÊ-DIABO APARECE NO LUGAR DO ECLIPSE
28/05/75 – MAIS 7 VIRAM O BEBÊ-DIABO
29/05/75 – BISPO MORRE DE MEDO DO BEBÊ-DIABO
30/05/75 – BEBÊ-DIABO ARRASA COM RITUAL DE UMBANDISTA
31/05/75 – FANÁTICOS AMEAÇAM BEBÊ-DIABO DO ABC
01/06/75 – SEQÜESTRADO BEBÊ-DIABO
02/06/75 – BEBÊ-DIABO À MORTE
03/06/75 – BEBÊ-DIABO FOGE PARA O NORDESTE
04/06/75 – PADRE DE MARÍLIA: “EU ACREDITO NO BEBÊ-DIABO DO ABC”

As histórias publicadas eram mirabolantes. Umas delas dizia que o “bebê-diabo” tinha pulado telhados de uma casa e vinha pedindo sangue para beber. Pulou do terceiro andar, pegou um taxi e pediu para que o motorista o levasse para o inferno.

De acordo com a revista Veja, a notícia do nascimento, publicada no dia 11 de maio de 1975, bateu todos os recordes de vendas da época, sobrando apenas oito exemplares do jornal nas 2 mil bancas em que o mesmo era vendido.

Reprodução/TV Globo

REALIDADE OU FICÇÃO?

Ainda de acordo com a Veja, um bebê de fato havia nascido em São Bernardo do Campo com características diferentes: saliências na testa e um prolongamento do cóccix, problemas que, segundo os médicos, poderiam ser resolvidos com uma cirurgia ali mesmo.

Mas a história foi totalmente distorcida até chegar à redação da Folha de S. Paulo, responsável pelo jornal Notícias Populares. Naquela época, um repórter ficou responsável pelo o caso, que de início relatou a história sem nenhum sensacionalismo. Mas, a direção do jornal decidiu embarcar na lenda urbana, e tratar o caso como um fato sobrenatural. Principalmente depois do resultado extraordinário de vendas que haviam conseguido com a primeira publicação.

Agora com a novela, o assunto voltou a ganhar força e ser recordado por internautas nas redes sociais. Veja algumas reações.

“O Bebê de Rosemary foi inspirado no bebê diabo que nasceu no ABC, afirma médico.”

“Eu adoro Trirma, é o meu casal favorito da novela, mas coitada da Irma dps de nunca ter sido feliz na vida ainda ter que gestar o bebê do diabo”

“Hoje eu tô só o bebê diabo do abc paulista”

“Bebê diabo toca viola no Pantanal”

“F**a que ela é linda e eu sou apenas o bebê diabo do ABC”

“Hoje, bebê-diabo do ABC mora no bairro da Santa Cecília, em SP, trabalha no Starbucks e tem uma banda cover de Type O Negative”

Leia+: Tenório fica extremante violento após ter bens bloqueados por Bruaca

“Pantanal” é escrita por Bruno Luperi, baseada na novela original escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção artística é de Rogério Gomes e Gustavo Fernandez, direção de Walter Carvalho, Davi Alves, Beta Richard, Cristiano Marques e Noa Bressane. A produção é de Luciana Monteiro e Andrea Kelly, e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!