Pantanal às 10:00

Pantanal: Filhos e pais brigam, mas são mais parecidos do que imaginam

José Leôncio (Marcos Palmeira) e Jove (Jesuíta Barbosa) em Pantanal
Divulgação/TV Globo

Se tem uma novela na atualidade que vem fazendo muito sucesso na TV Globo com certeza é “Pantanal”, que vem encantando o público com sua história envolvente e sua belíssima fotografia, mostrando como a globo está investindo em superproduções.

Como esperado de novelas, na trama, diversos núcleos são abordados e explorados, principalmente se separarmos cada personagem com suas respectivas famílias, e nisso, muitos filhos vem entrando em conflito com seus pais no decorrer da história, sempre afirmando que não são entendidos por eles ou que os pais erram muito.

Entretanto, sem perceber, tais herdeiros estão reproduzindo comportamentos similares aos de seus pais, e nós do OFuxico vamos mostrar isso para você!

Leia+: Velho do Rio provocará reviravoltas na vida de Juma, Muda e Levi
Diretor muda e inclui atores negros na segunda família de Tenório

JOVE X JOSÉ LEÔNCIO

Divulgação/Pantanal/TV Globo

Não poderíamos começar de forma diferente, não é mesmo? Pois temos aqui o provável maior conflito familiar da novela, ou melhor, os atritos que mais ganham foco na trama e mais deve ser desenvolvido até o final.

Após anos achando que seu “pai peão” estava morto, Jove (Jesuíta Barbosa) descobriu que sua mãe, Madeleine (Karine Teles), havia mentido, e que ele estava vivíssimo no Pantanal, e assim que o rapaz entrou em contato, José Leôncio (Marcos Palmeira) já se preparou para receber o herdeiro em sua casa.

Todavia, os dois desde então vem tendo diversas DRs um com o outro por conta dos estilos de vida diferentes que levam e cresceram, com um alfinetando o outro com declarações e depois xingando o outro com raiva.

Bom, essa descrição já diz tudo, né? Mesmo que Jove fique irritado com as imposições do pai, a falta de compreensão dele e os preconceitos do peão, os dois são igualmente teimosos, e nenhum deles cede para que o outro se aproxime, independente das consequências que isso pode gerar.

GUTA X TENÓRIO

Divulgação/TV Globo

O outro grande foco de pai e filha da novela é entre Guta (Julia Dalavia) e Tenório (Murilo Benício), e diferente do item anterior, essa relação já nos foi apresentada em pé de guerra, com a moça provocando o empresário sempre que pode desde sua chegada na fazenda do Pantanal.

Ainda, os preconceitos e pensamentos ultrapassados de Tenório sempre incomodaram Guta, que sempre criticou a maneira como ele fala dela e de sua mãe, Maria (Isabel Teixeira), além de chamar a esposa de Bruaca sempre.

Só que Guta não nota que, ao ficar dando indiretas e sempre criticando o estilo de vida da mãe, por mais razão que tenha em seu discurso, está reproduzindo o comportamento do pai de ficar despejando raiva e frustração em alguém da família, além de julgar Maria, mesmo que de outra forma, ao invés de sempre apoiar a mãe e ajudá-la a sair da vida que ela se encontra.

MADALEINE E IRMA X MARIANA

Divulgação/TV Globo

A Família Novaes pode nem sempre estar presente em tela, mas ela também possui seus próprios dilemas, principalmente por conta da criação que Mariana (Selma Egrei) deu às herdeiras Madeleine e Irma (Camila Morgado).

Mariana sempre geriu a casa com mão de ferro, e as filhas sentiam isso, não atoa Madeleine chegou a se casar com José Leôncio em pouquíssimo tempo que se conheceram, e depois indo morar com ele, tudo de forma um tanto imprudente e inconsequente, só para “provocar”.

Porém, após retornar ao Rio de Janeiro, Madeleine passou a ser extremamente superprotetora com Jove, não gostando de como ele se colocava em aventuras radicais, sendo bastante “firme” com o filho igual a mãe foi com ela.

Irma sempre se diferenciou da irmã, sendo uma tia mais livre com Jove, mas também nunca viveu a própria vida, e nisso ela, a irmã e a mãe possuem em comum: a forma fútil como vivem, sempre dependendo do dinheiro de outras pessoas ao invés de uma renda própria, mesmo tendo uma vida recheada de luxos.

JOSÉ LEÔNCIO X JOVENTINO

Divulgação/TV Globo

Aqui não temos um conflito tão direto e tampouco mostrado em muitos capítulos, mas que José Leôncio teve alguns atritos com Joventino (Irandhir Santos), ele teve, como quando o pai não o deixou levar Generosa (Giovana Cordeiro) na comitiva, dizendo que ele não era “um homem/peão” ideal caso seguisse com a ideia.

A diferença é que José Leôncio sempre deu ouvido ao que o pai dizia, e se discordasse, não levava para frente, e ainda reproduz tudo que Joventino lhe ensinou sem questionar, mesmo que o próprio, agora como Velho do Rio (Osmar Prado) já tenha visões d emundo diferente.

JOVE X MADELEINE, MARIANA E IRMA

Divulgação/TV Globo/João Miguel Júnior

Por fim, não podemos deixar de colocar mais um Novaes na equação da família, pois Jove também não possui a melhor relação do mundo com sua mãe, avó e tia (essa última ele até se entende melhor).

O rapaz sempre destacou como se sentia perdido no mundo, não se identificando com a vida que levava no Rio de Janeiro, o que o motivou a ir para o Pantanal, vivendo com o pai e posteriormente Juma (Alanis Guillen), e em sua breve volta, foi duramente criticado por isso e pelo namoro com a menina-onça.

Mas não podemos esquecer que Jove não possui um emprego ou renda fixa, vivendo do dinheiro do pai à vida toda, assim como as mulheres de sua vida. Além disso, as três, assim como ele, não tem exatamente um trabalho, no máximo Madeleine sendo influenciadora.

Outro ponto a analisar, mesmo que Jove já tenha mudado e evoluído, é a maneira como ele descartava as pessoas de sua vida após usá-las, assim como ele fez com Nayara (Victoria Rossetti), algo similar ao que Madeleine sempre fez. Felizmente, a mudança de comportamento chegou ao jovem.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!