Pantanal às 16:30

De ataque de jacaré a queda de cavalo, elenco passa por apuros nos bastidores de Pantanal

fotomontagem de irandhir santos, jackson antunes, alanis guillen, juliana paes, jesuita barbosa, julia dalavia e murilo benicio em pantanal
TV Globo/João Miguel Júnior/Montagem

“Pantanal”, da TV Globo, tem feito muito sucesso entre o público e alavancou a audiência da emissora, além de estar sempre entre os assuntos amis comentados do momento nas redes sociais, e muito disso vem do grande nível de produção investido pelo canal na atração.

Porém, nem tudo foram flores nas gravações da trama, e no decorrer delas, os artistas e demais profissionais envolvidos enfrentaram alguns perrengues, e OFuxico vai relembrar alguns dos maiores para você. Confira!

PERSEGUIÇÃO DE JACARÉ

Um dos perrengues mais conhecidos foi um relatado diversas vezes por Juliana Paes, intérprete de Maria Marruá no início da novela. Na ocasião, ela estava gravando uma cena no Rio, e estava deitada debaixo d’água, e quase foi devorada por um jacaré ao não o ver se aproximando e não ouvir a produção chamar.

“Eu saí nadando, mas a barriga pesava muito. Sabe quando você tá em pesadelo e você quer se movimentar, mas o corpo está muito pesado, e aí você acorda? Mas eu não tinha como acordar, porque era verdade. E aí, quando eu olhei o jacaré estava aqui assim [ao lado dela] quando eu saí da água”, contou ela em entrevista ao podcast “PodDelas”.

Durante o bate-papo, a atriz disse que a produção tentou avisá-la do perigo, no entanto, o animal já estava bastante próximo. Ela ainda disse que o jacaré se assustou e não chegou a atacar da atriz. “Os bichos não mexem com você quando você tá se movimentando. Mas se você fica muito parado, é [como se fosse] uma carcaça ali e vai atacar”, complementou ela.

Já ao “Fantástico”, ela descreveu a situação da seguinte forma: “Teve um dia que fiquei com muito medo, um jacaré veio em minha direção, a gente estava gravando, quando abri o olho, a produção assim ‘Juliana’… O jacaré vindo na minha direção”.

“Agora eu rio, mas na hora foi um susto, a gente tinha sempre um dos nossos bombeiros, salva-vidas, mas quando você está gravando na natureza, está à mercê de levar uns sustos”, completou ela.

SEIS FAZENDAS

Ao todo, foram utilizadas seis fazendas locais para as gravações de “Pantanal”, mas o fato de elas se localizarem de maneira muito afastadas umas das outras acabou gerando novos perrengues e desafios aos envolvidos. Em coletiva de imprensa sobre a novela, Juliana Paes revelou que eles precisavam passar por várias porteiras para trocarem de fazenda, e quando a vontade apertava, o jeito era urinar no mato. “Ficavam de vigia para mim. E o medo de vir um bicho na hora? Foi complicado, mas deu tudo certo”, contou ela.

Outra solução para se deslocar entre as fazendas de gravação era voar em um avião pequeno, o que Irandhir Santos, ator do velho Joventino e José Lucas, revelou na mesma coletiva de imprensa preferir se deslocar por terra: “Eu até poderia ir pelo ar, mas eu não seria o mesmo pelo resto do dia”.

Bruna Linzmeyer, que viveu Madeleine na primeira fase da trama, em entrevista ao Gshow, falou do “frio na barriga” de andar na pequena aeronave: “Você podia pegar um avião teco-teco de 6 lugares, em um calor desgraçado e ficar balançando. Dá um frio na barriga. Foi o maior perrengue. Eu tomava um remedinho antes de ir”.

Seis fazendas foram usadas nas gravações de Pantanal (Foto: Reprodução/Instagram@guilhermerondon/Instagramoficialalmirsater)

ATAQUE DE PERNILONGOS

No ar como Tibério, na novela “Pantanal”, da TV Globo, o ator Guito usou as redes sociais para falar dos bastidores das gravações das cenas que foram ao ar na noite de 27 de abril. Guito postou fotos dos atores no meio do mato e ainda acabou contando que a protagonista do folhetim passou um perrengue.

Guito publicou foto em que apareceu ao lado de Jesuíta Barbosa (o Jove), Bella Campos (a Muda), e citou a ausência de Alanis Guillen (a Juma), que estava na cena, mas não no momento da foto, pois, segundo ele, “foi devorada por pernilongos”.

“Bastidores de hoje. Cena gravada madrugada adentro. Faltou a Juma, que nesse dia foi devorada por pernilongos”, escreveu o ator.

Guito compartilhou fotos dos bastidores de “Pantanal” (Foto: Reprodução/Instagram @guitoshow)

Juliana Paes também viveu algo similar em novembro de 2021, quando compartilhou alguns vídeos em seu Instagram Stories e mostrou o rosto inchado após levar uma picada.

“Pense em um dia quente, pense. Pense em um calor. Ontem, um mosquito me mordeu na testa e eu ganhei um preenchimento natural”, brincou ela.

Juliana Paes mostra rosto inchado após ser picada por um mosquito (Foto: Reprodução/Instagram/@julianapaes)

TEMPESTADE DE AREIA

Em outubro de 2021, Juliana Paes também já havia compartilhado outro perrengue de gravar “Pantanal”, quando mostrou uma forte tempestade no local que está gravando o remake da obra de Benedito Ruy Barbosa.

Nos Stories do Instagram, Juliana mostrou o tempo fechado, com uma forte chuva e muita ventania. “São duas e cinquenta e três da tarde. O dia virou noite de repente, aqui”, registrou a atriz.

MORDIDA DE JACARÉ NO BUMBUM

Julia Dalavia, que interpreta Guta na novela, contou à Folha de S. Paulo que foi “recebida” por um dos jacarés do local: “Era um dia de folga. A gente estava no rio conversando, curtindo esses primeiros dias de Pantanal, quando eu sinto uma mordidinha na minha bunda”.

A atriz afirma que não doeu, mas que acabou dando um grito por conta do susto que levou. “Senti uma boca enorme. Eu dei um grito e não acreditei. Quando eu fui olhar, tinham quatro furos: dois em cima e dois embaixo, enormes. Era a prova”, explicou ela

Julia Dalavia levou uma mordida de jacaré no bumbum (Foto: Reprodução Instagram @juliadalavia)

CALOR INTENSO

Também na coletiva de imprensa da novela, Murilo Benício, responsável por dar vida à Tenório, reclamou do calor da região, mas disse que o perrengue o ajudou a entrar na atmosfera rabugenta do personagem.

“Ir até uma locação ajuda a entender a atmosfera, está ali. Acredito que apesar da dificuldade de estar no Pantanal, aquele calor, ir ajudou demais a entender qual história estamos contando. No entanto, que quando voltamos do Pantanal, voltamos diferente”, afirmou o artista.

Murilo Benício sofreu com o calor da região do Pantanal (Foto: Divulgação/TV Globo)

SURTO DE COVID-19

Por conta de as gravações acontecerem na pandemia do coronavírus, a novela acabou precisando ter sua produção paralisada duas vezes ao longo do calendário de gravações por conta de diagnósticos positivos de covid-19.

A primeira foi em janeiro, quando o avanço de casos da época fez a TV Globo cancelar as gravações que estavam marcadas para acontecer nos Estúdios da emissora, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pelo menos sete pessoas ligadas à produção testaram positivo.

Vale destacar que o Rio de Janeiro viveu no início de 2022, uma explosão de casos de Covid-19, com 41% dos testes positivos, um reflexo do avanço da variante ômicron. Ainda na primeira fase da trama, Bruna Linzmeyer testou positivo, assim como outros colegas. De novo, a produção precisou remanejar a agenda.

Bruna Linzmeyer chegou a testar positivo para covid-19 ao gravar “Pantanal” (Foto: Reprodução/Instagram @brunalinzmeyer)

Já no último dia 13 de junho, foi revelado que Dira Paes, Marcos Palmeira, Jesuíta Barbosa e Gabriel Sater testaram positivo para Covid-19. A Globo se manifestou em um comunicado publicado pela Folha de S.Paulo. As gravações externas de “Pantanal”, que aconteciam no cenário paradisíaco do interior do Brasil, foram adiadas.

A notícia de que quatro dos atores principais da novela das nove estavam infectados chegou à público através do jornal paulistano. A emissora se manifestou a respeito através de uma nota, confirmando a informação, mas sem citar nomes.

Sendo assim, os trabalhos que aconteciam fora do Rio de Janeiro foram temporariamente interrompidos e os quatro artistas ficaram isolados para que a epidemia não se alastrasse por todo o elenco. A agenda de gravações foi ‘readequada’, de acordo com informações da própria Globo.

Jesuíta Barbosa foi um dos atores a recentemente testar positivo para covis-19 (Foto: Divulgação/TV Globo)

ACIDENTE DE CAVALO

Atualmente, Irandhir Santos está temporariamente afastado das gravações da trama de Bruno Luperi, pois ele caiu do cavalo, precisou ser internado e teve que se submeter a uma cirurgia. De acordo com o colunista Lucas Pasin, Irandhir sentiu dores fortes no ombro e foi levado a um hospital em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Apesar do bom atendimento recebido, ao saber que precisaria ser submetido a uma cirurgia, o artista teria preferido voltar ao Recife. Onde mora, para ficar perto da família.

A previsão é que o ator pernambucano retorne às gravações de Pantanal apenas na próxima semana. O tombo teria acontecido nas gravações finais de “Pantanal”. Até o fechamento desta reportagem, a Globo não havia se pronunciado sobre o assunto.

A assessoria de imprensa do ator, enviou comunicado a respeito do estado de saúde do ator: “O ator Irandhir Santos, teve um incidente nas gravações, mas já está na fase final da fisioterapia, e voltará a gravar na próxima semana. Ele e toda equipe agradecem a atenção!”

Irandhir Santos machucou o ombro e teve que fazer uma cirurgia (Foto: TV Globo/João Miguel Jr)

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!