Reis às 09:57

Resumo dos capítulos da novela Reis, Record, de 11 a 20 de maio

novela reis personagens

Foto: Divulgação Record TV

Quarta, 11 de maio – Reis – capítulo 037

Luciér (Sergio Dias Maciel) fica sabendo que Israel vai ter um novo rei. Saul e a escolha do Criador. Naás (Rodrigo Moraes) faz um treinamento com os homens amonitas. Samuel se mostra aflito porque o escolhido não está presente.

Quinta, 12 de maio – Reis – capítulo 038, quinta

Deus conta a Samuel onde Saul está. A população berra o nome do escolhido. Os mais velhos reprovam a escolha de Samuel. Irritado, Saul resolve ter uma conversa com seus parentes.

Sexta, 13 de maio – Reis – capítulo 039

Abner está descontrolado depois que a escolha do novo rei é alterada e os mais velhos fazem de tudo para detê-lo. Zeleque para escapar de castigo fecha aliança com Joiada. Tobias (Dida) tenta forçar sexo com Arrava (atriz não divulgada). Laísa (Sthefany Brito) e Kayla atendem Naás e montam um ritual.

Segunda, 16 de maio – Reis – capítulo 40

Povo vai até Saul e faz inúmeras exigências. Abner tem passe livre para lidar com os amonitas e com os filisteus. Saul, mesmo magoado com Aiona a chama para conversar. Ela pede perdão ao marido.  

Terça, 17 de maio – Reis – capítulo 41

Lamár vai até Naas e faz um outro acordo em nome do rei Lúcier. Joiada oferece algo valioso a Abner em troca de entrar para o exército. Dalía se surpreende ao encontrar Arrava pálida. Abner resolve atacar os amonitas. Naas e Tobias seguem a cavalo com seu exército em direção à entrada da cidade.

 Quarta, 18 de maio – Reis – capítulo 42

Abner tem uma surpresa ao chegar em Gibeão. Iran se depara com Lamar na  casa de Baaná (5) Saul faz um jogo com família. Um mensageiro traz notícias ao Rei Saul, sobre as ações dos amonitas contra os israelitas.  

Quinta, 19 de maio – Reis – capítulo 43

Chaim e Zera são punidos por desrespeitar Abner. Kayla pressiona Lamár para saber suas intenções. Saul tenta lidar com desespero das pessoas diante dos ataques inimigos. Abner reuni seus soldados e faz um importante discurso.

Sexta, 20 de maio – Reis – capítulo 44

Israelitas se preparam para guerra. Aionã se desentende com Saul.Maya tenta convencer Jônatas a acompanhá-lo. Kayla discute com Baaná e em seguida cai em lágrimas.

CAPÍTULOS ANTERIORES

Segunda, 9 de maio – Reis – capítulo 035

O povo de Israel é pego de surpresa com ataque do povo da Filístia. Saul (Carlo Porto) faz uma declaração de amor para Ainoã (Francisca Queiroz) e ela retribui. O que Kesha (Clara Garcia) diz abala Ner (André Di Mauro). Samuel (Roberto Birindelli) está pronto para dizer quem é o novo rei israelita.

Terça, 10 de maio – Reis – capítulo 036

Kayla (Hylka Maria) e Alás (Gabriel Fuentes) se encontram. Zeleque (Felipe Silcler) faz de tudo para escapar de Joiada (Renato Chocair) . Os anciões fazem de tudo para que Abner (Eduardo Pelizzari) seja o escolhido por Samuel. Saul fica com medo do que o profeta vai dizer.

Veja também:


Resumo de Pantanal
Resumo de Além da Ilusão

Resumo de Quanto Mais Vida, Melhor!
Resumo de Poliana Moça
Resumo da novela O Clone
Resumo da novela O Cravo e a Rosa


Reis conta a história da nação de Israel, do momento em que o último juiz – o profeta Samuel – é usado por Deus para guiar o Seu povo até a lamentável queda de Jerusalém causada pelos exércitos da Babilônia.

A trama vai relembrar as dores, alegrias e histórias dos principais reis de Israel na condução da nação. Veremos Davi, aclamado até os dias de hoje e lembrado por seu amor e fidelidade a Deus. Acompanharemos seu filho, Salomão, conhecido por sua sabedoria, chegando ao reinado e se perdendo em sua vaidade. Serão abordados os livros de Salmos, Provérbios e Eclesiastes, explorando à fundo os escritos de I e II Reis e I e II Crônicas, que serão revividos de maneira ímpar por aqueles que toparem mergulhar nessa história repleta de ensinamentos valiosíssimos.

1ª TEMPORADA – A DECEPÇÃO

“Reis – A Decepção” retrata o afastamento de Israel em relação a Deus e o péssimo exemplo dado por aqueles que, um dia, foram escolhidos para conduzir a nação rumo aos caminhos do Senhor. A série vai estampar o incrível contraste entre um juiz negligente e seus filhos rebeldes na condução de um povo, e um pequeno garoto temente a Deus, que assumirá seu lugar. Um retrato do declínio espiritual de Israel e a negligência de lideranças espirituais, como principais temas a serem observados.

A série se passa nos arredores das cidades de Israel, também vigiada pelo exército Filisteu. Mas, é dentro do Tabernáculo, em Siló, que a trama se sobressai, onde acompanharemos a família de Eli em decadência e o crescimento do pequeno Samuel, futuro profeta e juiz de Israel.

PERSONAGENS

ELI (José Rubens Chachá) – Pai de Hofni e Finéias. Viúvo. Levita, sacerdote e o juiz de Israel. O homem mais importante de Israel, responsável pelo andamento das atividades do tabernáculo de Deus. Julga a causa de todo o povo que vem até ele em Siló.

HOFNI (Vinícius Redd) – Filho primogênito do juiz Eli e irmão de Finéias. Levita e sacerdote. Ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Bom de conversa, se apoia em sua posição privilegiada para fazer o que bem entende.

FINÉIAS (Edu Porto) – Filho caçula do juiz Eli e irmão de Hofni. Pai de Aitube. Levita e sacerdote. Ajuda a cuidar do andamento do tabernáculo em Siló. Ao contrário do irmão, Finéias tem medo que seu pai descubra seus delitos.

JEÚS (Pedro Costa) – Israelita. Levita e ajudante de Hofni e Finéias. Quando não está nos afazeres do tabernáculo, ajuda a servir na casa do juiz Eli. Se faz de bom moço para Eli, mas na verdade é ajudante e braço direito de Hofni e Finéias.

QUERÊN (Prisma da Matta) – Israelita. Feliz por ter sido escolhida como esposa de Hofni. Acredita que se casando com um homem de Deus pode projetar uma vida feliz ao lado do marido.

MELQUISA (Arianne Botelho) – Israelita. Esposa de Finéias e mãe de Aitube. Apaixonada pelo marido, não tem problemas em seu casamento como vê acontecer com seus cunhados.

AITUBE (Felipe Maia) – Filho de Finéias e Melquisa.

ELCANA (Fernando Pavão) – Israelita. Marido de Ana e Penina. Pai de Gadias, Gadiel e Lael. Dono de plantações. Elcana é um homem justo e temente a Deus. Marido e pai dedicado, que preza pela paz em sua casa e com aqueles em sua convivência.

ANA (Branca Messina) – Israelita. Primeira esposa de Elcana. Mulher justa e temente a Deus, porém incompleta por não poder ter filhos, o que para a época é algo inaceitável.

SAMUEL (João Guilherme Chaseliov [criança]/ Rafael Gevú) – Israelita. É preparado para ser ajudante do juiz Eli, mas quanto mais o tempo passa, mais fica nítido para todos que Samuel é realmente um escolhido por Deus, verdadeiramente Seu servo e um representante dEle na Terra. Ouve a voz de Deus e, ao se tornar adulto, é confirmado como profeta. Foi o último juiz de Israel.

PENINA (Julia Guerra) – Israelita. Segunda esposa de Elcana e mãe de Gadias, Gadiel e Lael. Precisa lidar constantemente com o fato de que o marido só a escolheu como esposa porque a primeira, a quem ele realmente ama, não pode lhe dar filhos.

GADIAS (Rômulo Weber) – Israelita. Filho primogênito de Elcana com Penina.

GADIEL (Giovanni Dopico) – Israelita. Segundo filho de Elcana com Penina.

LAEL (Amanda Petenucci) – Israelita. Terceira dos filhos de Elcana com Penina.

ELOÁ (Kíria Malheiros) – Israelita. Esposa de Samuel. Um amor de menina tanto como criança como quando se torna jovem.

ELIÚDE (Igor Cotrim) – Israelita. Marido de Ábila e pai de Zife e Zanata. Camponês. Bom marido e pai zeloso, prioriza a família acima até mesmo dos mandamentos de Deus.

ÁBILA (Vanessa Bueno) – Israelita. Esposa de Eliúde. Mãe de Zife e Zanata. Dedicada e mãe coruja.

ZIFE (Léo Belmonte) – Israelita. Filho primogênito de Eliúde e Ábila. Irmão de Zanata. Soldado em treinamento no exército. Embora siga à risca os ensinamentos do pai, por vezes contesta sua atitude de crer em outros deuses.

ZANATA (Marcus Bessa) – Israelita. Filho caçula de Eliúde e Ábila. Irmão de Zife. Soldado em treinamento no exército. Tem em Zife seu melhor amigo e o vê como referencial de filho responsável.

JOSUÉ (Guilherme Duarte) – Israelita. Amigo de Eliúde. Dono dos campos para onde a arca da aliança será levada pelos filisteus. Homem simples e um bom amigo, porém facilmente influenciável por ser indefinido em sua fé.

MICAEL (Thiago Amaral) – Israelita. Órfão de pai. Marido de Sâmila e pai de Eliam e Tília. Homem de caráter e temente a Deus, que passa por muitas dificuldades financeiras. Seu prazer é ir ao tabernáculo em Siló para oferecer sacrifícios a Deus.

SÂMILA (Natália Ferrari) – Israelita. Órfã de pai. Filha de Ada. Esposa de Micael e mãe de Eliam e Tília. Trabalha com sua mãe na casa do juiz Eli. Um tanto ingênua.

ADA (Giselle Tigre) – Israelita. Viúva de um levita e mãe de Sâmila. Prestativa, disposta e de bem com a vida. Após a morte do marido, Ada se torna uma mulher solitária e depende da generosidade do juiz Eli.

JEODÁS (Augusto Zacchi) – Israelita. Rico. Dono de propriedades. Marido de Marilís e pai de Ézer. Homem obstinado e sagaz. Fiel aos rituais de sacrifício, Jeodás viaja para Siló todos os anos, não por ser devoto a Deus, mas para não manchar seu nome.

MARILÍS (Thaís Pacholek) – Israelita. Esposa de Jeodás e mãe de Ézer. Muito bonita e cheia de vida. Rejeitada pelo pai e irmãos. Faz parte do grupo de moças que se juntam na porta do tabernáculo para cantar e tocar instrumentos durante as festas.

QUEILA (Karize Brum) – Israelita. Esposa de Ézer. Como filha de prostituta, Queila cresceu acostumada com a mentira que a mãe sempre conta sobre seu pai ter morrido antes dela nascer.

ABIEL (Dudu Pelizzari) – Israelita. Marido de Iana. Pai de Quis e Ner. Soldado do exército de Israel e dono de plantações. Melhor amigo de Obede e braço direito de Jotã. Ninguém é melhor com a lança do que Abiel.

IANA (Karla Hill) – Israelita. Esposa de Abiel. Mãe de Quis e Ner. Bonita e de personalidade calma, pacífica. Maior apoiadora do marido e filhos.

QUIS (Enzo Ciolini) – Israelita. Filho primogênito de Abiel e Iana. Exímio soldado com habilidade com espada e com o arco e flecha. Não tem muito conhecimento sobre os princípios de Deus, por isso não compreende porque Israel não tem um rei.

NER (Felipe Coutinho) – Israelita. Segundo filho de Abiel e Iana. Tem prazer no que faz e anseia ter sua primeira experiência na guerra e poder entrar em combate com os inimigos de Israel.

OBEDE (Alex Morenno) – Israelita. Marido de Bília. Pai de Jessé. Dono de campos de plantação e pastoreio. Homem temente a Deus, que preza pelos Seus princípios e mandamentos acima de tudo. Essa qualidade de fé que rege as suas escolhas no que faz.

BÍLIA (Débora Sartori) – Israelita. Esposa de Obede. Mãe de Jessé. Simpática, que leva a vida de forma leve. Mãe e esposa amorosa e dedicada, se realiza em cuidar de sua família. Temente a Deus, ela compartilha da mesma qualidade de fé e princípios de seu marido.

JESSÉ ( Miguel Venerabile) – Israelita. Filho de Obede e Bília. Obediente aos pais. Possui a leveza de Bília e a constância de Obede, assim como o desejo de saber mais sobre o Deus de Israel que os pais tanto o ensinam.

MALQUIAS (Daniel Blanco) – Israelita. Marido de Lavínia e pai de Belá. Camponês. Ainda na adolescência perdeu os pais e ficou sozinho na vida. Por alguns anos ambicionou se juntar ao exército para se vingar dos filisteus.

LAVÍNIA (Pamela Tomé) – Israelita. Esposa de Malquias e mãe de Belá. Pacífica, porém forte em suas convicções. Tem em sua família e em sua fé seu principal tesouro. Se sente realizada com a família que formou e é perfeitamente feliz com a vida simples que leva.

JOTÃ (Duda Nagle) – Israelita. Pai de Kesha e filho de Sobal. Comandante do exército em Israel. Sério, focado e destemido. Personalidade forte, do tipo que faz o que precisa ser feito e fala sem rodeios. Vê no seu trabalho não uma profissão e sim um chamado, uma vocação.

SOBAL (Cézar Pezzuoli) – Israelita. Pai de Jotã e avô de Kesha. Um dos principais anciãos de Israel. Homem respeitado entre as doze tribos de Israel, mas acostumado a não ter que tomar decisões importantes para a nação.

KESHA (Lyvia Maschio) – Israelita. Filha de Jotã e neta de Sobal. Se torna interesse amoroso dos irmãos Quis e Ner. Moça bonita, de personalidade alegre, porém tímida.

ZEROR (Ilvio Amaral) – Israelita. Um dos principais anciãos de Israel. Vê na fé e a estrutura dos homens de Israel estremecidos, e se depara com a difícil tarefa de, juntamente com os outros onze anciãos de Israel, decidir como proceder diante do ataque repentino do inimigo.

ABAS (Mauro Aragão) – Israelita. Um dos principais anciãos de Israel. Homem respeitado entre as doze tribos de Israel, benigno, mas acostumado a não ter que tomar decisões importantes para a nação, já que o juiz Eli é quem tem essa responsabilidade.

JAZIEL (Paulo Gabriel) – Israelita. Descrito na Bíblia como um homem de Deus enviado por Ele para dar uma mensagem a Eli. Com fala firme é um homem com apenas uma missão: passar a difícil mensagem sobre o que acontecerá a Eli e aos seus descendentes.

GUEDÓR (Anselmo Vasconcellos) – Filisteu. Marido de Anainér. Pai de Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Rei soberano de toda a Filístia. Refinamento, elegância e charme são as armas mais poderosas do rei e através dessas qualidades consegue convencer qualquer um a ceder o que desejar.

ANAINÉR (Silvia Pfeifer) – Filistéia. Esposa de Guedór. Mãe de Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Rainha soberana de toda Filístia. Mulher bonita, extremamente elegante, refinada e atraente. Nunca precisa levantar a voz para ser ouvida. Coruja ao extremo com os filhos. Capaz de tudo para proteger todos em sua casa.

QUEDÉS (Caetano O’Maihlan) – Filisteu. Filho primogênito de Guedór e Anainér. Príncipe de Asdode. Exímio guerreiro e líder nato. Verdadeiramente cumpre o papel do irmão mais velho, protegendo com unhas e dentes, tanto o legado de seu pai quanto os irmãos.

LESSÉR (Bruno Suzano) – Filisteu. Segundo filho de Guedór e Anainér. Príncipe de Ecrom. É o mais simpático e acessível de seus irmãos. Herdou a habilidade com as palavras de sua mãe e por isso é considerado o mais galanteador dos homens de sua família.

ALEMÉR (Bruno Ahmed) – Filisteu. Filho caçula de Guedór e Anainér. O bebê da família. Fã de Luciér. Excelente soldado e recém promovido a governador de umas das cinco cidades filisteias. Ambiciona provar para o pai que é competente o suficiente para qualquer responsabilidade no reino.

TABÁS (Gutto Ordoz) – Filisteu. Sobrinho de Guedór, irmão de Dobár, primo dos príncipes Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Príncipe de Gaza. É atraente. Tudo o que quer é permanecer nas graças do seu tio e primos para manter o posto de príncipe governante de uma das cinco cidades.

DOBÁR (Hugo Carvalho) – Filisteu. Sobrinho de Guedór, irmão de Tabás, primo dos príncipes Quedés, Lessér, Luciér e Alemér. Príncipe de Asquelom. Tem um comportamento mais jovial e leve do que seu irmão. Solícito e agradável com a família real e excelente soldado no exército filisteu.

TOMÁZ (Felipe Silcler) – Núbio. Servo principal e de confiança do palácio de Asdode. É a imagem do que a família real representa: requinte, beleza, refinamento, inteligência e elegância. E por causa dessas qualidades que ele foi trazido da Núbia para exercer o cargo de extrema confiança.

TAMEMBÉR (Marcelo Pio) – Filisteu. Ferreiro de Belém que presta serviços aos Israelitas. Não é segredo para ninguém que um ferreiro filisteu não é bicho confiável. Ao mesmo tempo que a prestam serviços, não se constrangem em enviar informações a respeito aos seus conterrâneos.

TENÁZ (Bruno Franklin) – Filisteu. Ferreiro de Socó, que presta serviços aos israelitas. Tudo o que ele quer é ganhar a confiança dos príncipes e assim angariar uma posição de destaque no reino. O problema é que ele se acha muito esperto.