Renascer: ‘É um privilégio fazer José Inocêncio’, diz Humberto Carrão

Por - 17/01/24 às 08:00

Humberto Carrão como José InocêncioHumberto Carrão como José Inocêncio - Fábio Rocha/TV Globo

A novela ‘Renascer’ se aproxima da estreia no próximo dia 22 de janeiro e um dos atores que poderão ser vistos na trama é Humberto Carrão. O ator interpretará José Inocêncio na Primeira Fase do remake.

Na trama original de 1993, seu personagem foi interpretado por Leonardo Vieira e Carrão confessou que assistiu assim que recebeu o convite, mas evita comparações.

“Eu assisti a primeira fase de Renascer, quando me ligaram e, na verdade, eu acho que muito mais do que para me trazer uma cobrança de comparação ou de achar que eu tinha que fazer alguma coisa parecida, a importância de ter visto foi de me deixar louco para fazer. Foi de um estímulo de beleza daquilo, eu realmente acho essa primeira fase das coisas mais bonitas que eu já vi assim. É muito poderoso, muito rico”.

Humberto Carrão como José Inocêncio
Humberto Carrão como José Inocêncio – Fábio Rocha/TV Globo

O ator ainda destaca o respeito à religião e o pacto de José Inocêncio com Deus, cramulhão e o Jequitibá

“É uma novela, que tem rito que tem festa que tem macumba, que tem um respeito pela religião afro-brasileira, africana, uma novela que é esbarrada no mito. Imagina um personagem que tem pacto com um cramulhão, com Deus e com Jequitibá, isso é muito assustador de poderoso. Então, a minha relação com a primeira versão é justamente essa relação de respeito”, afirmou.

Carrão ainda revelou que a relação com os atores da primeira trama é de respeito e admiração, já que foram eles que estimularam todos a fazerem parte deste remake.

“Eu sou um ator muito apaixonado pela história dos nossos atores mais velhos. Para mim não é besteira, eu tenho uma relação profunda de amor, interesse, estudo e dedicação a assistir o que veio antes, claro, e admiro muito todos aqueles ali e é nesse sentido que eles nos estimulam eu tenho certeza que todos nós que estamos aqui fazendo diferente, né? É isso, eu não vejo como um peso, como um fardo, acho que a gente está fazendo uma coisa muito linda, muito linda e o mais bonito dessa profissão sempre são os encontros. Eu encontrei pessoas muito importantes para mim”.

Humberto Carrão e Marcos Palmeira como José Inocêncio
Humberto Carrão e Marcos Palmeira como José Inocêncio – Fabio Rocha/TV Globo

O protagonista ainda revela que espera que possa chegar perto do que foi a primeira versão, mas garante, que essa não é uma “busca” da equipe da novela.

“Minha relação com Renascer de 1993 é de muito respeito, muita admiração e tomara que a gente chegue perto. Não estamos ali gravando e pensando: ‘Como é que será que fizeram essa cena?’. Eu e Adanilo (que interpreta Deocleciano) assistimos uma cena de 93 que estava passando no Instagram e ficamos comparando, mas na forma de gravar essa cena e não em como o ator fez, não é por aí”.

Humberto Carrão, que já tem diversos projetos de sucesso em sua carreira, ainda revelou que Renascer foi uma das coisas mais poderosas que ele já teve a oportunidade de estar perto.

“Acho esse texto, esse personagem, uma das coisas mais poderosas que eu já estive perto então nesse sentido que bom que eu assisti a primeira fase. Essa profissão é uma loucura, né? Você faz um juramento, um pacto com uma árvore. Quando você chega ali, olha para a árvore e alguém fala assim: ‘Essa árvore tem mil anos’ aí você está diante dela fazendo um pacto. O que me surpreendeu foi a emoção da coisa, porque eu realmente fiquei emocionado”.

José Inocêncio fazendo pacto com Jequitibá
José Inocêncio fazendo pacto com Jequitibá – Divulgação/TV Globo

“Às vezes, é tudo tão pequeno, fazer de conta, mas todos nós ali ficamos muito emocionados com o pacto com uma árvore e nesse Brasil, né, que tanto faz para destruir as árvores e destruir quem cuida delas, talvez essa coisa possa cruzar de alguma forma também esse sentimento”.

Por fim, Carrão destacou que a cena do pacto pode ser sim considerada uma das mais importante da teledramaturgia brasileira e agradece pela “sorte” de poder interpretar José Inocêncio.

“Foi muito emocionante foi muito bonito, é uma cena muito importante para teledramaturgia, pelo que Benedito Ruy Barbosa, acho que é uma das cenas mais bonitas e icônicas. É engraçado que as pessoas sabem de cor essa fala, esse trecho, então é uma, não sei nem se é responsabilidade, mas é uma beleza, um privilégio, uma sorte, a gente precisa de sorte também para poder fazer José Inocêncio”, finalizou.

---

Tags: ,,

Formado desde 2010, já passou pelas editorias de esporte e entretenimento em outros veículos do país e atualmente está no OFuxico. Produz matérias, reportagens, coberturas de eventos, apresenta lives e ainda faz vídeos curtos para as redes sociais


×