Renascer: Figurino, caracterização e efeitos visuais repletos de detalhes e desafios

Por - 22/01/24 às 22:00

Renascer - José Inocêncio na primeira e na segunda fase - Marcos Palmeira e Humberto CarrãoO look de José Inocêncio, nas duas fases, teve referências das décadas de 70 e 90 - Foto: TV Globo/ Fábio Rocha

As diferenças temporais, da primeira para a segunda versão de “Renacer”, também estão presentes no figurino assinado por Marie Salles. A figurinista conta que se inspirou nas principais referências no Brasil entre as décadas de 70 e 90, mas ressalta as diferenças da primeira para a segunda fase da novela.

“Eu acho que a ruptura maior neste processo seria o José Inocêncio. Propus a direção que ele deveria usar camiseta e calça jeans ou cargo. Mesmo um cara como ele, dono da fazenda, mas que está ali trabalhando, com a mão na massa e acaba se vestindo assim. E foi uma ruptura grande. Colocar o protagonista com camisa e uma calça jeans acho que é o nosso maior desafio”, diz ela.

Uma das características marcantes do núcleo da fazenda Jequitibá-Rei são as galochas brancas, típicas dos trabalhadores da região cacaueira de Ilhéus, marca registrada de José Inocêncio (Marcos Palmeira) e de seu filho, João Pedro (Juan Paiva). 

Renascer - José Inocêncio (Marcos Palmeira)
Foto: TV Globo/ Fábio Rocha

O contraponto entre Ilhéus e Rio de Janeiro também está presente no figurino. Na Bahia, as peças possuem muitas cores, enquanto o núcleo do sudeste tem cores mais sóbrias, como preto e branco.

Já na caracterização assinada por Auri Mota, o grande desafio é transmitir a naturalidade dos personagens que vivem e trabalham no interior da Bahia.

Do brilho na pele dos trabalhadores das roças aos cabelos mais longos para as mulheres, a caracterização foi concebida após o estudo de referências nas últimas décadas.

Para personagens como Jacutinga (Juliana Paes), Inácia (Edvana Carvalho), Norberto (Matheus Nachtergaele) e Padre Santo (Chico Diaz), interpretados pelos mesmos atores nas duas fases, um processo de amadurecimento também está previsto para marcar as passagens de tempo na história e o envelhecimento dos personagens. 

Na primeira fase, Jacutinga esbanja cabelos armados e com permanente, característico dos anos 1990, batom vermelho e um estilo único, que se destaca nas noites animadas de seu bordel, ponto de encontro da região.

Renascer - Juliana Paes caracterizada como a Jacutinga
Juliana Paes revive personagem que foi de Fernanda Montenegro – Foto: TV Globo

Já para Mariana (Theresa Fonseca), na segunda fase, o corte repicado foi o escolhido para ressaltar seu jeito menina. 

Além da caracterização dos personagens, outro trabalho em parceria com a área de efeitos especiais, é a maquiagem específica para cenas como a sequência que mostra o despelamento de José Inocêncio (Humberto Carrão). Referências médicas de secação de pele foram usadas como inspiração para o efeito desejado como explica Auri Mota

Além disso, sete tons de vermelho foram usados para ter diferenciação dos de sangue cenográficos e chegar o mais próximo da realidade. Diogo Laranja, produtor de efeitos especiais, relembra os preparativos da sequência que mostra a primeira tocaia em que José Inocêncio é pendurado pelos pés numa árvore.

“Além do teste com a caracterização, fizemos algumas reuniões com direção e produção para alinhar todas as expectativas. Foram três dias de montagem e testes do sistema de suspensão para garantir a entrega artística e a segurança do ator”, recorda. 

Na produção de arte, assinada por Nininha Medicis, chama atenção a busca pela personalidade da novela nos detalhes. Os facões, uma marca registrada da trama, possuem características de cada época e personagem.

O primeiro facão de José Inocêncio, que é fincado nos pés Jequitibá, também sofrerá com a ação do tempo e envelhecerá. Outro elemento marcante é o cramulhão, o diabinho na garrafa tão marcante na trama, foi criado pelo artista plástico Dante, que optou pelo uso de material sustentável.

José Inocêncio fazendo pacto com Jequitibá
José Inocêncio faz pacto com o Jequitibá – Divulgação/TV Globo
---

Tags: ,,

É jornalista formada pela Universidade Gama Filho e pós-graduada em Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa pela Estácio de Sá. Ela é nosso braço firme no Rio de Janeiro e integra a equipe de OFuxico desde 2003. @flaviacirino