Novelas às 11:35

Taís Araújo sobre ‘Cara e Coragem’: ‘Uma novela cheia de recados e referências’

Paulo Lessa, Taís Araújo, Paolla Oliveira e Marcelo Serrado em Cara e Coragem
Divulgação/Cara e Coragem/Sergio Zalis

Nesta segunda-feira, 16 de maio, aconteceu a primeira parte da coletiva de imprensa de “Cara e Coragem”, nova novela das 19h, exibida pela Rede Globo. A trama estreia no dia 30 de maio, substituindo “Quanto Mais Vida, Melhor!”.

Leia+: Iza e Emicida recusaram gravar tema de ‘Cara e Coragem’. Saiba motivo!

Na história, Taís Araújo interpreta duas personagens. Anita, que é popular e despachada. Já Clarice Gusmão é presidente da siderúrgica da família, a SG. A empresária tem uma morte inesperada e misteriosa.

“São duas mulheres completamente diferentes. Mulheres de origens muito diferentes. Anita é mais popular e a Clarice tem uma coisa mais misteriosa, à frente de uma empresa. É uma novela cheia de recados, referências”, disse a atriz.

Leia+: Cara e Coragem! Dublês já viveram cenas bizarras na TV. Veja!

Ícaro Silva interpreta Leonardo, que sonha em assumir a presidência da empresa após a morte da irmã Clarice. “O que me chama atenção nesses personagens é que eles não são maniqueístas, não são exatamente o mal. São personagens bem humanizados que querem se dar bem”, disse o artista.

A trama, escrita por Claudia Souto e dirigida por Natália Grimberg, também busca mostrar o universo dos dublês. Na história, André Luiz Frambach interpreta Rico, campeão de surfe que tem o sonho de se tornar dublê profissional. “Eu sempre tive isso, gosto muito de esporte, de me arriscar. Receber o Rico como personagem foi um presente”, contou o ator.

Leia+: Paolla Oliveira é flagrada nas gravações da novela “Cara e Coragem”

A autora revelou da onde tirou inspiração para escrever a história. “A inspiração começa do que eu quero colocar na roda. Eu quero falar de coragem porque estamos em um momento do mundo que precisamos de coragem. O título provisório era Amor em Ação, mas acabou não se concretizando”, começou ela.

Em seguida, Claudia afirmou que esse é um tema novo nas novelas “Isso ainda não foi abordado, é uma profissão fascinante. São pessoas que estão na frente das câmeras se arriscando e são completamente anônimas”, disse.

Paula: A gente passou por dois anos de pandemia, a nossa classe sofreu sem saber como ia voltar. Eu faço um teste no meio de uma mudança, aquilo foi tipo um clarão no céu. É muito bom voltar a atuar depois de fazer outros trabalhos. Está sendo uma experiência deliciosa, estou nervosa, mas muito feliz. É realmente uma personagem incrível. O ponto fraco dela é o Joca, ela é amante dele.

A diretora também comentou sobre o tema e disse que teve certos desafios. “É uma novela de ação, mas tem comédia, romance, suspense. Sempre que fazemos cenas de ação, escondemos os dublês. Aqui eu precisava mostrar os atores em cena, o maior desafio foi esse”.

REPRESENTATIVIDADE

Em “Cara e Coragem” é possível ver um núcleo de atores negros como protagonistas, coisa rara de se ver na TV. A Família Gusmão é formada por Martha (Claudia di Moura), Clarice e Leonardo.

“A Martha é uma mulher que leva uma vida sem medo. Nós temos um núcleo preto poderoso com poder nas mãos. Pessoas que não conheceram a pobreza, a dor, isso é representatividade”, começou ela.

A atriz se emocionou ao falar da oportunidade de representar uma pessoa negra que está em um lugar privilegiado. “A família Gusmão é uma encarnação de uma justiça social que a gente não vê, mas que a gente vem gritando e reivindicando. Estamos vivendo um novo tempo. Nós estamos sendo ouvidos, isso para mim é um marco histórico na história da televisão. Essa família vive sem aflição e sem culpa, esse é meu sonho. Temos um papel de raro protagonismo na televisão”.

TEMAS IMPORTANTES

Vitória Bohn faz sua estreia na televisão interpretando Lou, que vive um relacionamento abusivo com Renan (Bruno Fagundes) e ao longo da história se apaixona por Rico.

A atriz comentou sobre a importância disso ser mostrado na TV. “É minha primeira novela e essa personagem foi um presente muito grande, mas também um desafio. Essa situação de abuso é muito delicada. É uma situação perigosa e silenciosa. É muito importante isso ser mostrado na TV”, disse.

A artista também afirmou que as mulheres que passam por isso precisam ter coragem de pedir ajuda. “O Rico vem como um respiro para a Lou e vai ser muito legal as meninas verem essa história e terem um lugar de esperança. Existem relacionamentos saudáveis e felizes”, concluiu.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!