Oscar às 08:34

Wagner Moura é escolhido para lista de votantes do Oscar

Divulgação/TV Globo

Tem brasileiro na seleção de novos jurados divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, na quinta-feira (01)! Wagner Moura foi convidado para fazer parte da lista de votantes do Oscar já a partir deste ano. A lista tem 395 nomes, entre eles astros internacionais como Robert Pattinson e Andra Day.

Mas o baiano Wagner Moura não é o único brasileiro convidado. A lista traz ainda nomes como Paula Barreto, Fabiano Gullane, João Atala, Andrea Barata Ribeiro e Karen Akerman.

Veja+: Wagner Moura é criticado por ator Venezuelano

De acordo com a Variety, a diversidade dos integrantes foi uma premissa. Dos 395 nomes, 46% são mulheres, 39% de etnias ou raças sub-representadas e 53% não americanos, vindo de 49 países diferentes.

“A decisão para seleção de membros é baseada nas qualidades profissionais, com representatividade, inclusão e equidade seguindo como uma prioridade”, reforça a Academia em comunicado.

Outros convidados brasileiros

Além disso, 89 dos convidados já foram indicados a um Oscar, incluindo 25 vencedores. Wagner Moura foi incluído na lista por seu trabalho como ator, tendo o trabalho em “Wasp Network: Rede de Ilusões” e “Sergio” lembrado pela Academia. Fabiano Gullane, Paula Barreto e Andrea Barata Ribeiro entraram como produtores, enquanto Karen Akerman e João Atala como documentaristas. Entre os brasileiros, foram convidados ainda a maquiadora Anna Van Steen e a roteirista Carolina Markowicz.

Veja+: Boa forma de Wagner Moura chama atenção em foto

Outros brasileiros já foram convidados a fazer parte da Academia de Hollywood no passado, como os cineastas Kleber Mendonça Filho, Karim Ainouz e Cacá Diegues, o ator Rodrigo Santoro, a documentarista Heloísa Passos, o produtor Rodrigo Teixeira e a produtora Vania Catani.

Com as novidades, o número de integrantes que podem votar no Oscar deve chegar a cerca de 9.750, de acordo com o site Deadline — desde que todos os 395 convidados aceitem a solicitação.