Polêmica às 12:07

Ana Maria Braga alerta participante sobre atitude racista

ana maria braga
Reprodução/TV Globo

(Atualizada às 17h38)

A manhã desta sexta-feira, 20 de maio, já começou com polêmica na tela da Rede Globo. Durante o “Mais Você”, aconteceu o último jantar do reality “Jogo de Panelas”, com tema inspirado na África.

Todos os participantes foram vestidos de acordo com a cultura africana, mas Anderrupson decidiu pintar todo o seu corpo para fingir ser uma pessoa preta. Essa prática é conhecida como blackface e a comunidade negra a repreende, já que configura um ato racista.

Leia+: Ana Maria Braga briga com funcionários ao vivo: ‘Não preciso ficar chamando’

A apresentadora Ana Maria Braga interrompeu a exibição do quadro e convidou uma especialista para explicar o porquê a atitude e Ander estava errada, e o que é o Blackface por definição.

“A gente está tentando esclarecer aqui para que isso não ocorra nas festas, nos lugares em que você for. É um comportamento que não deve mais se repetir”, disse Ana.

Reprodução/TV Globo

Felipe, que também participa do quadro e é um homem negro, também decidiu dar sua visão: “O Anderrupson estava muito legal, mas mais uma vez ele traz a ingenuidade, né? Não precisa se pintar de negro. A gente não brinca de ser negro, a gente é de verdade. A gente tem toda uma história e isso é muito sofrido”.

“Foi um recurso muito utilizado pela aristocracia escravagista que fazia da técnica do blackface uma forma de estereotipar, de negar a humanidade das pessoas negras”, disse Roseane Borges, jornalista convidada por Ana Maria para explicar a situação.

“Esse esclarecimento é parte da essência do nosso programa, e é bom para todo mundo aprender. Dito isso, acho que tem um monte de gente que não percebe ainda. Mas tá na hora, né? Já está tão dito isso, prestar atenção no outro, respeitar o outro”, completou Ana.

REAÇÕES

Os internautas não curtiram a atitude de Anderrupson, e começaram a chamar atenção para questões raciais nas redes sociais:

PEDIDO DE DESCULPAS

Horas depois, Anderrupson veio às redes sociais para pedir desculpas, mas frisou que a própria Ana Maria Braga cometeu o mesmo erro no passado. Veja o depoimento do rapaz e logo abaixo a imagem da apresentadora do “Mais Você” de peruca black power em 2018.

Divulgação/Tv Globo

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!