Polêmica às 09:28

Bruna Marquezine é criticada por conselho de enfermagem após fantasia: ‘Inadmissível’

bruna-marquezine-de-enfermeira
Reprodução/@brunamarquezine

Eita! Apesar de ter arrancado elogios dos seguidores ao surgir customizada de enfermeira no Halloween, Bruna Marquezine recebeu uma série de críticas na web por conta da escolha da sua fantasia, usada na madrugada da última terça-feira, 2 de novembro. Em suas redes sociais, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren- SP), fez um pronunciamento sobre a atitude não só da atriz, mas também de muitas pessoas, de usar o uniforme de enfermeira como fantasia.

“A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião”, diz parte do comunicado.

Nos comentários da publicação do órgão, o público mostrou ter opiniões diferentes sobre a fantasia. No entanto, muitos profissionais da enfermagem apoiaram a posição.

VEJA TAMBÉM:
Bruna Marquezine surpreende ao aparecer sexy só de lingerie na web
Após Paris, Bruna Marquezine esbanja elegância no Rio de Janeiro
Bruna Marquezine posa com vestido transparente e esbanja corpão

“Quero ser respeitada como profissional, uma fantasia não me representa….valorização da enfermagem, já….”, escreveu uma internauta. Outra completou: “Então, ela é cheia do feminismo… Mas acaba utilizando uma fantasia de enfermeira… Mal sabe o quanto sofremos já com tanta sexualização da nossa profissão… Enfermeira não é atriz, não é faz de conta… Não fazemos ceninhas quando estamos prestando assistência, muito menos caras e bocas, dona Bruna Marquezine”.

Após a repercussão, Bruna apagou os registros da fantasia de seus stories, mas não chegou a se pronunciar sobre as críticas.

Leia o pronunciamento do Coren-SP:

“Fantasias de enfermeira desvalorizam o profissionalismo da enfermagem

A enfermagem é uma profissão que exige conhecimentos técnicos, anos de estudo e muito empenho e dedicação em seu cotidiano. Além disso, por ser uma categoria predominantemente feminina, com mais de 80% de mulheres, sofre os impactos das desigualdades de gênero, o que inclui episódios de violência e assédio. Por esses e muitos outros motivos, é inadmissível que a fantasia de enfermeira, utilizada em carnavais, festas de halloween e sátiras continue sendo tolerada pela sociedade, sobretudo por formadores de opinião.

O tema já foi alvo de intervenções do Coren-SP por diversas vezes, como no episódio em que as atrizes Giovanna Ewbank e Ingrid Guimarães humildemente se retrataram por terem se apropriado da imagem da profissão com conotação sexual. Deparamos-nos nas recentes celebrações de Halloween com a atriz Bruna Marquezine fantasiada do que a mídia chamou de “enfermeira sexy”. Também com postagem de influenciadoras como Cátia Damasceno, que fez uma enquete para que os seguidores escolhessem sobre a fantasia de mulher gata ou “enfermeira bem sexy; e Thais Massa que se fantasiou como tal.

Repudiamos veementemente essa conduta, pois ela incentiva a sexualização de uma categoria que há décadas luta por valorização e respeito. São trabalhadoras que enfrentam sucessivas jornadas de trabalho, em seus lares e no cotidiano profissional e que não merecem ou devem ser estereotipadas dessa forma.

O Coren-SP defende que todo o humor e diversão são válidos desde que não prejudiquem ou provoquem qualquer impacto negativo na vida do próximo. Por isso faz um apelo à sociedade e aos formadores de opinião: respeitem e valorizem as mulheres da enfermagem.”

BRUNA MARQUEZINE SE VESTE DE ENFERMEIRA SEXY

Bruna Marquezine não deixou o Halloween passar em branco. A atriz curtiu festas temáticas nos últimos dias. Nas redes sociais, ela chegou a compartilhar alguns dos momentos.

Em um dos agitos, ela apostou em uma fantasia de enfermeira. Usando um vestido curto, avental e uma bolsa da grife Prada, avaliada em mais de R$ 12 mil, a atriz sensualizou em um vídeo postado na web. Ela dançou ao som de funk.

No último fim de semana, Marquezine deixou os fãs sem fôlego, neste fim de semana, ao compartilhar vídeo em que apareceu sensualizando só de lingerie.

Na legenda, ela escreveu: “Photo booth” – termo em inglês para cabine de fotos.

Não demorou muito para os fãs encherem a postagem da atriz de elogios.

No último dia 25, Bruna Marquezine arrancou suspiros dos seguidores nas redes sociais ao compartilhar vídeos quentíssimos em que apareceu aparentemente nua na banheira.

Os perfis de fã-clube da estrela logo começaram a postar as imagens e os tietes encheram a bela de elogios. Arrasou!

PRINCIPAIS NOTÍCIAS:
Vote na enquete e diga quem você quer que seja o fazendeiro da semana e se livre da Roça?
A Fazenda 13: Veja como foi a formação da sétima roça
Marido de Gisele Bündchen finalmente pode atender um pedido da mulher
Ouça o que tocou no The Voice Brasil e conquistou os jurados
Mandy Moore acha a maternidade ‘desafiadora’
Eternos: Confira curiosidades sobre o novo filme da Marvel
Trilha sonora do documentário ‘The Beatles and India’ é lançada