Chico Buarque processa deputada bolsonarista por uso de música

Por - 20/02/22

Chico Buarque processa deputada bolsonarista por uso de música

Chico Buarque foi ao Judiciário para processar a deputada bolsonarista Ana Caroline Campagnolo (PSL), de Santa Catarina. Djavan, Gilberto Gil e as famílias de Augusto Boal (1931-2009) e Mario Lago (1901-2002) também fazem parte deste processo. De acordo com o advogado João Trancredo, ela teria usado músicas destes artistas em curso antifeminista.

“A mentira é a base de todas as ações daquilo que o bolsonarismo chama de guerra cultural. Dessa vez, mentiram para conseguirem a autorização de uso das obras, falsearam a história num conteúdo antifeminista e omitiram o interesse comercial. Nada disso foi autorizado. O judiciário precisa dar uma resposta dura”, disse João Tancredo ao jornalista Ancelmo Góis para O Globo.  

A ação pede a remoção imediata dos materiais e uma indenização de R$ 50 mil para cada um dos artistas. O caso está nas mãos da juíza da 27ª Vara Cível do Rio. Nesta história, Facebook e Google também estão sendo processados. 

CHICO BUARQUE GANHA AÇÃO ENVOLVENDO MEME DE ÁLBUM EM PUBLICIDADE

Chico Buarque entrou com uma ação na justiça envolvendo a Valor Tecnologia por uso indevido de imagem, sendo a foto em questão o meme do artista feliz e triste em uma capa de disco mais antiga.

De acordo com a coluna de Ancélmo Gois, do jornal OGlobo, em 2021, o cantor ganhou a ação, e receberá R$ 25 mil reais pelo uso indevido de sua imagem.

A decisão foi do 6º Juizado Especial Cível do Rio, condenando a Valor Tecnologia por uma postagem de março nas redes sociais que fazia referência ao feito de ter atendido mais clientes durante a pandemia com as feições triste e feliz do artista, que foi excluída logo após Chico Buarque entrar na justiça.

Lembrando que o juiz Fernando Rocha Lovisi, do Rio de Janeiro, ordenou que o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, precisaria remover o vídeo de Chico Buarque que publicou em suas redes sociais.

Tal postagem foi feita no dia 07 de setembro do ano passado, quando o político compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que fala que o Brasil precisa voltar para o centro.

“Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, disse ele.

Chico Buarque entrou com um pedido de indenização, já que não autorizou que sua imagem fosse usada no vídeo.

“Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, disse ele.

Veja+: Chico Buarque não divide o mesmo teto com a amada

“Registre-se que Chico Buarque, em sua longa trajetória profissional, jamais realizou ou participou de qualquer evento publicitário”, afirmou a defesa do cantor.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---