Polêmica às 15:27

Goleira do futebol feminino discute com atleta paralímpica em rede social

Fotomontagem de imagens de Bárbara e Andréa

Reprodução/Instagram

Treta olímpica! Bárbara, goleira titular da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, e Andréa Pontes, atleta paralímpica da canoagem, viraram assunto no Twitter nesta quarta-feira, 28 de julho. Isso porque elas protagonizara um desentendimento público em uma outra rede social.

Tudo começou quando Andréa, que não participará da edição dos Jogos Paralímpicos por corte na categoria que atua, fez críticas irônicas ao desempenho da goleira durante os jogos da seleção em um comentário.

“Galera, uma sugestão. Põe a Babi Arenhart – goleira do handebol – no lugar da Bárbara [do futebol] e tá tudo resolvido, Brasil campeão”, escreveu ela.

Veja +: Brasil roubado? Polêmica das Olimpíadas toma as emoções dos brasileiros

Com isso, lá veio Bárbara. Nada contente com a opinião dada pela atleta de canoagem, a futebolista respondeu: “Por que você não vem no meu lugar? Já, já começa a sua competição, será que você tem competência para chegar a menos a conhecer? Tem a competência de ir a quatro Paralimpíadas? Porque cada um com suas limitações, né. Vai treinando aí que, assim como eu treino pra c******, você vai precisar para tentar estar ao menos em uma Paralimpíada.”

Na sequência, Andréa retornou para retrucar: “Se você não sabe, já fui a 6ª melhor do mundo na minha categoria! Não lembro de você ter sido nem a 6ª melhor goleira do Brasil. Não estou na Olimpíada porque o programa olímpico cortou a categoria VL1 (que é a minha), então não fala bobagem sem saber!”, iniciou.

“Mas enfim, quer fazer um tiro 200m velocidade comigo? Você aguenta? ‘Cheinha’ como você está, o arrasto do caiaque vai ser grande. E antes que eu esqueça, vai treinar para não tomar outro frango e afundar o Brasil de novo!”, prosseguiu a atleta paralímpica, ironizando o peso da goleira.

Veja +: Atleta brasileiro do tênis detona adversário

Prints dos Stories da atleta Andréa Pontes
Discussão entre Bárbara e Andréa Pontes toma as redes sociais (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais uma vez, Bárbara respondeu a canoísta: “Pois dá uma olhadinha na Fifa que estive como melhor 4° [goleira]. E sobre apostar: vamos? Quando? E sobre sua modalidade… é tão boa que nem aqui está. Sinto muito por você, meus sentimentos. Treina outra categoria e tenta se encaixar, já que nem na sua você é capaz.”

Porém, não parou por aí, viu?! A discussão foi parar na ferramenta Stories, do Instagram, com Andréa expondo a troca de mensagens diretas, a famosa DM, que é particular, entre ela e a goleira.

“Você acha que eu vou repostar e te dar ibope?”, começou Bárbara, respondendo ao Story de Andréa, que exibia a treta nos comentários. “Vai procurar um esporte para competir e deixar a vida das pessoas, tá querendo buxo? O dedo é bem grande a a r*** humana também, cabe inteira dentro do seu **, sua idiota, e aí eu vou te mostrar o tamanho da gordura que ela tem”, escreveu a goleira, que continuou em outra mensagem:

Veja +: Rayssa Leal retorna ao brasil cheia de simpatia e orgulho por sua medalha de prata

“Posta isso aí, c*****. Acha que só porque é deficiente pode falar o que quer? Tome no seu **, que vai escutar o que eu quero falar também. Dá teu jeito aí e tenta pegar uma vaguinha aqui que em algum dia da vida você chegou ao 6º lugar em um esporte aí que ninguém nem sabe quem é você e o que você faz no mundo.”

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não se pronunciaram sobre o assunto até o momento.

REPERCUSSÃO

No Twitter, muitos internautas criticaram as posturas de ambas as atletas, pontuando a forma como conduziram a discussão, os termos usados, os atos de preconceito (capacistismo, gordofobia).