Martinho da Vila comenta plágio da música de Adele: ‘Guerra não é minha’

Por - 19/09/21 - Última Atualização: 18 setembro 2021

Martinho da Vila sorrindoDivulgação/Record TV

O programa “Domingo Espetacular”, da Record TV, entrevistou Martinho da Vila. O músico abre a casa e o baú de memórias para a equipe da atração.

O cantor conta na atração a origem do nome artístico. “Fui pra Vila Isabel a convite e fazia uns primeiros sambas enredo, assim, botando a cadência do partido alto nos sambas. O pessoal falando: ‘De quem é esse samba? É daquele cara, o Martinho, aquele lá da vila’. Foi ficando”, explica.

Ele também comenta a denúncia de plágio contra a cantora Adele em cima da música “Mulheres”, do compositor Toninho Geraes, muito conhecida na voz de Martinho da Vila: E ressalta: “Essa guerra não é minha, eu sou só o cantor”.

O artista ainda revela quais foram os empregos que ele teve antes de ser músico e conta as histórias por trás de grandes sucessos de sua carreira.

O “Domingo Espetacular” vai ao ar às 19h45. A apresentação é de Carolina Ferraz e Eduardo Ribeiro.

Martinho da Vila em sua casa
Divulgação/Record TV

ENTENDA A POLÊMICA COM ADELE

Adele é uma das maiores divas pop do mundo, tendo feito muito sucesso no início da década de 2010, sendo dona de diversos hits que estão na boca do público e entoam na mente até hoje.

Porém, curiosamente, a estrela está na justiça brasileira sob acusação de plágio, sendo processada por Toninho Geraes, compositor de Martinho da Vila.

Em entrevista para a revista Veja, o músico afirmou que a faixa “Million Years Ago”, presente no álbum “25”, é uma cópia da música “Mulheres”, uma das mais consagradas na voz de Martinho.

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada”, disse Geares na conversa.

A Veja ainda teve acesso à duas notificações extrajudiciais do processo, que foram enviadas em maio à Adele, Greg Kurstin (um dos compositores da canção e produtor da artista), à gravadora XL Recordings/Beggars Group e ao grupo Sony Music.

Veja+: Fãs defendem Juliette após acusação de plágio na capa de EP

Nos documentos, os advogados de Toninho Feraes garantem que, além da linha melódica, Adele e Greg “se apropriaram das primeiras notas de introdução”, as reproduzindo no início, refrão e final de Million Years Ago.

Entre trechos idênticos, substancialmente semelhantes e “imitativos”, as notificações contabilizam 88 compassos com indícios de cópia, somando três minutos e dois segundos, ou 87% da canção.

Dos envolvidos na acusação, apenas a Sony Brasil se pronunciou, declarando que o assunto está nas mãos da gravadora inglesa e da própria Adele.

“Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, disse o advogado Fredímio Biasotto Triotta.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Duda Reis critica a Record por ‘dar chances para homens com ficha criminal’
A Fazenda: Poder da chama vermelha mudará o rumo da formação da Roça
A Fazenda: baiana Sthefane Matos é a 21ª. participante do reality
A Fazenda: Nego do Borel já se considera cancelado

---

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.