Polêmica às 10:00

Sem beijinho, beijinho, Xuxa e Marlene Mattos se reencontram após 19 anos

Marlene Mattos e Xuxa Meneghel sentadas em uma plateia de teatro, ambas de roupa branca, sendo dirigidas para documentário
Foto: Blad Meneghel/ Divulgação

O reencontro veio, após 19 anos! A amizade não voltou, mas no sábado, 27 de novembro, Xuxa Meneghel e Marlene Mattos puderam conversar, pela primeira vez, desde que romperam – de maneira nada amistosa – a parceria profissional e pessoal. As duas, que formaram uma das parcerias mais bem sucedidas da história da TV brasileira, estiveram na Cidade das Artes, no Zona Oeste do Rio de Janeiro, para a primeira gravação da série biográfica sobre a vida da eterna Rainha dos Baixinhos, produzida pela Endemol e co-produzida pela Globoplay, sob direção de Pedro Bial e de Cassia Dian.

Apesar da mágoa e de todos os desabafos que já fez sobre o rompimento da parceria, Xuxa concordou com o reencontro, de imediato, quando lhe foi proposto. A loira destacou o óbvio: não seria possível contar a história dela sem Marlene. A diretora, por sua vez, também concordou.

A emoção tomou conta do momento, claro. As duas vestidas de branco, conversaram por cerca de duas horas. Xuxa e Marlene abriram o coração e falaram sobre tempos passados, mágoas e ressentimentos e sobre assuntos que estavam até então engasgados.

Xuxa, a exemplo do que já havia falado outras vezes em entrevistas, desta vez falou diretamente para Marlene Mattos sobre as dores e marcas que carrega da época de Rainha dos Baixinhos e pode também ouvir a versão e o ponto de vista de sua ex-diretora, comadre (Marlene é madrinha de batismo de Sasha) e braço direito.

Embora a conversa tenha provocado lágrimas em parte da equipe, as duas não choraram. Ao menos no “cara a cara”. Uma fonte de OFuxico contou que, logo que se distanciaram, as lágrimas rolaram.

Veja +: Xuxa Meneghel afirma que foi alvo de muitos golpes na carreira

DESCONFORTO NO ‘DOMINGÃO COM HUCK’

A estreia de Luciano Huck à frente do “Domingão”, no último mês de setembro, deu o que falar entre o público, que assistiu e pescou a cada detalhe da atração. Em determinado momento, o marido de Angélica conversava com Xuxa Meneghel e acabou citando Marlene Mattos, com quem Xuxa estaria travando uma disputa judicial, segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, acusando a apresentadora de calúnia.

“A sua presença aqui é muito simbólica porque quando eu cheguei na Globo há vinte anos, em 2000, a primeira pessoa que me acolheu de verdade foi você, Xuxa, com a Marlene [Mattos] ainda”, disse ela.

“Foi quem me abriu as portas, explicou onde guardava o casado, o guarda-chuva. Abrindo esse ciclo hoje, neste domingo, muito importante ter você aqui. E pro público é muito importante ter você aqui de volta no Domingão”, concluiu Luciano Huck.

Xuxa foi bastante cordial, apenas dizendo: “Boa sorte, o domingo é teu, sábado é teu, segunda é toda, quarta, quinta, sexta”.

Nas redes sociais, entretanto, os fãs enxergaram um desconforto no rosto de Xuxa após a menção de Marlene por parte de Luciano Huck, comentando sobre o assunto e criando diversos memes em cima disso.

“Ih, Hulk citou a Marlene na frente da Xuxa…”, “O Luciano Huck me cita a Marlene Mattos enquanto conversa com a Xuxa… mano!”, “Acho que o Luciano não gostou que a Xuxa falou do Mion e revidou falando da Marlene”, foram algumas das declarações dos fãs.

Veja +: Xuxa retorna ao grupo Globo e terá seriado sobre sua vida: ‘Sou cria deles!’

ENTREVISTA DE XUXA REVOLTA MARLENE

Segundo o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, Marlene Mattos foi à 42ª DP do Rio de Janeiro para registrar ocorrência contra Xuxa. A diretora estaria acusando a apresentadora de calúnia. No depoimento, ela usou como prova a entrevista concedida por Xuxa à revista Veja, em 27 de janeiro deste ano, em que a Rainha dos Baixinhos revelou ter sido “roubada, enganada, usada e manipulada”.

O caso só foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro no fim de março, quando passou a tramitar no 9º Juizado Especial Criminal.

Xuxa e Marlene Mattos foram parceiras de trabalho por quase 20 anos. A amizade começou em 1984 ainda na extinta TV Manchete, seguiu para a Rede Globo e elas se separaram em 2002. OFuxico entrou em contato com a assessoria de imprensa de Xuxa, que informou que não comenta notas jurídicas.

Em outra entrevista, concedida ao “Fantástico” em novembro do ano passado, Xuxa Meneghel admitiu abertamente que houve “abuso de poder”. A jornalista Renata Ceribelli perguntou se “Marlene foi um marco na sua vida” e Xuxa respondeu:

“Foi uma pessoa que mexeu muito com a minha cabeça. Não só com a minha, mas com a das Paquitas.  As histórias (de Xuxa e das paquitas) se misturam quando a gente conversa sobre isso e vê que ela usou muito abuso de poder em cima da gente. A gente se considera pessoas que deixaram que tudo isso acontecesse com a vida da gente. Não fomos forçadas a fazer absolutamente nada. Eu deixei ela tomar conta da minha vida. Ela fazia as coisas e eu aceitava. Aceitar ser conivente é uma coisa que eu não aceito (hoje) de jeito nenhum. Nem dela, nem de ninguém. Ninguém fala o que eu tenho que vestir, ninguém fala o que eu tenho que falar, ninguém fala o que eu tenho que fazer. A não ser que eu concorde. Você quer que eu vista? Tá bom, gostei, vou vestir. Tem uma coerência hoje no que tô falando, fazendo e aceitando. Antes não tinha. Eu falava amém e acabou. Acho que não era só comigo. Era com todo mundo que trabalhava comigo. Quando pergunto: por que vocês aceitavam? As pessoas dizem: Porque você aceitava”, disse.

O “Fantástico” ouviu Marlene, que disse que não mudaria a forma como agiu.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Adriane Galisteu e Alexandre Iódice celebram a primeira comunhão de Vittorio
Morre o arquiteto Ruy Ohtake
Repórter pede desculpas a Adele depois de ofendê-la em entrevista
Influencer fica presa na África do Sul por conta de variante do coronavirus