Taylor Swift continua batalha judicial após ser acusada de plágio por ‘Shake It Off’

Por - 09/08/22

Taylor Swift posando para fotoFoto: Reprodução/Instagram

Anos após o lançamento do hit “Shake It Off”, de Taylor Swift, a cantora ainda está em uma batalha judicial para provar a autoria da canção. Em 2017, três anos após o lançamento da música, a artista foi acusada de plagiar a dupla de compositores Sean Hall e Nathan Butler. Já nesta segunda-feira, 8 de agosto, a loira apresentou mais uma série de documentos com o objetivo de provar sua defesa.

Leia+: Sadie Sink sobre Taylor Swift: “Ela é um ser humano incrível”

A dupla afirma que Taylor teria copiado versos da faixa “Playas Gon’ Play”, lançada em 2001 e escrita para o 3LW. No entanto, após disputas no tribunal, a cantora afirmou, por meio de um documento, que nunca chegou a ouvir a música em questão. De acordo com a Billboard, Swift afirma: “As letras de Shake It Off foram escritas inteiramente por mim”. 

Vale ressaltar que a dupla acusou Taylor de plagiar os trechos “playas gon’ play” e “haters gonna hate” de “Playas Gon’ Play”. Enquanto isso, a letra de “Shake It Off” diz: “Cause the players gonna play, play, play, play, play and the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate”. Assim, a cantora e seu advogado, Peter Anderson, ainda argumentaram que qualquer semelhança vem da linguagem da época e da expressão comumente utilizada na língua inglesa, a qual Swift afirma ter escutado inúmeras vezes durante sua infância e adolescência. 

Leia+: Taylor Swift surpreende fãs com ‘Carolina’, trilha sonora de novo filme

“Lembro-me de ouvir frases sobre o jogo de jogadores e ódio declarados juntos por outras crianças enquanto frequentavam a escola em Wyomissing Hills e no ensino médio em Hendersonville. Essas frases eram parecidas com outros ditados comumente usados ​​como ‘não odeie o jogador, odeie o jogo’, ‘tome uma pílula gelada’ e ‘diga, não borrife’. Fiquei impressionada com as mensagens de que as pessoas que estão dispostas a fazer algo o farão, e a melhor maneira de superá-los é dar os ombros e continuar vivendo”, argumentou ela. 

“Ao escrever as letras, eu me baseei em parte, em experiências da minha vida e, em particular, no que o público sabe da minha vida pessoal, reportagens ‘clickbait’, manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que aprendi que só precisava sacudir, desligar e focar na minha música”, explicou a cantora. 

Confira as músicas:

MOMENTO DIFÍCIL

No entanto, a batalha judicial está longe de ser a única dificuldade que Taylor Swift teve que enfrentar no mundo da música. Recentemente, a cantora confessou que passou por um “momento muito difícil” durante sua inimizade pública com o magnata da música, Scooter Braun, seu ex-empresário e também de Justin Bieber. A estrela do pop se envolveu em uma disputa pública com Braun depois dele comprar sua antiga gravadora The Big Machine Records, e de quebra comprar todo o catálogo de músicas da cantora, impondo, segundo ela, restrições para que pudesse cantar seus sucessos ao vivo.

Durante entrevista recente, Taylor relembrou que toda a situação foi muito difícil de engolir:

“Foi um momento muito difícil para mim. Muitos dos meus momentos mais difíceis ou são muito tristes ou foram perdas, e agora é isso que minha vida parece”, sugeriu.

Posterior a esse drama, Taylor e Scooter chegaram a um acordo, mas a cantora contou que não foi fácil aceitar que não conseguiu comprar suas próprias músicas, em uma negociação que ela considerou fraudulenta.

Leia+: Taylor Swift ganha novo reconhecimento de universidade

Há algumas semanas, Braun deu uma nova versão do que realmente ocorreu entre ele e a artista, e afirmou que sempre esteve aberto para negociar com ela mesmo antes da compra da gravadora, porém Swift nunca quis sentar com ele para dialogar.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---