Whoopi Goldberg é suspensa de programa após fala sobre Holocausto

Por - 02/02/22

Whoopi Goldberg de camisa xadrezFoto: Reprodução/Instagram/@whoopigoldberg

Segundo o site TVLine, a atriz e apresentadora Whoopi Goldberg foi suspensa do programa de televisão “The View”, da emissora ABC, nos Estados Unidos. O motivo foi ela dizer que o genocídio nazista de seis milhões de judeus não foi “uma questão de raça”.

A apresentadora pediu desculpas após a forte reação à declaração, mas a presidente da ABC News, Kim Godwin, afirmou na última terça-feira, 1º de fevereiro, que isso não era suficiente.

“Com efeito imediato, suspendo Whoopi Goldberg por duas semanas por seus comentários equivocados e ofensivos”, afirmou Godwin em um comunicado publicado pelo canal. “Embora Whoopi tenha se desculpado, eu pedi a ela que tire um tempo para refletir e perceber o impacto de seus comentários.”

Veja+: Whoopi Goldberg já esteve a beira da morte

Whoopi afirmou em uma edição do “The View” que o Holocausto envolveu “dois grupos de pessoas brancas”, sendo assim, não teria envolvido questões raciais.

“No programa de hoje disse que o Holocausto ‘não é uma questão de raça e sim da desumanidade do homem com o homem’. Deveria ter dito que são os dois”, escreveu Goldberg na segunda-feira, 31 de janeiro. “O povo judeu de todo o mundo sempre contou com meu apoio e isso nunca vai mudar. Lamento o dano que causei”, acrescentou a atriz de 66 anos após ser duramente criticada pela sua declaração.

Goldberg, protagonista de obras que denunciaram o racismo contra os negros como “A Cor Púrpura”, deu a declaração durante uma conversa sobre a proibição da graphic novel “Maus” em uma escola do estado americano do Tennessee. A obra fala da vida no campo de concentração nazista de Auschwitz.

Veja+: Whoopi Goldberg pede para Disney construir Wakanda em homenagem a Chadwick Boseman

Na obra, o autor Art Spiegelman conta a história de seus pais, judeus poloneses, como sobreviventes do Holocausto, retratando o tempo deles como prisioneiros do mais famoso campo de concentração do nazismo. A narrativa é contada a partir de uma entrevista que o autor fez com os pais e mantém erros gramaticais de propósito, pois foi mantido a forma como eles falavam.

O livro é, até hoje, a única HQ a vencer o Prêmio Pulitzer, considerado o Oscar dos trabalhos literários. Nele, judeus são retratados como ratos, enquanto os nazistas são os gatos.

REPERCUSSÃO

O “Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos” escreveu em uma rede social, sem citar a atriz, que “o racismo foi fundamental para a ideologia nazista”. A entidade ainda reforçou que “os judeus não se definiam pela religião e sim pela raça. As crenças racistas nazistas alimentaram o genocídio e o assassinato em massa.”

Veja+: Whoopi Goldberg é criticada após piada com corpo de Mariah Carey

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Formada em Ciencias de la Comunicación (México), louca por gatos e fascinada com o mundo dos famosos. Feliz de ser parte do OFuxico desde 2000.