Amiga de David Byrne, quem é Margareth Menezes, a nova Ministra da Cultura?

Por - 13/12/22

margareth menezesFotos: Ricardo Stuckert/Divulgação/Instagram/Reprodução TV Globo

Quem já foi à Salvador, na Bahia, e pulou Carnaval na cidade, certamente já ouviu uma voz feminina bastante potente cantando: “Eu falei faraó; Ê, faraó”. Falamos da cantora e compositora Margareth Menezes, 60 anos, que nesta terça-feira, 13 de dezembro, aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Ministério da Cultura a partir de janeiro de 2023.

Leia+: Fátima Bernardes sobre manifestações bolsonaristas: ‘Muito grave’

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança, tendo a certeza de que será um grande desafio e uma enorme responsabilidade. Vamos trabalhar incansavelmente para reerguer a Cultura do nosso país”, disse a artista, um dos nomes mais influentes da música baiana.

Com pouco mais de 40 anos de carreira, Margareth foi indicada ao Grammy Awards e Grammy Latino e considerada pelo jornal Los Angeles Times a “Aretha Franklin brasileira”. Tornou-se ainda amiga pessoal de David Byrne, líder e vocalista da banda Talking Heads, sem contar os mais de dez álbuns gravados e mais de vinte turnês internacionais.

“Não custa lembrar que Margareth Menezes participou como convidada especial do astro David Byrne, da banda Talking Heads, em sua turnê mundial solo Rei Momo Tour, em 1989. Byrne a conheceu em Salvador, quando ficou impressionado com a força de sua voz. Ao lado de Byrne, Margareth se apresentou em um dos programas então com maior audiência nos EUA, ‘Saturday Night Live'”, escreveu o jornalista Miguel Arcanjo, em 2021.

Em 2004, a futura ministra da Cultura fundou a “Fábrica Cultura”, uma organização social sem fins lucrativos que atua com Cultura, Educação e Sustentabilidade em Salvador, na Bahia. No ano seguinte, estabeleceu o Movimento Afropop Brasileiro, que reúne exposições fotográficas e artísticas, manifestações, apresentação de bandas, grupos de cantores independentes. Além de sua própria organização, Margareth Menezes ainda participa de projetos e iniciativas filantrópicas e sociais.

A cantora também participou da campanha “Carnaval Sem Fome”. Um jingle gravado por ela, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Olodum e Luiz Caldas foi feito para promover a campanha organizada e promovida pelas Voluntárias Sociais em parceria com o comitê baiano da ONG Ação Cidadania Contra a Fome, Miséria e pela Vida. O objetivo era arrecadar alimento não perecíveis para seis mil famílias atingidas pela enchente do Rio São Francisco, em 2007.

Nos últimos dias, o que não faltou foram especulações de quem iria assumir a pasta, mas quatro fatores importantes pesaram a favor da cantora para que ela fosse ‘a escolhida’: ser mulher, ser negra e nordestina, ser da área artística e ter o apoio da socióloga e futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, mulher de Lula.

Todos os anos, Margareth leva seu trio-elétrico às ruas de Salvador. Além do sucesso “Faraó”, destacam-se “Dandalunda”, “Versos de Amor”, “Pelourinho”, “Ellegibo”, entre outras canções.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---