Política às 09:00

Marcelo Serrado, apoiador da ‘Lava Jato’, se arrepende e encontra com Lula

Lula de preto e Marcelo Serrado, de camisa cinza, sorrindo
Marcelo Serrado afirmou que mudou de ideia e passou a apoiar Lula – Foto: Reprodução/ Instagram @lulaoficial

Marcelo Serrado, ex-apoiador da “Operação Lava-Jato” e intérprete de Sergio Moro (União) no filme “Polícia Federal – A Lei é Para Todos”, sobre a força-tarefa, reforçou seu apoio a Lula (PT). O ator se reuniu com o candidato à presidente na segunda-feira, 15 de agosto, declarou seu apoio e tirou fotos para serem usadas nas redes sociais do político.

O artista destacou que o apoio se deu porque Lula confronta “um lado muito obscuro”, referindo-se ao principal oponente, Jair Bolsonaro (PL).

Leia +: Bruno Gagliasso reforça seu apoio à Lula durante premiação

“A gente nunca foi tão massificado como artista. Nunca foi tão execrado, nós, nossa classe. Ninguém fica rico com Lei Rouanet, não existe isso. São falácias que eles inventaram contra as pessoas que trabalham com isso, que vivem disso”, disse Serrado à Folha de S. Paulo.

MUDANÇA DE PENSAMENTO

O fato de ter apoiado a “Operação Lava Jato”, segundo Marcelo Serrado, é algo que ele se arrepende e não tem medo de assumir.

“Eu me considero um cidadão que mudou de ideia. “Se alguma pessoa com meu pensamento tenha mudado de ideia, eu fico feliz de ter sido agente nisso tudo”, disse.

O artista carioca de 55 anos exaltou o encontro com o candidato à presidência: “Lula está apaixonado, está feliz. Vai abraçar o Brasil inteiro. Acho que é muito importante nesse momento todo mundo se juntar”.

Leia +: Artistas fazem coro em favor de Lula durante evento de cinema

Em suas redes sociais, Lula fez questão de mostrar o momento: “Hoje eu me encontrei com o ator Marcelo Serrado. Grande profissional com personagens memoráveis no cinema e na televisão. Vamos juntos pelo futuro do Brasil”, escreveu.

ENTENDA A OPERAÇÃO LAVA JATO

Deflagrada em 2014 pela Justiça Federal, a Operação Lava Jato investigou um grande esquema de lavagem e desvio de dinheiro no país. As investigações que deram origem a essa operação começaram em 2009 com a apuração de um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o ex-deputado federal José Janene (Londrina-PR), Alberto Youssef e Carlos Habib Chater (empresários apontados como doleiros responsáveis pela lavagem de milhões de reais) e expandiram-se conforme o extenso esquema de lavagem e desvio de recursos públicos foi sendo descoberto.

Nas primeiras fases da apuração, uma rede de doleiros (pessoas responsáveis pela movimentação de recursos públicos desviados), que atuava em várias regiões do Brasil por meio de empresas de fachada, contas em paraísos fiscais e contratos de importação fictícios, foi identificada.

Leia +: Martinho da Vila critica Bolsonaro e reforça apoio à Lula

Logo em seu início, a Lava Jato prendeu empresários, executivos e políticos ligados ao esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. As detenções tiveram forte apoio popular, em razão do sentimento de que, pela primeira vez, poderosos iam para a cadeia no Brasil. No entanto, a operação foi alvo de críticas desde o início, sobretudo no uso de prisões preventivas – realizadas, na letra da lei, para impedir fugas ou destruição de provas.  A medida foi tida como um meio de se forçar delações premiadas – em que o investigado fala o que sabe sobre o esquema em troca de redução em sua pena.

A operação foi alvo de críticas também por punir as empresas como um todo, e não os empresários e executivos, de modo a preservar empregos e o conhecimento adquirido pelas companhias. 

O IMPEACHMENT DE DILMA

Entre o final de 2015 e início de 2016 a operação teve o seu auge e, em um momento de forte crise econômica e instabilidade política no país, não haveria como não ter influência nas disputas entre a situação (o PT) e a oposição. Com a prisão do então senador Delcídio do Amaral (PTB), em 2015, a classe política se viu desprotegida perante o governo. Áudios do ex-senador Romero Jucá (MDB) – sobre toda a classe política estar exposta – comprovariam isso. 

Outro fator apontado como decisivo para a saída da petista foi a divulgação de áudios da conversa entre Lula e Dilma em março de 2016, nos quais comentavam a condução coercitiva do de Lula em 4 de março e o envio do termo de posse como ministro da Casa Civil ao ex-presidente, para usar “em caso de necessidade”. Os áudios, divulgados parcialmente, e não em sua íntegra, serviram para acirrar a oposição a Dilma e a defesa pelo impeachment. Mais tarde, tanto o grampo quanto o vazamento foram considerados ilegais. A irregularidade da interceptação fora do horário determinado seria reconhecida pelo próprio Moro.

Em dezembro, o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitou o pedido de impeachment da presidente. Ele mesmo seria, depois, preso pela Lava Jato.  

LAVA-JATO E LULA

Em julho de 2017, o ex-presidente Lula foi condenado pelo “caso do triplex” na 1ª Vara de Curitiba. Em janeiro do ano seguinte, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), que abrange os estados do Sul, confirmaria a condenação, estendendo ainda o tempo de detenção. Lula foi preso em 7 de abril de 2018 e passou 580 dias na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. O presidente sofreria ainda condenação pelo caso do sítio de Atibaia.  

Leia +: Anitta mergulha na defesa de Lula e repercute internacionalmente

Em junho de 2019, quando Moro ocupava a cadeira de ministro da Justiça do governo Bolsonaro, tem início a Vaza Jato, uma série de reportagens do site “The Intercept”, em parceria com outros veículos da imprensa feita a partir do vazamento de conversas de Moro com os procuradores do Ministério Público Federal de Curitiba.

A divulgação foi fatal para a credibilidade da operação, embora, em alguns casos, tenha corroborado críticas que eram feitas desde 2015. Em 2021, novas conversas vieram à tona, vazadas pelo hacker Walter Degatti Netto. Este último vazamento levou à Operação Spoofing, da Polícia Federal, que visa investigar a ação de Netto e uma rede de hackers. 

LULA LIVRE

Em novembro de 2019, o ex-presidente Lula foi solto após o STF decidir que uma pessoa só poderia ser presa após ser condenada pelas quatro instâncias, conforme a Constituição. O STF havia mudado a jurisprudência a respeito do tema em 2016, permitindo a prisão em segunda instância. A decisão foi contestada e um novo julgamento foi adiado até 2019. Neste ano, as decisões do STF acabaram por devolver os direitos do ex-presidente, com a anulação dos processos.  

E O MORO…

Sergio Moro deixou o governo em abril de 2020, após desentendimentos com o presidente Bolsonaro acerca da Polícia Federal. O ex-ministro e o presidente divergiam em relação às nomeações e Moro apontou tentativa de interferência em investigações. Fora do ministério, o ex-juiz começou a trabalhar para a iniciativa privada fora do Brasil.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Notícias Relacionadas