Premiações às 09:50

Rubén Blades é o grande homenageado no 22º Grammy Latino

Rubén Blades homenageado no Grammy Latino

Foto: Reprodução/ Instagram @latingrammys

Embora a premiação do Grammy Latino 2021 tenha acontecido na quinta-feira, 18 de novembro, um dia antes o artista panamenho Rubén Blades recebeu uma homenagem especial. A carreira do músico de 73 anos foi celebrada em Las Vegas com um evento que comemorou o título de Personalidade do Ano. As estrelas da música latina reverenciaram o panamenho, cujo estilo musical classificado como “salsa intelectual”. Blades é considerado divisor de águas do gênero, pelo qual ele é conhecido mundialmente.

“Estou aqui, acima de tudo, para agradecer. Eu não estaria aqui se não fosse por muitas pessoas que me ajudaram a estar aqui”, disse Blades.

Carlos Vives, Andrés Calamaro, Oscar D’León e Marc Anthony, entre outras estrelas da música hispânica, cantaram alguns sucessos de Blades.

“Rubén Blades se destaca como um Beatle da salsa”, disse o argentino Andrés Calamaro. “É um cronista-poeta da realidade”, completou o cantor e compositor, emocionado por participar na homenagem e cantar “Paula C”.

“Concretamente, o álbum ‘Siembra’ é o ‘Sgt. Pepper’s (dos Beatles) da salsa”, disse.

“Obrigado por estarem aqui esta noite! Cuidem-se. Desejo muita saúde e, sobretudo, espero que nunca se deixem vencer pela indiferença. O futuro do mundo inteiro dependerá disso”, afirmou Blades.

A festa da música em espanhol e português retornou ao formato presencial após a crise provocada pela pandemia da Covid-19 e na noite de quarta-feira, 18, o cantor se apresentou na cerimônia do 22º Grammy Latino ao lado de Roberto Delgado & Orquestra, com quem iniciará a breve turnê “Salswing!” nos Estados Unidos, em 20 de novembro.

“Um dos nossos companheiros morreu de Covid (o percussionista Carlos Pérez Bidó) e a banda precisava se encontrar, dar um abraço”, afirmou Rubén.

Com mais de cinco décadas de carreira, Blades falou com a AFP sobre os projetos para o próximo ano, incluindo um livro autobiográfico, outro de poesia, sua participação na série de televisão “Fear the Walking Dead” e a produção de dois novos álbuns.

“Esperamos ter saúde para continuar trabalhando”, disse.

Veja +: Marília Mendonça recebe homenagem póstuma no Grammy Latino

QUEM É RUBÉN BLADES

Além de músico, Rubén Blades é ator, advogado, formado em Direito e Ciências Políticas na Universidade do Panamá, completando os estudos em Harvard e é conhecido pelas críticas aos regimes ditatoriais da América Latina. Sua carreira artística começou nos Estados Unidos e foi potencializada com “El Cantante”, seu primeiro grande sucesso como compositor.

O artista é considerado um dos intérpretes mais emblemáticos da salsa em Nova York na década de 70. Na época, ele se juntou ao grupo Fania All-Stars, considerado uma vitrine para a Fania Records, grande gravadora de salsa e responsável por alguns dos artistas mais famosos do gênero no período.

Com mais de 30 discos ao longo da carreira, Rubén Blades tem um trabalho considerado divisor de águas para a salsa: Siembra (1978). Realizado em conjunto com Willie Cólon, ele é um clássico do estilo musical, além de ser o disco mais vendido da famosa gravadora Fania.

Nos anos 80, Rubén Blades se juntou ao grupo Seis de Solar, além de lançar discos da carreira solo.

Veja +: Rubén Blades fez parceria emocionante com ex-Menudo

VEIA POLÍTICA

Em 1994, Rubén Blades ele participou das eleições presidenciais do Panamá, nas quais alcançou o terceiro lugar.

Em diálogo com a carreira política e artística, Blades tornou-se um grande crítico do imperialismo norte-americano, além de fazer músicas sobre a realidade latino-americana. Pela enorme contribuição para a cultura, o astro recebeu, ao longo da carreira, oito prêmios do Grammy Latino e nove do Grammy.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS

Ministério Público suspende show de Gusttavo Lima no Espírito Santo
Vera Fischer aparece sua e eleva a temperatura
Polícia Federal pede a prisão do padre Robson, acusado de desvio de verbas
José de Abreu lança biografa cercado de famosos
A Fazenda 13: Valentina Francavilla é a nona eliminada