Rainha Elizabeth II decidiu como seria seu carro funerário

Por - 14/09/22 às 17:32

Retrato Rainha Elizabeth IIGrosby Group

Enquanto o caixão da rainha Elizabeth II, que morreu no dia 8 de setembro, aos 96 anos, passa pelas ruas de Londres e é admirado por milhões de pessoas ao redor do mundo, um pequeno detalhe do carro funerário chamou a atenção. O veículo que leva o caixão da monarca, foi projetado para ser iluminado por dentro, com objetivo de mostrar o caixão claramente. No entanto, o que muitos não sabem, é que isso foi, na verdade, ideia da rainha.

Leia+: Funeral da Rainha Elizabeth II tem fila quilométrica de visitantes

Elizabeth especificou que o carro funerário Jaguar XJ, que foi personalizado para a ocasião, fosse usado anos antes de sua morte ao planejar eventos em torno do acontecimento. Assim, construído pela Wilcox Limousines no Reino Unido, o carro fúnebre tem acabamento em Royal Claret, a cor oficial dos veículos State e Royal

Leia+: Príncipe William, Kate Middelton, Príncipe Harry e Meghan Markle se emocionam em funeral da Rainha Elizabeth II

O veículo preto ainda apresenta um teto alto e pilares finos, permitindo que as pessoas tenham a melhor visão do caixão à medida que Sua Majestade percorre as ruas de Londres. Além disso, há também uma clarabóia no compartimento do caixão, que é bem iluminada para fornecer plena visão durante a noite.

Leia+: Príncipe William herda propriedade de R$ 6 bilhões

Ao ter a ideia para o veículo, o desejo da rainha era que as pessoas a vissem na morte como a viam em vida, e achava importante que, se o carro que levaria seu caixão fosse transportado no escuro ou em uma noite de inverno, o povo pudesse ver seu interior claramente.

Leia+: Corpo de Elizabeth II vai parando em cidades da Escócia até Edimburgo

Vale ressaltar, também, que este veículo é diferente do que as pessoas viram quando a rainha estava na Escócia. Lá, seu caixão foi carregado por uma limusine Mercedes-Benz, fornecida pelo diretor funerário local, William Purvee. e, apesar de ser originalmente prateado, foi reformado para a cor preta, acomodando os protocolos reais.

CAIXÃO DE CHUMBO

De acordo com o jornal The Times, o caixão que guarda o corpo da rainha Elizabeth II, morta no último dia 8 de setembro, foi fabricado há mais de 30 anos, feito de carvalho inglês e forrado de chumbo. O material é uma prática que acompanha os membros da família real há séculos e pode pesar até 250 quilos. Mas por que revestir o caixão com esse material?

O chumbo permite um fechamento hermético, fazendo com que a passagem de ar para dentro do local seja completamente bloqueada. Isso impede o movimento de partículas que podem acelerar da degradação do corpo por até um ano. O caixão será colocado em uma câmara e não enterrado.

Sabe-se ainda que nos registros da Abadia de Westminster constam que Elizabeth I (1533-1603) e Charles II (1630-1685) foram enterrados em moldes revestidos pelo metal, assim como o nobre Sir Francis Drake (1540-1596), famoso navegante e vice-almirante do Reino da Inglaterra, e o reverenciado compositor George Frederic Handel (1685-1759).

Ainda de acordo com a publicação, o público não poderá ver o rosto da rainha, uma vez que o caixão ficará fechado e coberto com a bandeira e insígnias reais. Um exemplo disto é a coroa real.

As alças de latão foram desenhadas exclusivamente para caixões reais, assim como a tampa, que leva as insígnias da monarquia britânica. “Não é algo que pode ser feito em um dia”, disse Leverton ao The Times.

Siga OFuxico no Google News e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

---

Tags:

Jornalista desde 2000, iniciou a carreira como redatora do site OFuxico em 2002. Anos mais tarde, trabalhou como editora no site Famosidades (MSN), tendo passagem ainda como repórter na Quem, jornal Agora S. Paulo (Folha de S. Paulo), R7 e retornou em 2015 como editora do site OFuxico.


×