A Fazenda x BBB: Quais as diferenças entre os realities?

Por - 14/11/21

A Fazenda x BBB: Quais as diferenças entre os realities?Foto: Reprodução/PlayPlus e Globoplay

Entre os muitos realities que entram no ar na televisão brasileira, “A Fazenda” e “Big Brother Brasil” são os preferidos do público quando o assunto é repercussão e audiência. Apesar disso, as semelhanças entre eles não vão muito além. Das festas às dinâmicas, o que poderiam ser programas quase iguais se tornaram atrações tão diferentes que fica até difícil encontrar algo parecido.

Este texto poderia ir ao ar no começo de janeiro, algumas semanas depois do fim de “A Fazenda 13” e antes do início do “BBB22”. Porém, Rico Melquiades mudou os planos. Em conversa com algumas colegas de jogo dentro do programa da Record TV, ele exaltou o reality da concorrência, principalmente pelo tédio que domina os peões.

Leia+: Rico Melquiades envolve a Record em briga com Dayane sobre racismo e preconceito

Rico reclamou que eles passam a semana inteira sem fazer praticamente nada além de cuidar dos animais. De fato, além do Jogo da Discórdia, da dinâmica do Faro e da votação no programa ao vivo, é difícil que todos apareçam numa mesma dinâmica.

Na conversa, o alagoano chegou a lamentar o fato de que tinha poucas chances de alçar voo para o reality global. “Ninguém que sai daqui vai para lá, mas quem sai de lá vem pra cá”, disse, entristecido.

Leia+: Mc Gui pensa em desistir de A Fazenda: ‘Quase tocando o sino’

De modo geral, a crítica de Rico faz muito sentido e se reflete no jogo como um todo. A Fazenda 13 não tem dado motivos para o reality mudar de rumo ou causado grandes reviravoltas na trama inicial. Se a produção não incentiva, o elenco caminha para uma atitude blasé, como aconteceu na formação da última roça.

“Estamos aqui para votar e sermos votados. O jogo está dado. Já esperava, então nem tenho muito o que falar”, afirmou Sthe quando começou a receber votos dos peões.

Leia+: Briga de Rico e Dayane em festa pode ir parar na justiça

De uma dinâmica em que se espera brigas, comentários ácidos e possíveis memes, sobrou para Rico Melquiades colocar alguma pimenta no marasmo da noite e provocar um desentendimento com Dayane Mello. Sem juízo de valor, parece que só ele entendeu o que o público quer realmente ver em frente às câmeras: fogo no feno.

Tati Quebra Barraco e Erasmo, que também pareciam entender muito do assunto, já foram embora. Sobraram Solange Gomes e Dayane Mello: de resto, todo mundo atingiu um nirvana de indiferença durante as horas de ócio dentro da sede da fazenda.

Para além das horas de tédio, o que definitivamente não acontece no BBB, os realities tem outras diferenças significativas. Desde o espaço até a formação das berlindas e a questão técnica que os rodeia. Listamos abaixo alguns desses fatores.

Leia+: Gui critica Rico após briga com Dayane: ‘Ele não faz isso comigo’

Espaço

O espaço de “A Fazenda” é definitivamente maior que o do “BBB”. A atração de Adriane Galisteu possui uma estrutura mais ampla, com espaços abertos e outros que permitem que a fofocaiada se espalhe, por serem intimistas e incentivarem conversas de pé de orelha.

O BBB, por sua vez, transformou sua academia num centro de fofocas, depois de perceber que brothers e sisters corriam para lá quando queriam compartilhar segredos.

Além disso, a casa tem a área da piscina, o quarto do líder (se você for convidado pelo rei da semana), sofás espalhados pelo jardim e um ofurô, menos usado para sua real função e mais para fofocar mesmo.

Leia+: Erasmo Viana revela que quase entrou para ao BBB

A atração da Record já conta com a baia, a área da piscina (também presente no templo do Projac), a casa na árvore e, claro, o quarto que se tornou um espaço adorável para fofocas, ainda que menos intimista.

Festas

As festas são uma das grandes diferenças entre os dois realities. A começar pela quantidade: são duas por semana. No BBB, o líder da semana tem a opção de escolher o tema de uma delas e recebe homenagens por ocupar o posto especial. Ele ainda garante direito de escolher parte da playlist, figurino e decoração. Literalmente, uma festa para chamar de sua. O fazendeiro não tem dessas regalias.

Reprodução Globoplay

Leia+: Bil Araújo compara Rico a Karol Conká

Aos sábados, o BBB tem a festa da semana, que normalmente conta com shows de famosos, um cardápio mais variado e a própria produção mais pomposa. O tempo de duração também é bastante diferente: no BBB a festa só acaba quando termina. A música normalmente para por volta das 6 da manhã, quando o sol já está raiando e os participantes já deixaram figurino e toda a dignidade para trás. Aliás, tudo isso é regado a muitos bons drinks, especulações e, muitas vezes, grandes viradas no jogo. Isso, porque no dia seguinte às festas do BBB tem Prova do Líder e Formação do Paredão. Não é incomum que especulações e combinação de votos ocorram nos eventos.

Por sua vez, “A Fazenda” tem uma festa mais tímida, num espaço limitado e com poucas chances de os peões embalarem grandes viradas no jogo. Tanto que o serviço de streaming que transmite o evento raramente abaixa a música para dar lugar às conversas paralelas dos participantes.

Leia+: Gil do Vigor já faturou mais de R$ 15 milhões após o BBB

Os bons drinks que aparecem no Big Brother também não ocorrem na Record TV. Em algumas festas, os confinados chegaram a esconder bebida dos colegas para não passarem aperto durante a madrugada.

Madrugada essa que não tem muito tempo de duração. A sirene para que todos voltem à sede toca, impreterivelmente, às duas da manhã. Sem chance de renovação ou cooler extra. Contudo, a direção tem um motivo claro: logo pela manhã eles precisam começar a tratar dos bichos, tarefa essa que não ocorre no outro programa.

A Fazenda 13: Peões reclamam da falta de bebida em festa
A Fazenda 13: Peões reclamam da falta de bebida em festa. Foto: Reprodução/PlayPlus

Leia+: Juliette responde sobre prêmio de R$1,5 milhão do BBB

Para esticar a diversão dos peões damos uma dica: deixar que todos durmam um pouquinho mais e fazer uma avaliação semanal com os bichos. Será que eles estão sendo bem tratados? Um bom resultado dado pelos especialistas poderia garantir regalias para participante x ou y. Nada demais, talvez uma cesta de café da manhã especial ou mesmo um vídeo da família para o melhor avaliado.

Tarefas

Por falar nas obrigações, essa talvez seja uma grande vantagem de “A Fazenda” sobre o “Big Brother Brasil”. Apesar de a rotina mais agitada no programa da Globo, os peões precisam literalmente cuidar do espaço onde vivem: desde tirar o lixo até cuidar da horta e dos bichos.

O fazendeiro da semana é quem precisa ser perspicaz o suficiente para tirar proveito dos acordos que faz para distribuir as tarefas. Fazer a vaca com chifres e tirar o lixo são tarefas delegadas aos piores inimigos e podem causar revolta no elenco. É um momento de entretenimento para a família brasileira.

Jogo da Discórdia

Solange Gomes dá dedo durante briga
Foto: Reprodução/ Playplus

Essa é uma dinâmica dos dois programas, mas com objetivos claramente diferentes. No programa dirigido por Boninho, a atração rola ao vivo, sem cortes ou chances de esconder algo. A polêmica e as brigas são menores e mais rápidas, pelo tempo da atração no ar. As brigas, fofocas e o disse-que-me-disse sobram para depois.

No reality de Adriane Galisteu o buraco é mais embaixo. A dinâmica é gravada e só aparece editada, no ao vivo. Isso porque os peões gastam saliva ali mesmo, durante a lavação de roupa suja. Inclusive, ali aconteceram grandes brigas desta temporada, como entre Erasmo Viana e Solange Gomes.

Paredão × Roça

As berlindas entre os dois realities também são diferentes em vários aspectos. Contudo, o “BBB” ganha um ponto na clareza com o público, enquanto “A Fazenda” gera dúvidas nos telespectadores e até entre os confinados, como quando Mileide Mihaile duvidou se os lampiões eram realmente lacrados antes da prova.

A dinâmica do Big Brother começa na quinta-feira, quando acontece a Prova do Líder. Já nesse dia o apresentador, até então Tiago Leifert, “combina” com o público o que acontecerá até a saída do próximo participante: quais as dinâmicas para formação da berlinda, o que esperar na hora da votação, se será aberta ou não, como cada indicado vai para a votação popular, se o paredão é falso ou não etc.

Leia+: Artur Picoli implora por fim de ataques na internet: ‘Pela minha família’

A Fazenda, no entanto, traz uma certa confusão na hora de montar suas dinâmicas. Primeiro, eles elegem o Fazendeiro da semana, quem terá imunidade e o poder de indicar alguém para a berlinda. Só depois disso, fazem a Prova do Lampião, que dá dois poderes ao vencedor. Esses poderes são revelados ao público em dois momentos: primeiro logo depois da prova e o segundo só na hora da formação da berlinda. Eles são usados de acordo com a dinâmica do jogo.

Ademais do fazendeiro e da votação da casa, outras duas indicações são feitas: o mais votado da casa ‘puxa’ um dos peões da baia para a roça. Por fim, a quarta cadeira é ocupada pela pessoa com alianças mais fracas no jogo. Isso, porque no Resta Um, cada peão deve salvar outro colega de jogo. Quem sobrar, vai para a berlinda. Desses quatro, um deles se salva na Prova do Fazendeiro, que acontece um dia depois da formação da roça. Por fim, o eliminado deixa a casa na quinta-feira e no domingo seguinte começa todo o esquema de novo.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS
Andressa Urach começa faculdade
Brunna Gonçalves fica enciumada com beijo de Ludmilla e Thaila Ayala
A Fazenda 13: Rico nega medo de processo de Dayane e envolve Record no assunto

---

Tags: ,